abandonou a carreira de musico, entao??

Abandonar a carreira de músico, nunca! Abandonei o serviço à Babilônia... alforriado por Cristo!!

Pergunta que a gente responde

O mapa do Tesouro!


O Reino de Deus é semelhante a um homem que encontrou um campo com um tesouro enterrado, daí, ele vai, vende tudo o que tem e adquire o tal campo.

O tesouro tá lá, enterrado e escondido, mas tá lá!

Só pagando pra ver, meus queridos... quem não fizer o investimento de fé, não verá a Glória!

Acredite, trabalhe, insista, fé é a certeza das coisas invisíveis...

rafa,
na Casa Firme
(que só se vê pela fé)

São tempos de Guerra, não de Paz!


E curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz”. Jeremias 6:14

Jesus deu uma paz aos homens, mas não é a mesma paz que o mundo pode dar (João 14:27).

A paz do Senhor é algo que vai além da razão humana, das circunstâncias, dos revezes ou das sortes de alguém. A paz celestial, aquela que vem do Alto, está é a paz de Jesus!

Os homens, com suas instituições, proclamam um tipo de paz que se promove em acordos e negócios, onde as partes se sentem satisfeitas cada uma com sua vantagem. Nesses negócios, sempre se perde e se ganha algo, é a marca da paz deste mundo, onde acordamos o que fica bom pra maioria.

Não importa se é justo, se é honesto, se é moral, importa que se ganhe alguma vantagem. Por isso, não é necessário que haja sinceridade, compromisso com a Verdade, pelo contrário, a Mentira é uma instituição importantíssima para que a paz mundana seja estabelecida, pois o segredo é a alma de qualquer negócio, dizem.

Jeremias está dizendo que falsos profetas proclamam uma paz nociva para a saúde do povo de Deus. Ora, quem poderia pensar que Deus utilizaria um placebo para tratar seu povo? Deus não é um menino, Ele está comprometido com a cura de seu povo, pois os ama e sabe que somente a Verdade, por mais dura que seja, pode curá-los do engano.

Jesus disse que mercenários, ao contrário do Bom Pastor, só pensam em lucro e por isso não avisam quando o Lobo vem, deixando-os serem devorados pelo engano da falsidade religiosa.

Veja o profeta Ezequiel, tratando do mesmo assunto, quando disse: “Porquanto, sim, porquanto andam enganando o meu povo, dizendo: Paz, não havendo paz; e quando um edifica uma parede, eis que outros a cobrem com argamassa não temperada”. Ezequiel 13:10

Entendamos de uma vez por todas que não estamos vivendo um tempo de paz, mas de guerra, de alerta, de vigilância, pois quando proclamamos uma falsa paz, estamos deixando a obra na vida de nossos irmãos incompleta, mal acabada, vulnerável diante de infiltrações malignas.

Não é amigo o que tá dá um tapinha nas costas e diz: Paz! As vezes, o melhor amigo é aquele que toma um instrumento cirúrgico nas mãos, perfura sua garganta e te traz a respirar novamente.

Corta, dói, machuca, mas é para que você viva e respire novamente!

Acorde, igreja, não são dias de paz,

rafa,

na Casa Firme

Estou com algumas dúvidas, acredito que possa me ajudar em algum desses pontos. Depois de frequentar a Igreja,desde a infancia(hoje tenho quase 20). A mais ou menos um ano, comecei á levantar alguns questionamentos, à cerca da Igreja, foco, chamado(cont)

Pergunta completa:

Estou com algumas dúvidas, acredito que possa me ajudar em algum desses pontos. Depois de frequentar a Igreja, desde a infância (hoje tenho quase 20), há mais ou menos um ano, comecei a levantar alguns questionamentos, acerca da Igreja, foco, chamado. Percebi (Acho eu), que algumas coisas, envolvendo Doutrinas, Ensinos etc, não passam de mera tradição, e às vezes até manipulação, indução e autoritarismo, e percebo também, que algumas coisas se contradizem com as Escrituras, ai me vem duas dúvidas: como pode pessoas que estiveram anos no Evangelho estarem em erros tão evidentes? / Será que estou fechando meus olhos para tudo que me ensinaram sobre evangelho a vida inteira? Ou estou realmente abrindo meus olhos?
Tenho muito medo disso tudo... pois só quero seguir a Cristo, fazer sua obra com o que ele tem me dado, levar vidas à salvação e viver o Evangelho genuíno (coisa que não é nada fácil). Não viver algumas coisas que para mim parece muito mais um clichê religioso, do que a vida com Deus.

Resposta:

Cara, de um tempo pra cá, parece que você passou a pensar diferente. Lembro-me que aos 14 anos de idade, saí da casa de meus pais pra estudar numa outra cidade. De lá, via as coisas da minha família de um jeito diferente, comecei a ver erros da minha mãe, do meu padrasto, enfim, adquiri uma nova perspectiva sobre a vida, porque estava observando de um novo ângulo.
Percebi que quando eu era criança, via minha família como algo sagrado e imaculado, mas quando passei a refletir, vi coisas de gente normal, erros e acertos.

Passei pela mesma coisa com relação a igreja, assim como você está passando, ou seja, essa crise é natural.
Nada mudou ao seu redor, somente você!

Costumo dizer que comemos do fruto do da árvore entendimento do bem e do mau, mas, ao contrário do Éden, que era o Jardim da Inocência, a igreja, pra muitos, é o jardim da ignorância.

Não somos donos da verdade, nem eu, nem você, nem os irmãos, pastores e líderes, ninguém é. A Verdade é Jesus e Ela nunca está mascarada, ou envolta em costumes tradicionais, liturgias e manias. Jesus é a pessoa que está dentro de nós, através do Espírito que nos enviou, revelando, mostrando, abrindo portas na mente, nos fazendo vislumbrar novas possibilidades e oportunidades de viver nossos chamados de um jeito que é só nosso.

A igreja tradicionalmente uniformiza, por causa da religiosidade, mas o Espírito Santo, quer usar pessoas que pensam diferente, que buscam a Verdade, doa a quem doer.

Poucos entendem a verdade, pois ela dói, mas também não sabem que ela dói mais em quem a conhece e sente-se solitário, desmembrado da família e sem chão para pisar.

Saiba, contudo, que você não está sozinho nessa, existem outros passando pela mesma coisa ao redor do mundo. O Evangelho não se resume ao mundinho cercado pelas quatro paredes das igrejas, mas estende-se por todas as sociedades, até as mais distantes.

Busque isso de todo coração, não tenha medo de pensar diferente e que neste momento de solitude você encontre o apoio do Espírito de Deus... qualquer coisa, prende o grito e chama lá pelo Facebook:

https://www.facebook.com/Reparadores

Abração,

rafa,
na Casa Firme

Pergunta que a gente responde

Quem vai pro inferno?


Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus”. Salmos 9:17

Quem pode se esquecer, senão aquele que um dia já conheceu? É certo que esse versículo fala pra alguém que um dia já foi amigo, que já esteve perto, que participou de uma relação, mas que simplesmente abandonou e saiu do relacionamento com Deus.

Como anda sua relação com Deus? Quanto tempo faz que você não fala com Ele, não ouve sua voz, não pede seus conselhos?

Não estou falando do relacionamento baseado em atividades religiosas, rituais, ou práticas litúrgicas, mas de amizade verdadeira e contínua.

Sinta as palavras de Jesus:

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim...” Mateus 7: 22, 23

Há muita gente nas igrejas trabalhando, como se fosse para o Faraó, amassando barro, fazendo tijolos, construindo templos, instituindo pirâmides em escadas para o sucesso, mas não estão mais se relacionando com o Senhor em um vínculo de amizade. Será que se esqueceram de Deus? Espero que não!

E você? Não se esqueça do único por quem você vai querer ser lembrado naquele dia. Pare urgentemente de construir pirâmides e seja você mesmo a Noiva do Senhor!!

rafa,

na casa firme

Ai, meu Brasil que me dói!


Numa reunião com o presidente do parlamento da Suíça, Dilma apresenta seus ministros que a acompanhavam: "- Este é o Ministro da Saúde, este é o Ministro da Educação, este é o Ministro da Cultura, este é o Ministro da Justiça.... e assim foi.

Chegou a vez do Presidente sueco fazer suas apresentações: "-Este é o Ministro da Saúde, este é o Ministro da Fazenda, este é o Ministro da Justiça, este é o Ministro da Educação, este é o Ministro da Marinha....

Nessa altura, Dilma começa a rir. "- Desculpe Sr. Presidente, mas para que o senhor tem um Ministro da Marinha, se o seu país não tem mar?"

E o Presidente da Suíça responde: "-Quando Vossa Excelência apresentou os Ministros da Justiça, da Educação e da Saúde, eu não ri!"

Pois é... dói, mas é verdade!

Uma música que lembre sua infância...

A Guerra Dos Meninos
Roberto Carlos

"Hoje eu tive um sonho que foi o mais bonito
Que eu sonhei em toda a minha vida
Sonhei que todo mundo vivia preocupado
Tentando encontrar uma saída
Quando em minha porta alguém tocou
Sem que ela se abrisse ele entrou
E era algo tão divino, luz em forma de menino
Que uma canção me ensinou
La…la..la…"

Pergunta que a gente responde

Música Gospel e o mar de Lixo


Após anos pensando nisso nos rumos da música cristã no Brasil, vendo e revendo situações, refletindo sobre elas e também sobre a Palavra, cheguei a uma conclusão: a música gospel está navegando sobre um mar de lixo.
Resultado da abertura das administrações do sagrado aos abutres pagãos do mercado fonográfico.

Hoje, nossas bandas sonham com um lugar ao sol, uma contrato com uma empresa multinacional que lhes outorgue espaços da mídia, aparições nos programas de TV, sem compreender muito bem que, no final, todos querem ganhar dinheiro em cima de algo que "hoje" está dando retorno.

Enquanto isso, a igreja, tola que tem sido, falha em conhecimento espiritual, pensando estar "evangelizando" o mundo através desses meios, como se os tais fossem provisão de Deus. Prostituição!!

Acaso Deus estaria metido no meio dessa prostituição nojenta chamada mercado fonográfico, que só toca o que se paga, que só visa lucratividade, que não está nem um pouco ligada à Verdadeira Adoração?

Irmãos, deixemos de ser inocentes, ou melhor, burros... voltemos às Escrituras e à revelação profética.
Paguem o preço, sigam em frente, não se deixem levar pelas evidências que lhes cercam. Sejam honestos diante de Deus e nunca usem a Noiva como meio de sustento.

Quem busca o Reino tem todas as demais coisas acrescentadas, ou seja, Deus lhe dá o sustento, seja integral no chamado, seja construindo tendas, seja como funcionário meio turno de uma empresa, pra poder dedicar tempo a Obra...

Entendam uma coisa: isso vai acabar! O mercado se movimenta velozmente e não aceita pra sempre a mesma coisa... logo o gospel vai cair e daí, essa Babilônia vai chorar, sem dinheiro pra gastar e sem as multidões pra lhe adorar.

Mas os que confiam no Senhor, renovarão suas forças pra permanecer firmes em momentos de luta e escassez, esses são aquele que não dependem dos resultados e do Ibope, mas da aprovação do Pai.

rafa,
na Casa Firme

Ministério de Música?


Jesus deu uns para apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres (ou pastores mestres, como alguns preferem, dizendo não haver como ser pastor sem ser mestre e tb pelo fato de não haver uma espécie de 'vírgula' no original entre pastor e mestre).
Estes são dons que servem à Igreja para seu crescimento, tendo ainda os dons espirituais como aditivos para todos esses ministérios.
Ou seja, na instituição de Jesus como nosso mestre e apóstolo, bem como no compartilhamento de seu Espírito Santo, existem todos os insumos fundamentais para que possamos exercer a Obra genuína.

Os talentos humanos também podem ser veículos dessas manifestações e serviços. Vejo a canonicidade do lance da música na instituição do ministério de cantores e músicos por Davi lá nas Crônicas.
Davi foi revolucionário nesse lance, por haver dividido os trabalhos sacerdotais, colocando os sacrifícios num alto monte em Gibeon, aos cuidados de um sacerdote Levita, trazendo a Arca à Jerusalém, onde estava cercada por música 24 horas por dia. Isto não era original, não vinha da Lei de Moisés, portanto, foi uma atitude ousada e diferente, de alguém que se deixou usar de uma nova maneira por Deus, percebendo um novo tempo apostólico e profético para Israel

O Novo Testamento é praticamente omisso quanto a isso, por isso, precisamos mesmo é do Espírito para nos mostrar o certo e o errado nesses lances todos.
Mas há uma citação no mínimo curiosa de Paulo, falando de um irmão, cujo louvor no evangelho estava espalhado em todas as igrejas (II Coríntios 8:18) - Seria ele o Fernandinho de seu tempo?

Acho a música um grande instrumento humano, assim como todo talento bruto doado por Deus a cada ser humano, seja ele renovado ou não.

Outra coisa, Deus prometeu que levantaria o Tabernáculo caído de Davi a fim de que todas as nações conhecessem ao Senhor... será que este não seria o ministério da música diante da Arca da Presença dEle?

Seguimos discutindo sobre isso, mas sobretudo, seguimos nos deixando usar por Ele com tudo o que temos, por amor a Ele e a Igreja de seu Filho, Nosso Senhor.

rafa,
na casa firme

A prioridade do Servo


Sabemos que gramaticalmente servo é o mesmo que escravo, ainda que a palavra não tenha mais, nos dias atuais, essa mesma conotação, tal como foi usada mais de cem vezes no Novo Testamente da Bíblia.

O que é um escravo, senão alguém que tem seu corpo, sua força de trabalho, suas vontades completamente à serviço de seu dono, seu Senhor?

Na Bíblia, Paulo, Pedro, Judas, Epafras, Tiago, João se auto denominam escravos de Deus e de Cristo.

Profeticamente, Jesus Cristo foi chamado Servo de Deus, pois executaria cabalmente o projeto do Pai, veja: “Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si”. Isaías 53:11

Cristo padeceu nesta terra a fim de realizar o projeto idealizado por Deus e assim, Ele torna-se o padrão de servo, de um homem rendido e entregue plenamente à vontade de seu Senhor, o Deus Pai. É com Ele que aprendemos a vivenciar em nossas existências terrenais a plenitude do serviço, ou seja, da escravidão ao Plano de Deus.

Vejamos três quesitos fundamentais que estavam na vida de Jesus, o Servo de Deus, para que possamos avaliar nosso serviço a Deus.

1) O alimento do servo - “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra”. João 4:34

Os discípulos voltavam de uma ida ao mercado e perguntam pra Jesus se Ele não gostaria de comer algo e Ele responde com essa frase acima.

Fazer a vontade de Deus é renunciar a sua própria e realizar sua Obra é deixar de trabalhar para si mesmo.

Enquanto muitos de nós estamos tão preocupados com nosso bem estar, com aquilo que vamos comer, beber, vestir, a qualidade da casa em que estamos morando, o número de polegadas de nossa TV de Led, o Servo de Deus está ligado à sua vontade.

Este é Jesus com sua carne completamente rendida diante do projeto do Pai!

Não existe nEle sequer uma preocupação sobre o que vai ter para o almoço ou para a janta. Tudo o que importa é que Ele está servindo ao propósito de Deus, levando seu Evangelho, reconciliando pessoas, curando, libertando, enfim, manifestando ao mundo o Reino que anuncia com suas palavras.

2) A oração do servo - Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”. Mateus 6:10

Se o alimento responde ao corpo, a oração responde ao espírito. Um espírito rendido e quebrantado através de uma oração de completa rendição, é o espírito de alguém que aprendeu a dobrar-se perante a vontade de seu Senhor.

Existem sempre dois espíritos pairando ao redor do Homem, militando pelo controle de seu interior. Eles o espírito que atende as suas vontades e desejos, ou seja, os ídolos, e o Espírito de Deus.

Muitas religiões provam seu caráter falso com suas doutrinas voltadas para a satisfação das vontades humanas. Quando alguém procura um ídolos ou guia, sempre o faz para resolver seus problemas. Quando se busca a Deus, o faz para entregar sua vida e submeter-se à Sua vontade.

Veja que grande diferença! Os profetas diziam: “decidam se é Baal ou se é Yaweh”. O Espírito do Servo está submetido ao senhorio de Deus.

3) A Cruz do servo - “Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua”. Lucas 22:42

Neste mundo egoísta em que estamos metidos, nenhuma pessoa em sã consciência tem prazer em renunciar seus próprios desejos. A grande marca da propaganda dos dias atuais está justamente na venda da possibilidade de realizarmos todos os nossos sonhos pessoais.

Podemos viajar, comprar, gastar, viver experiências, usufruir, desfrutar... isto é uma vida voltada para o prazer da alma humana, a materialização mais profunda do que se pode chamar de hedonismo.

Mas um servo, uma escravo, submete sua alma e dobra-se diante da vontade de seu Senhor. Jesus disse: “eu não gostaria de passar por isso, mas se essa é a sua vontade, então, que ela seja feita.

Note que nestes três pontos de servidão, Jesus submete seu corpo, seu espírito e sua alma ao completo domínio da vontade de Deus. Óbvio, Ele é um escravo! E você, o que você é diante de Deus?

Você está servindo ao seu Senhor, ou está procurando se servir do Senhor?

rafa,

na Casa Firme!

Edificando a Igreja sobre a Pedra!


E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; e eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. Mateus 16:13 – 19


Jesus perguntou aos discípulos quem o povo achava que Ele era e eles responderam: “algum dos profetas, mais um grande homem dentre o “panteão” de santos judeus”. O Senhor foi além e quis saber o que os próprios discípulos pensavam dele, ao que Pedro responde: “tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo!”

Muitas pessoas e religiões possuem algum pensamento sobre a pessoa de Jesus. No Islã, Ele é tido como um profeta, Isa; na Umbanda, Jesus é Oxalá Guian; para algumas linhas de pensamentos espiritualistas, um espírito desenvolvido, um iluminado.

Jesus é visto por muitos como alguém especial que passou pela terra. Tendem a compará-lo com Buda, com Kardec, ou com qualquer outra pessoa comum que tenha feitos relevantes em sua biografia, mas a pessoa de Jesus não está limitada a um revolucionário social ou milagreiro.

Uma visão mais profunda, revelada de forma contundente pelo Espírito de Deus, apresenta Jesus como algo mais do que simplesmente um grande homem da história que pairou sobre o planeta Terra.

Aliás, esta é a diferença da perspectiva daquele que é Igreja, em contraste àquele que não é Igreja!

Pedro via Jesus com outros olhos, os olhos espirituais. Ele tinha uma revelação divina da pessoa do Senhor. Ele o via como o Messias, o Cristo, o Ungido de Deus, aquele sobre quem os profetas falaram, sobre quem Davi poetizou, que Moisés ansiou ver, que fez cumprir as promessas que o Pai havia feito a Abraão. Jesus é o cumprimento das profecias! Ele é o Filho de Deus, em quem os mistérios encerrados desde o princípio são revelados, sendo o único capaz de abrir seus cadeados.

Ou seja, Jesus toma um novo sentido em nossos corações, quando nos tornamos Igreja e passamos a enxergar as coisas espirituais com overdrive nos olhos. Potencializamos nossa capacidade de compreensão espiritual e o conhecimento passa a ser um conhecimento supremo. De gnose a epignose!

Veja que isto não é uma obra que carne e sangue pode fazer, ou seja, homem, instituições, modelos, doutrinas, coberturas, unções, retiros, nada pode revelar Jesus dessa forma, só o Pai Celeste.

É sobre a vida de gente que tem essa revelação, que o Senhor edifica sua igreja e lhe dá as chaves do Reino do Céu, tornando-nos capazes de ligar ou desligar situações e pessoas entre o céu e a terra. Além disso, concede poder para invadir territórios dominados pelas forças das trevas e tomar de assalto aquilo pelo qual o Senhor entregou sua própria vida em sacrifício: vidas, almas, gente que precisa de uma mão estendida, para ser reconciliada com Deus.

Isto é a igreja em poder sobrenatural, onde quer que esteja, vivendo em profundidade de revelação a realidade espiritual concedida aos que crêem.

rafa,

na casa firme!

T-Rex e os paradigmas

Outro dia, assistindo a um programa científico pela TV, recebi uma informação bombástica que mudou radicalmente minha base de dados acerca dos dinossauros: o temível T-Rex, não é mais considerado pelos estudiosos como o glorioso predador da pré-história.

Devido às últimas descobertas, agora o classificam como um eficiente comedor de carniça, uma espécie de urubu jurássico, só que sem asas.


Fico impressionado e me sinto um pouco tolo, confesso, com o fato de algumas teorias estarem tão fortemente arraigadas na construção de nossa maneira de pensar, que passam despercebidas diante de nós, sem nenhum questionamento.

É neste ponto que me encanta a mentalidade investigativa, naturalmente questionadora e muitas vezes, iconoclasta, que a ciência pressupõe.

Afinal de contas, sempre soubemos que o Tiranossauro Rex foi o rei dos predadores da pré-história, até que um dia, enfim, alguém se determinou a enxergá-lo por uma lente libertária, sem a interrupção tendenciosa dos livros que tradicionalmente tratavam sobre o assunto.

Foi essa mentalidade que tornou aquele cientista capaz de concluir algo inovador, baseado em constatações lógicas, não tradicionais, científicas e sob a ótica das novas instrumentalidades que são obtidas com a modernidade.

Através dessa mesma disposição mental questionadora, acredito que poderemos revolucionar o pensamento do papel da Igreja no mundo.

Adotando uma lógica um tanto mais curiosa, instigada pelo desejo de viver um Evangelho relevante diante do mundo moderno, tenho esperança de que alcançaremos uma espiritualidade livre e altamente eficaz diante de nossa geração. Assumindo uma postura que nos conduzirá no caminho oposto ao do conservadorismo tradicionalista, que tem formado mentes cerradas em fundamentalismos tolos.

Ora, todo fundamentalismo é anticristão, pois coloca preceitos acima de pessoas e esta é uma prática de vida que não foi adotada por Jesus.

Ao utilizar como ilustração a nova descoberta da pré-história, quero chamar a atenção dos leitores sobre o modelo adotado por cada um de nós em nossa espiritualidade enquanto cristãos, músicos ou não. Recebemos heranças teológicas e doutrinárias que têm sido acatadas por todos nós sem ao menos nos perguntarmos sobre suas fontes.


Por tradição, a Igreja tem recebido de forma inerte liturgias e costumes vindos de pessoas que fizeram suas próprias leituras da Bíblia. Contudo, alguns notáveis da história ousaram crer e viver o Evangelho em dimensões que iam além das convencionais, optando viver acima da linha da mediocridade religiosa e vencendo o sofisma da segurança do pensamento da maioria.

Deus tem segredos para revelar a seus filhos e anseia que uma curiosidade provoque nossos corações, gerando uma busca apaixonada que nos conduzirá a uma profunda intimidade espiritual, trazendo consigo a revelação de mistérios ocultos reservados para os que temem a Deus.

Não podemos nos render calados diante do que recebemos pela tradição, mas necessitamos enveredar numa busca pessoal pela perfeita revelação dos segredos que o Senhor guardou para este tempo, pois este é o nosso tempo e a responsabilidade em vivê-lo plenamente, é de cada um de nós!

rafa

Pr. Rafa....onde fica alguma igreja do seu ministério em Porto Alegre?

Nos reunimos somente em casas, lojas e bares. Somos uma igreja que está começando de forma orgânica e ainda não possuímos uma sede (mas estamos atrás de uma na Cidade Baixa).
Reuniões nas terças, na Padaria Suiça, José do Patrocínio, 361, às partir das 20:00 e nas quintas, na Otto Niemeyer, 2964 Sala 204, à partir das 20:30.
Por enquanto é assim!!

Pergunta que a gente responde

Investindo na Casa Firme


Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam”. Mateus 6:19, 20


A economia do Reino de Deus é um mistério pro pensamento humano. Jesus traça paradoxos quando fala na economia dos céus e da terra. Certa vez Ele disse: “Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores; mas entre vós não será assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve”. Lucas 22:25, 26


Fomos chamados para investir num empreendimento superior, no qual os rendimentos são infinitamente maiores e mais garantidos do que qualquer fundo, empresa ou grupo, por mais sólidos que pareçam ser.


E disse Pedro: eis que nós deixamos tudo e te seguimos! E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus, que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna”. Lucas 18:28 – 30


Contudo, vivendo num mundo de sentidos reais e necessidades quase sempre emergenciais, fica difícil manter-se firme quando tudo o que se tem para comer e pagar as contas são uma palavra, uma promessa, ou uma esperança.


São nessas horas que somos provados naquilo que acreditamos, se nosso chamado é alimentado por palha e gravetos emocionais, ou por uma chama que não se extingue, vinda direto do trono de Deus.


Toda economia está baseada em riquezas, comércios e investimentos de fé. Sendo assim, existe sempre a possibilidade de um empreendimento dar certo ou não. Este não é o caso do céu, segundo as palavras do Senhor. Lá é retorno líquido e certo!


Contudo, uma esperança viva deve estar sempre brilhando dentro de nós, baseada no que acreditamos, mesmo sem ver o que queríamos ver, ou receber o que esperaríamos receber.


Como investidor, fico com a promessa de Deus feita no texto de I Samuel 2:35, que diz : "E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o meu coração e a minha alma, e eu lhe edificarei uma casa firme, e andará sempre diante do meu ungido".


Toda casa pode cair, toda bolsa pode sofrer um crash, mas os que investem seus sonhos no Senhor, terão uma casa firme!


rafa

Igreja em Boate na Augusta SP

In perfeito


Que aperfeiçoa seu poder na fraqueza, que usa o pequeno e louco para realizar coisas inimagináveis.

Ele é a perfeição divina na natureza carnal humana.
Quando passarmos a enxergar o Perfeito fluindo nas nossas imperfeições, então, nos tornaremos perfeitos para ser usados por Ele.

Aceitemos a nós mesmos como somos, imperfeitos, abracemos o Perfeito, paremos de confiar em nossos talentos e certamente, em humildade, provaremos de um novo momento em nossas vidas espirituais.

Perfeição bíblica não é ausência de defeitos e sim maturidade!

Shalon!

rafa

Icabode, Brasil corrupto!

No Brasil, gangues e milícias unem-se aos poderes públicos estabelecidos politicamente, conduzindo sob o cabresto do terror a um povo amordaçado e trêmulo.

Aqui matam juízes (os ñ corruptos) pq os marajás pedófilos e vendidos do judiciário estão sempre firmes. Matam testemunhas, calam a voz da justiça, enquanto políticos roubam dinheiro destinado a merenda de criancinhas famintas e vítimas de catástrofes ambientais pra gastar com seus estilos de vida nababescos.

Se Deus enviar avivamento para esta terra, terá que começar matando essa gente! Pense bem, Igreja, pra Samuel tomar sua vez, Eli teve que morrer. Pra Davi chegar ao trono, Saul teve que morrer.

Eli e Samuel representam velha e nova geração sacerdotal, enquanto Saul e Davi, velha e nova geração na política.

Algo tem que mudar e se o julgamento começa pela Casa de Deus, então, Eli vai quebrar a cabeça....

Icabode, foi-se a Glória de Israel! Não, não se foi, pois o que parece ser o fim é o começo do renovo.

Que venham os profetas e denunciem a corrupção, primeiramente na Casa de Deus e que o pescoço dos sacerdotes apóstatas sejam quebrados.

A partir disso, levante-se a nova geração de Samuel, que reformará o zelo profético, apostólico e pastoral da Igreja, ungindo líderes para conduzir dignamente o povo.

rafa

E se o mundo acabar em 2012?!

Pra mim, tanto faz!
Mas vou poder dizer que vivi plenamente, trabalhei pelas pessoas e não pelo dinheiro, eduquei os filhos dentro do padrão que acredito ser o de Deus, tomei a minha cruz, servi ao Evangelho...
E tem mais, 2012 tá longe ainda, tem muito o que se viver e fazer até lá. Nos concentremos no agora que já tem bastante serviço.

rafa

Pergunta que a gente responde

Pr. Rafa. O que vc acha que nós que enxergamos esta verdade, podemos fazer para até mesmo auxiliar aqueles que estão com essa imundície mundana atual impregnada em seu ser? Pois até mesmo nós que conseguimos enxergar esta verdade, lutamos constantemente.

Da minha parte, acho que vejo o que me foi permitido ver e ouço o que me foi permitido ouvir.
Portanto, o que vejo e ouço, é disso que falo, não me calo.

rafa

Pergunta que a gente responde

o que vc acha de fumar e beber as vezes? é errado? posso? é pecado?

Eu acho que essa é uma pergunta que deve ser feita ao Formspring.me/EspíritoSanto.

Ele certamente te dará a melhor e mais exata resposta!!

rafa

Pergunta que a gente responde

Em que tempo você vive hoje?

Eu sou Igreja, vivo na dispensação, estação e no tempo que ela vive.
A Igreja dos dias atuais está em Babilônia!
Misturada, confusa, com seus padrões em profundo conflito.

Não estamos no deserto, nem no Egito, nem na terra prometida... estamos cativados pelos encantos desse império humano e iníquo e, infelizmente, poucos entendem isso e têm se mostrado capazes de viver dentro dessa realidade espiritual sem se corromper.

Pergunta que a gente responde

Rafa, estamos em tempos difíceis onde encontrar um bom amigo não é tarefa fácil, mas será que precisamos procurá-los? É correto, sentindo necessidade de uma amizade sincera, tentar encontrar com quem dividir seus anseios, dúvidas e alegrias?

O ponto mais elevado no relacionamento com Jesus não é o de profeta, apóstolo, pastor, servo ou discípulo, mas o de amigo.
Até Ele precisou e ainda precisa desses amigos e amigas que acreditam, vivem e morrem por seu projeto.

Todos precisamos de amigos! Não sei como funciona o processo - na verdade, tenho poucos amigos - mas sei que em determinados momentos da vida, eles são fundamentais.

rafa

Pergunta que a gente responde

Vi numa revista que os evangélicos que ñ frequentam uma igreja subiu de 3 p 14%! Se os dados são realmente precisos eu não sei, mas pior que conheço alguns...Seria isso tipo o católico não praticante? como reverter isso e qual a culpa das igrejas nisso?

Dia 15 de agosto de 2011, saiu na Folha de São Paulo que o número de evangélicos sem igreja chegou a 5 milhões aqui no Brasil.
São duas vezes e meia o número de membros da Universal, só pra gente ter uma idéia.

Pra mim, o lance de ser ou não ser praticante de uma religião ou outra tem mostrado pouca relevância na vida das pessoas e na transformação social. Se a semente genuína do Evangelho foi lançada no coração de alguém, certamente a vida do Reino está estabelecida em seu espírito e isso dará seu fruto no tempo certo, espero.

O problema é que confundimos igrejas cheias com Reino de Deus e o Brasil tem dado a prova de que uma coisa coisa nada tem a ver com a outra. Nunca tivemos um tempo em que a Igreja Evangélica estivesse tão forte e movimentasse tantas multidões quanto agora na nação, mas também nunca tivemos um tempo em que a corrupção fosse tão grande, a imoralidade fosse tão evidente e a iniquidade fosse tão amplamente disseminada.

Eu acho que e culpa disso é do institucionalismo, ou seja, a holistisação dos prédios, das estruturas, das visões, dos ícones e das denominações, que geram frustrações, tirando o foco das pessoas na vida com Deus através do Espírito (na qual a comunidade é uma coluna) e miram em rituais, mensagens, teologias, locais sagrados etc.

Eu ainda espero por um tempo em que pessoas crentes de verdade estejam ocupando seus espaços na sociedade, através de suas profissões e atividades, vestindo simplesmente a camiseta da piedade e da sã doutrina cristã.
Artistas inspirados pelo Espírito de Deus, que sejam usados para levar sua mensagem através das rádios, da TV, da internet. Gente que não esteja interessada em enriquecer explorando um segmento economicamente viável, mas que demonstre a integridade de um caráter firme e a visão de sal da terra, misturados ao mundo em que vivem, testemunhando a Verdade no âmago da sociedade perdida.

rafa

Pergunta que a gente responde

Obrigado pelas sábias palavras Pr. Rafa...foram-me de grande auxílio...é bom receber conselhos sempre, pois afinal.... "Com conselhos prudentes tu farás a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros."

Seguimos em frente, sabendo que sem peleia não há triunfo.
Vamo que vamo, brother!!

Pergunta que a gente responde

Entendi...sim, concordo plenamente...n quis falar em superioridade, a questão é q meus pais n enxergam a verdade...deixam coisas do mundo predominarem em seus corações, n dão ouvidos aos meus conselhos, e quando os aconselho, tentam apontar erros em mim

O choque entre as gerações é algo comum na vida de quem recebe uma direção de Deus. Isso faz daquilo que se chama de Cruz na vida cristã.

Veja o que Jesus diz em Mateus 10:34-38:

"Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; e assim os inimigos do homem serão os seus familiares. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim".

O que é espada, senão, sua palavra revelada, abraçada e vivida em plenitude?
Isto gera conflitos, pois tudo o que é novo se atrita com o velho e, naturalmente, pais - biológicos e espirituais - se sentem muitas vezes afrontados ou até assustados quando o novo se levanta diante deles através da vida de um filho.

A própria família de Jesus tinha dificuldades em compreender sua postura e o perseguiram. (João 7:5 e Marcos 3:21).

Por fim, faço um apelo a que se encontre o equilíbrio entre assumir a identidade que Cristo deseja pra sua vida e o chamado à sabedoria de Tiago 3, lembrando das várias orientações apostólicas de buscarmos ter paz uns com os outros.

shalom,

rafa

Pergunta que a gente responde

Cara, aonde eu consigo a camiseta de vocês?

Só comigo mesmo!! Acabou a primeira leva, mas assim que ficarem prontas as próximas, aviso pelo Twitter e Facebook....
Acompanha a gente aí...

Pergunta que a gente responde

Pr. Rafa...O que vc aconselha a um jovem escolhido por Deus e doutrinado por ele...Deus lhe revelou a verdade de um forma tremenda e fez este jovem receber uma sabedoria que ultrapassa a de seus pais deve fazer para tirar as escamas deles e fazê-los ver?

Quem é esse, O Messias? Leve-me até ele, para que o adore...

Brincadeiras à parte, gostaria de compartilhar alguns versos de Tiago 3 que me vêm à mente neste momento que vejo seu questionamento.

1) v 13: "Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria".
- a sabedoria é mansa e tratável e quando a temos, gozamos da capacidade exercitá-la praticamente, tratando bem as pessoas.

2) v 17: "Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia".
- paz, moderação, pureza, misericórdia (com os que achamos saber menos do que nós)...

3) v 18: "Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz".
- se você crê que recebeu uma revelação de Deus e uma sabedoria superior, compartilhe isso com os outros em paz, pois para a paz fomos chamados.

rafa

Pergunta que a gente responde

oi Rafa, já havia te comentado q um Douglas... teve na 3º IEQ de Esteio, Nazareno e se presentou cantando esse hino, dentre outros claro, e dizia ser composição dele! Até acreditei, mas quando tu me perguntou "Douglas de q?" fiquei na duvida. como tu te s

Tenho cedido minhas composições sempre que algum irmão solicita pra gravar, pois nem todos são compositores. Como recebi de Deus esse presente, compartilho com os irmãos da mesma forma que ganhei, ou seja, de graça.
Diante do teu Altar já foi gravada por outros artistas aqui no estado e fora dele.
Enfim, é uma alegria compartilhar com os irmãos o dom que o Pai doou pra mim.

Pergunta que a gente responde

Pastor, o que tu acha sobre cristão ouvir musica secular? porque temos todos que admitir, temos boas bandas no meio cristão, mais nada que se compare a beatles, elvis, bon jovi, guns n roses, pink floyd, deep purple e por ai vai..

Acho que cada um deve decidir por si sobre ouvir ou não música secular. Eu, pouco ouço, prefiro as que falam ao meu espírito e acho particularmente que essas são as melhores de se ouvir, pois não são somente entretenimento, mas podem ser tornar um verdadeiro momento de satisfação para meu interior, falar comigo, edificar minha vida.
Não que isso não possa acontecer com músicas de artistas de fora da igreja, pelo contrário, já fui muito abençoado por letras de gente nada ligada ao universo cristão.
Mas, como disse, é pessoal!

Sobre essa distância que você diz haver entre a música cristã e a secular, lembro de um texto em Lucas 16, onde Jesus contou uma parábola na qual concluía que "os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz". Outras versões dizem que eles são mais astutos, sagazes, sábios.

Sabemos que neste texto em questão, o Senhor estava falando de business e eu acho que essa é a superioridade do secular sobre o gospel (ou era).
A gente pode observar que tecnicamente, não existe mais superioridade, pelo contrário, músicos cristãos estão na ponta no que tange ao talento e preparo artístico e já são influência para todos os públicos, tendo inclusive seu reconhecimento em revistas especializadas e de grandes mestres da música no mundo todo.

O que acontece é que eles sempre foram melhores do que o gospel no quesito "negócios", tipo, sabiam divulgar melhor seu produto, sempre usando de argumentos melhores para promover seus shows e alavancar as vendas de seus discos.

Mas hoje, o gospel enfrenta o mercado de igual pra igual, justamente pelo fato de parecer ter aprendido jogar o jogo.

E, cara, ainda não fizeram som igual ao Pink Floyd, Beatles, Elvis, Guns e Deep pPrple nem na igreja nem fora dela... aí, acho que tu tá exigindo demais.

rafa

Pergunta que a gente responde

Estudo da célula - Nosso chamado em Cristo!

(12) Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; (13) os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. (14) E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”.

João 1:12 – 14

1) Adoção! (12) Receber a Deus através da pregação do Evangelho de Jesus é uma atitude de fé. Não recebemos algo visível, muitas coisas ao nosso redor não são automaticamente mudadas, mas pela fé, recebemos um poder sobrenatural, o de sermos feitos “filhos de Deus”.

É como se fôssemos adotados por Deus!

2) Predestinação divina! (13) O texto ainda define que se gozamos desse status hoje, é porque fomos predestinados e porque o próprio Deus o estabeleceu.

- Sobre a predestinação, João 15:16 diz assim: “Não fostes vós que escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós outros e vos nomeei para que vades e deis fruto e que o vosso fruto permaneça”.

- Sobre termos sido estabelecidos por Deus e não pelo homem, as provas se dão através das palavras de João Batista em Lucas 3:8: Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão”.

3) Família de Deus e sua expressão na terra! (14) Encarnar o logos divino significa absorver e ser absorvido pela expressão de seu pensamento. O conceito que estava no coração de Deus, passou agora a ser compreendido e vivido pelo Filho.

Contudo, essa experiência não se limitou somente a Jesus, mas foi estendida a uma geração que viria após Ele próprio, acreditando em sua vida e Obra.

Veja o que Paulo diz em Romanos 8:29: Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”.

Cara, vou voltar com a polêmica da tatuagem: Pretendo fazer uma com o símbolo do cristianismo e outra com P.U.S.H. ou JESUS FREAK. Fui argumentado pela minha mãe que isso não era conduta de cristão, logo, disse que isso era um estilo de vida e que as +

Cara, sua mãe tem razão quando diz que esta não é uma conduta de cristão. É só olhar ao seu redor, pra dentro da igreja e verá que não é a maioria das pessoas que pensam ou tem agido igual a você nisso.

Eu acho que o lance da tattoo pode ser usado para mostrar algo pra sociedade sim, mas isso trará consigo grandes controvérsias, sempre.

Pra mim, fica o consolo de que logo tudo isso vai passar, pois haverão muitos tattooados na igreja brevemente, (que serão ganhos) e muitos já crentes que se tattooarão, pois esteticamente, é massa demais e depois que você faz uma, quer sempre outra.

rafa

Pergunta que a gente responde

formspring.me

Pergunta que a gente responde http://formspring.me/reparadores

Oi Rafa!!! Gostaria de saber como foi escrita a letra da música Diante do teu altar? Ela é linda de mais!!! abração!

Foi escrita num caderno, com uma caneta Bic, numa noite triste de 2004, após um período de arrogância espiritual, num momento em que caiu a ficha de que só humilhado, prostrado e com lágrimas, poderia tocar em Deus e ser por Ele tocado.
Foi assim, se não me falha a memória!

Pergunta que a gente responde

A maior de todas as polêmicas


Pedra de Tropeço


Dia desses, pouco antes de subir ao púlpito pra tocar e compartilhar o Evangelho numa igreja do interior, fui interpelado por um querido pastor acerca de meus posicionamentos teológicos expostos pelas redes sociais.

Primeiramente, fiquei surpreso por saber que ele lia o que escrevo, mas logo, fiquei apreensivo por ser responsabilizado pela atitude tida como rebelde de uma pessoa de sua igreja.

Nunca almejei ser “pedra de tropeço” de ninguém, contudo, meu status herético, ou seja, não ortodoxo, me coloca numa posição de confronto sempre que sou provocado de alguma forma a expor ideias, seja lá sobre o que.

Ora, o que é um herege senão alguém que se posiciona de forma contrária a uma linha de pensamento adotada por uma convenção? Pensemos juntos: talvez, o que parece certo pra uns, não seja pra outros. Sei que é difícil aceitar que não possuímos em nossa denominação a completude da revelação e do pensamento de Deus, sobretudo quando se trata da religião indefectível dos crentes. Em minha opinião, Deus não seria Deus se coubesse integralmente dentro de nós, mas observo que isto não é um pensamento muito comum nas igrejas.

No final das contas, todos temos aquela esperançazinha de ser os donos da Verdade, da Razão e do Conhecimento, mas quanto mais nos consideramos assim, vejo que mais nos afastamos da verdadeira expressão de Sua Pessoa – que se revela aos puros de coração e agracia aos humildes.

Contudo, voltando ao foco deste texto, nós os que de alguma forma ousamos pensar e refletir diferente dos demais, expressando ideias e conceitos aparentemente anormais, acabamos nos tornando essa tal pedra de tropeço pros que são tidos como fracos na fé, neófitos, ou como se gosta de bradar, rebeldes.

Tudo isso me faz lembrar de Jesus, sobre o qual se profetizou que seria uma pedra de tropeço para Israel e Jerusalém. Veja bem, nação e sua capital escolhidas por Deus, mas por ora, rebeldes! Pedro explica bem isso, quando diz que essa Pedra é preciosa pros que crêem, mas de tropeço e escândalo pros rebeldes.

Na boa, não quero pagar de dono da verdade, nem da razão. Confesso que me sinto um tanto vítima dessa razão, que me invoca a inconformação com a mediocridade, conquanto tenho minhas convicções particulares e as prego, como qualquer um tem o direito de fazer.

Lê quem quer, acredita quem se sente movido a crer e debate se não concorda, mas em suma, admitamos que somos todos iguais e que ninguém tente menosprezar as convicções uns dos outros, contanto que estejamos abertos e disponíveis para o debate das ideias.

Se tenho sido interpretado como uma espécie de desencaminhador do Reino, porta bandeiras de alguma rebelião, ou pregoeiro de heresias, me resta o consolo no fato de que em nome do próprio Jesus muito de engano se tem anunciado, os quais já ocasionaram até guerras, genocídios, oprtessões, injustiças, escravidões etc.

Creio que por mais que se tenham cometido erros em nome do Senhor, Ele próprio não perdeu credibilidade pra nós e, assim sendo, meu compromisso maior é com a semente que tenho lançado na terra, deixando que cada solo cumpra sua parte na forma como acolhe essa semente.

Pois no final

rafa,

na revolução

eae Rafa qual é a base no NT para o princípio contra o sexo fora do casamento?! tem algo bem direto?!

"Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se". I Coríntios 7:9

Pessoal, o Ato Conjugal, ou seja, o sexo, é a consumação da aliança do casal. Aliança é compromisso, vínculo que pressupõe direitos e deveres a serem observados e respeitados entre as partes.
O sexo feito fora da aliança é a corrupção de todo seu sentido, perde seu valor máximo e torna-se algo vago, meramente momentâneo, egoísta, desprovido de amor.

Pergunta que a gente responde

Reparadores no Jornal do Almoço de Rio Grande

Aqui na terra vc colhe o que planta! (fundamento biblico) te liga mané!

Esse fundamento tá mais pra Lei do Karma e do Dharma.
(e assim a igreja segue tentando costurar o véu que Cristo já rasgou).

Pergunta que a gente responde

Igreja fast food

"Ir à igreja não faz de você um cristão, assim como ir ao McDonalds não faz de você um hambúrger".

Keith Green

Água


Mergulhar e saber segredos submersos

Inspirar e recobrar o fôlego pra continuar.


Desfalecer, sepultar e ressurgir

Ir de encontro com o dia em que nasci.


Ir além do que os olhos podem ver

Vou para o encontro entre eu e você.


Água, eu quero me banhar

Lavar meu corpo até a alma

Lavar o copo dentro e fora.


rafa

formspring.me

Pergunta que a gente responde http://formspring.me/reparadores

Falar em "linguas" histeria ou poder do espirito santo? e por que falar em liguas se Ap. Paulo deu 15 motivos para nao O fazer?

Que há histeria na igreja evangélica, disso ninguém duvida. Agora, que existe a manifestação de sinais e fenômenos inexplicáveis em nosso meio, nisso devemos crer, pois é parte da obra carismática cristã.

Paulo dá alguns motivos para não se fazer isso em público, quando não há interpretação do que está sendo dito, mas pra haver edificação pessoal, sim, devemos orar em línguas e o próprio apóstolo dizia fazê-lo mais do que todos (em particular).

rafa

Pergunta que a gente responde

Bah que forte seu testemunho...somente quem conhece o poder do nosso Deus para entender o que ele fez na sua vida...sim sei, o MUC...bem interessante a obra...o importante é introduzir Jesus na vida destas pessoas, e o melhor, sem hipocrisia

A hipocrisia é uma doença cega e surda, mas que fala pelos cotovelos. Hipócritas são burros falantes!! Espero não ser contagiado...

Pergunta que a gente responde