Metanfetamina a nova onda de destruição






Metanfetamina substitui cocaína como maior temor dos EUA

A metanfetamina substituiu a cocaína como a droga que mais preocupa as autoridades nos Estados Unidos, segundo um estudo oficial conduzido em 45 Estados e divulgado nesta segunda-feira.

De acordo com o levantamento, que envolveu 500 agências de fiscalização de crimes, as prisões relacionadas à droga sintética vêm aumentando nos últimos anos.

Mais da metade das agências consultadas disseram que a substância é o seu maior problema. Menos de 20% escolheram a cocaína e um número ainda menor apontou a maconha.

A metanfetamina é uma variante da anfetamina com efeitos químicos mais fortes. A droga – que é vendida em pó, tabletes ou cristais – pode causar grande dependência.

Prisões

O uso da droga é particularmente alto nas áreas rurais, onde é fácil produzir a droga a partir de substâncias químicas encontradas em fazendas. Além disso, os laboratórios rurais chamam menos atenção das autoridades.

Metade dos condados consultados disseram que 20% das pessoas que estavam presas sob sua custódia foram parar na prisão por causa de problemas relacionados à metanfentamina.

Em alguns casos, mais de 50% dos detidos foram presos por crimes ligados à metanfetamina.

Segundo os agentes de segurança, o número de roubos e incidentes de violência doméstica aumentou por causa do maior uso da droga.

A metanfetamina pode alterar a personalidade, aumentar a pressão sangüínea e provocar danos no cérebro.

Os filhos dos usuários também sofrem com o vício dos pais, seja por negligência ou abuso.

A metanfetamina começou a ser usada no oeste dos Estados Unidos, mas está se difundindo para o leste exercendo um impacto no país que a Associação dos Governos de Condados define como "devastador".

Conhecendo mais sobre a droga...

Metanfetamina (MA) é uma droga estimulante do sistema nervoso central (SNC), muito potente e altamente viciante, cujos efeitos se manifestam a nível central e periférico. A MA tem-se vulgarizado como droga de abuso devido aos seus efeitos agradáveis intensos tais como a euforia, aumento do estado de alerta, da auto-estima, do apetite sexual, da percepção das sensações e pela intensificação de emoções. Por outro lado, diminui o apetite, a fadiga e a necessidade de dormir. Existem algumas indicações terapêuticas para a MA, nomeadamente narcolepsia, défice de atenção hiperactiva em crianças, obesidade mórbida e descongestionante nasal (l -metanfetamina). Contudo, esta droga manifesta um grande potencial de dependência e a sua utilização crônica pode conduzir ao aparecimento de comportamentos psicóticos e violentos, em consequência dos danos que pode causar a nível do SNC. A Metanfetamina é atualmente a droga mais perigosa e nefasta do mundo. É uma droga que vicia bastante mais que a heroína e a cocaína. Através de estudos científicos concluiu-se que a metanfetamina é dez vezes mais potente que a cocaína, é também 6 vezes mais barata do que a mesma.

Por Wikipédia

A História da droga

A anfetamina foi sintetizada pela primeira vez em 1887 na Alemanha e foi durante muito tempo uma “droga em procura de doença”. Só no final dos anos 30 é que começou a ser utilizada na terapêutica, no tratamento da congestão nasal.

A metanfetamina, ainda mais potente do que a anfetamina, foi sintetizada em 1919 no Japão.

Durante a 2ª Guerra Mundial as anfetaminas foram muito utilizadas para manter a capacidade de combate dos soldados, devido à sua potente capacidade estimulante (física e mental).

O Japão foi o primeiro país a experimentar a “epidemia da metanfetamina”. No final da guerra, havia excedentes de produção dos comprimidos de MA para uso dos soldados, sendo estes depois colocados à disposição da população. Esta rapidamente se tornou numa droga de abuso por via intravenosa, atingindo proporções epidémicas.

Nos EUA, no final dos anos 50, havia disponível uma associação de MA com dextroanfetamina em comprimidos, que era utilizada para vários fins, desde o controlo de peso até ao tratamento de depressões. Com este aumento da utilização das anfetaminas, aumentou também o seu abuso.

 

0 comentários: