Obedecer é melhor do que sacrificar


A diferença de um Deus ritual para um Deus relacional.

 

O Jardim foi o lugar que Deus preparou para se relacionar com sua criação. Lá tudo é perfeito, adequado para a preservação da vida infinita que o Senhor reserva a seus filhos.

Desde a fatídica queda, o ser humano busca pelo Jardim, ansiando pelo lugar onde reina a paz, a harmonia, a vida e onde não há doenças, injustiças, nem há morte.

Contudo, o Homem em sua auto suficiência, na busca de um método que projetasse uma ponte até esse lugar divino, passou a criar e estabelecer fórmulas para atingir seu alvo. Um exemplo clássico e bíblico disso foi Babel, em que a humanidade se reuniu em uma grande convenção, a fim de estabelecer uma torre que os levasse até o céu.

Que grande descoberta fiz aqui: Babel é a avó das convenções!  

(Mas veja se não é assim que muitas igrejas pregam hoje em dia: “se falarmos uma mesma língua, não haverá limites para nossa conquista”).

Todavia, visto que não depende de quem busca, mas sim de quem se deixa encontrar, Deus se faz achado apenas daqueles que Ele mesmo permite, quando encontra um coração decente e condigno com seu padrão.

Ouso declarar que Deus não quer rituais, não quer que os homens sigam a um severo código doutrinário, Deus quer obediência. Quer que aqueles que se relacionem com Ele o ouçam com o coração, cumprindo com Sua Palavra revelada por uma opção pessoal, não por um medo doutrinário, mas por um amor não impositivo.  

Os ritualismos cristãos geram identificações sociais e, por conseqüência, facções teológicas. Tudo isso vem acompanhado de um senso maniqueísta que traz consigo a pseudo espada real que condena ou absolve.

Deus não está nisso! A perspectiva de Deus é a de um relacionamento entre Pai e filhos.

Via religião, a relação entre Deus e os homens não deveria condenar ou absolver, mas sim conviver, apascentar, suportar, evangelizar, cumprindo cabalmente o maior dos mandamentos, que é o do amor mútuo no convívio da família cristã.    

Então, quando se prefere uma série de ordenanças sacrificiais a obedecer a Deus, deixamos de vivenciar a plenitude de um relacionamento pessoal com o Pai, entrando num vago convívio ritualista com uma religião que não conduz ao alvo mais primitivo dos nossos corações, o Jardim.

 

P.s.: O verbete obedecer é traduzido do termo latim oboedio, que é a união das palavras ob + áudio. Ob é traduzido para contra e áudio é ouvir, portanto, obedecer, poderia ser entendido como “ ir de encontro com o que se ouve”. Esta é a perfeita tradução do termo hebraico shema, título da confissão central de fé dos judeus, a qual deve ser rezada diariamente por eles. 

0 comentários: