Prisma – Fragmentos de uma Luz sublime!
Gosto muito de transitar por diversas óticas e perspectivas, quando o assunto é a Bíblia. Aliás, tenho verdadeira paixão pela diversidade que a Bíblia pressupõe!
Para mim ela é como um diamante, tendo sido lapidada pela habilidade de muitas mãos humanas escolhidas por Deus formando prismas que, ao refletir a soberana Luz, como que numa refração, explodem em uma profusão de nuances, separando as colorações ocultas na Luz branca.
As muitas versões e atualizações das Escrituras, bem como, suas edições aplicadas à grande diversidade de visões e assuntos que orbitam a Crintandade fazem parte desse gigantesco universo de pontos de vista. A miscelânea de convenções e de linhas de pensamento cristão deveria favorecer a meditação individual dos crentes, ampliando seus horizontes mentais, fazendo-nos enxergar além dos limitados e costumeiros conceitos teológicos.
Falar sobre prisma nos leva invariavelmente ao fenômeno óptico da refração da luz. O prisma é um instrumento transparente, com superfícies retas que catalisa a luz, separando as cores de seu espectro.
Interessante que este fenômeno físico encontra seu registro de origem na Palavra, com o sinal simbólico e visível da aliança que Deus fez com a humanidade através e Noé.
Após destruir todo o mundo por causa de seu grande pecado, Deus, conforme registra o capítulo 9 de Gênesis, firma uma aliança na qual se compromete eternamente com os seres humanos, celebrando-a com o arco íris.
Em minha analogia, por mais metafórica que seja, quero propor que o sol e sua luz simbolizam a Deus e sua Revelação, assim como as 7 cores resultantes do fracionamento da luz branca, são uma representação da multiforme sabedoria de Deus. Tudo isso interpretado segundo a ótica – prisma - de profetas, apóstolos e demais homens e mulheres chamados segundo a vontade divina em diferentes lugares e épocas.
Crendo que essa linha de pensamento que sigo seja algo tão provável quanto vivo que é pra mim, proponho com muita esperança que passemos todos a enxergar nossas teologias como fragmentos de uma luz sublime. Observando que a cristandade é uma grande malha que tem sido formada através dos tempos por pensadores e líderes ousados, os quais impuseram suas verdades como únicas, ainda que não compreendessem que as mesmas foram e continuam sendo pequenas nuances da grande revelação dos céus.