Quando a arte intervém...

Todos os que nasceram e cresceram em ambientes urbanos, se habituaram às manifestações artísticas (ou nem tanto) que pintam, zoam, embelezam e sinalizam prédios, muros e fachadas das cidades.

O grafite é uma rebelião artística, hoje, legítima e até certo ponto bem aceita em algumas regiões.
Reconheço que algumas pichações são feias, cinzentas, perigosas e marginais.

Acho que dá para diferenciarmos o artístico do criminoso, sobretudo, quando a arte do grafite começa a trazer a tona uma nova abordagem e visão acerca da cidade. É aí que ela passa a ser chamada por outro nome: Intervenção Urbana!

A Intervenção Urbana é uma expressão descendente da contra cultura, que propõe novos valores, questiona a humanidade, individual e coletivamente, prega beleza e reflexão, utilizando elementos que formam a paisagem do nosso dia a dia, nos chamando a atenção ao que outrora passava despercebido.

O olhar artístico misturado aos objetos da vida urbana tem se tornado um poderoso veículo de propagação de mensagem, intervindo no pensamento dos cidadãos, requerendo seu espaço na vida das pessoas.

Afinal, todo artista tem que ir aonde o povo está!

Fico a me perguntar quando, como igreja, aprenderemos a nos meter na vida das cidades. Quando faremos a nossa intervenção urbana? Espero ver isso um dia e me orgulhar por fazer parte de uma geração cristã que, sem medo de ser acusada de vandalismo, tome conta dos espaços vagos com a criatividade de quem possui, pela promessa, a mente de Cristo.

rafa

0 comentários: