Pr Rafa, vi sua resposta sobre influencias musicais tal... muita gente diz que ouvir música do mundo é pecado. Já a maioria dos músicos cristãos admitem que escutam como Juninho Afram por exemplo e por razões um tanto quanto lógicas... o q vc acha disso??

Coisas exteriores podem nos influenciar até certo ponto. Antes se pensava que o meio determinava uma pessoa, mas hoje, entende-se que, geralmente, cada um decide sobre sua própria vida (salvo casos especiais).
Você não é fruto do meio, do que ouve, do que come, mas de suas decisões.

Jesus disse que não é o que a pessoa consome que a contamina, mas o que sai dela, ou seja, o que está dentro da pessoa é o que determina sua vida.

Acho que isso pode se aplicar à música, à arte, aos relacionamentos, ao meio em que vivemos. O Senhor andava se relacionando com gente mal vista perante a sociedade, frequentava suas festas, mas Ele não era como elas.

Daniel 3 diz que o rei Nabucodonosor mandou construir para si uma estátua de ouro e que todas as pessoas ao ouvirem música (qualquer música), deveriam se prostrar e adorar sua imagem. O resto da história todo mundo conhece (A fornalha de fogo ardente)...

Cara, nós decidimos se algo nos influencia ou não! Acredito que existam pessoas que se sujeitem aos espíritos e idolatrias que envolvem a música, seja o rock (com suas diversas vertentes que fazem alusão ao álcool, drogas, sensualidade pervertida, atração ao ocultismo, rebeliões etc), a música eletrônica (com sua lisergia psicótica), o funk (Deus me livre), enfim, tudo pode ter o objetivo de fazer as pessoas se prostrar diante de um ídolo, mas quem decide se aquilo vai nos influenciar de fato, sou eu e você.

Se o cara é crente de verdade, se o Espírito está habitando nele, ele pode estar em qualquer ambiente, escutar qualquer coisa que seu interior permanecerá inabalável.

Pergunta que a gente responde

4 comentários:

Pollyanna Brito disse...

Gostei da sua resposta!!!!!
Às vezes é um pouco difícil responder se música secular é ou não pecado, pq isso é algo muito particular. Eu prefiro dizer assim: "atravessar a rua de olhos fechados é pecado?" A resposta já sabemos, que é não. Mas e se um dia vier um veículo de lá? Em tudo corremos riscos, uma vez não estando sensível ao Espírito Santo de Deus, pq Ele nos direciona.
Já tive experiências ruins por causa da música, por sua influência depressiva, pq é sabido que a música alcança a nossa alma (isso a psicologia tb afirma). O ideal é que a pessoa peça a Deus sensibilidade, para não trazer lixo para dentro de si...Pq Deus avisa!!!

Anônimo disse...

Ow... eu não sei até que ponto eu concordo com isso!
As pessoas geralmente querem ouvir algo do tipo.. tudo me eh licito.. eu posso todas as coisas.. e assim vai..
mas pelo que eu entendi a pergunta não está realcionada quando somente vc sai para algum lugar e esta tocando uma musica que não seja gospel.. mas sim escutar em casa, como opcao!!!! tipo eu to em casa e ao inves de escutar uma musica Cristã eu coloco uma musica do mundo...
Na minha opnião um crente nao deveria escutar!..
Cara tem tantos cantores gospel, tanto estilo.. eh soh procurar..

de uma mesma fonte nao pode jorrar dois tipo de agua!

Fora que assim como a musica gospel.. é uma entrega de adoracao a Deus... a musica do mundo eh adoracao ao diabo... olha pra fonte de onde sai, pode sai algo bom de uma fonte aamarga?

Então, sei la se eu posso opinar aqui... e sei que isso vai desagradar muitas pessoas...

Mas eu acho totalmente errado escutar musica do mundo.. por opcao!...

POde até ser que tudo me seja licito, mas nem tudo me convem... e eu vou responder por tudo que eu fizer aqui! seja bom, seja ruim..
seja me contaminar ou não! eu escolho a fonte.


Camila

Sandra disse...

Música do mundo?Mas a música gospel é o que,é para quem,para as constelações,para as nuvens,ou quem sabe para os ETs?Quer coisa mais mundana do que os músicos das músicas gospel?Até as "estrelas gospel" estão aparecendo no Faustão,como os outros,os do "mundo",oras bolas,vamos deixar de hipocrisia,é isso ai Rafa,Jesus habita no coração do homem,não no externo. E vamos escutar o que faz bem aos ouvidos,tipo...U2,Titãs,e os mineiros Jota Quest...gente que tem muito a ensinar o que é música de verdade.

Anônimo disse...

A questão é o princípio...assim como o Senhor é entronizado (elevar-se ao trono) meio aos louvores do seu povo, isso serve tanto p a luz qto p as trevas.Logo, o problema não é a musica em si, mas a fonte.Se há um princípio,e se o império avança por meio de legalidades,se a fonte não adora GENUÍNAMENTE a Jesus,quem ela está entronizando?Aquele que é adorado tem o direito de assentar-se ao trono (tanto o império sabe disso que as radios rodam 24/7, assim como no tabernáculo de Davi,que tinha adoraçao 24hs,assim como ha adorçao 24hs diante do trono do Pai...enfim...Não parece...mas é mais sério do que imaginamos, porque se adoração ta ligado tbm a trono, trono = governo. Que o Espírito Santo ajude nos conduza a toda verdade. E que venha o governo de Jesus..em toda terra..em todo lugar.