Somos batizados e casados dentro da igreja evangélica. Em que casos é possivel o divórcio?

Veja bem, pela regra que recebemos da tradição judaica e que foi absorvida pela consciência geral cristã, o divórcio é uma situação extrema, sendo encarada por Deus (segundo os profetas) como algo abominável.

A possibilidade do divórcio, segundo a "liberação" de Moisés (A Lei), foi para casos de adultério, e o próprio Jesus quando tratou sobre esse assunto, disse que foi uma permissão "por causa da dureza do coração das pessoas", mas que no princípio, as coisas não eram assim.

Entendo que o princípio é o do amor, da tolerância, da fidelidade... o amor, diz Paulo, que tudo suporta, tudo crê, tudo sofre... mas quem hoje está disposto a isso?

Ainda mais se tratando de uma situação de traição, como tem ocorrido comumente, tudo fica mais complexo e com os nervos atormentados e as feridas expostas, o lance do amor fica meio defasado.

Não vejo na Bíblia justificativas para o divórcio! Vejo pessoas usando a Bíblia para justificar-se em sua falta de amor, misericórdia e perdão.

Contudo, não havendo concordância entre as partes, se tudo já foi tentado, se há risco para a vida de alguém ou para a sua integridade física, se há prejuízos para vida de filhos... as vezes, é melhor não andarem mais juntos.

Pena que não pensaram nessas possibilidades antes de assumir um compromisso e fazer votos de criança diante de Deus e de padrinhos, gastar uma grana com festas, expor família e amigos a grandes transtornos, sem falar no escândalos para irmãos novos na fé, chamados de pequeninos.

Geração imatura a nossa... diria irresponsável, até! Mas o fato é que temos liberdade constitucional como cidadãos brasileiros para nos divorciar e, quando não consigo andar mais pelo padrão da Bíblia, então, me coloco debaixo da Lei dos Homens mesmo.

No final de tudo, por mais que estejamos enquadrados e julgados culpados pelas regras da Palavra, há sempre um amor inexplicável da parte de Deus em nosso favor, o qual não nos desculpa (pois Deus não tem o culpado por inocente) mas nos perdoa.
Essa é a nossa única chance, creio, a graça e a misericórdia de Deus perante nossos fracassos.

Mas em se tratando de humanidade, sempre foi assim e continuará sendo.
Bola pra frente!!

Pergunta que a gente responde

0 comentários: