Formspring

Rafa, sobre música. Gostaria de saber a sua posição quanto essa "separação" que é feita com relação a música dentro da igreja. A famosa exclusão da dita "música secular" dos ouvidos dos cristãos. Graça e paz, e que Cristo o abençoe!

Houve uma instrução que foi aceita por muito tempo na igreja que definia a música como sacra ou profana.
Não deixa de ser uma espécie de maniqueísmo, ou seja, a separação do bom do mau, de Deus e do Diabo, se não é de um, então deve ser do outro.

Radical, mas ainda haviam alguns que sugeriam existir uma música "neutra", que não estava nem de um, nem de outro lado na guerra do bem e do mal. Não deixa de ser uma evolução, mas muitos aproveitaram para colocar seus gostos pessoais na discussão, chegando, por exemplo, a proclamar a música clássica como sendo inspirada por Deus, dada sua beleza e complexidade.

Hoje, me parece que pela sacralização da música em nossas igrejas e a herética sugestão da volta do ministério levítico, além de uma total ausência doutrinária no Novo Testamento sobre esse tal ministério da música, um modelo de santidade vétero testamentário foi resgatado e estabelecido entre nós.

Músico na igreja é encarado como levita e como tal, deve seguir procedimentos de santidade e pureza que foram ensinados por Moisés, que foi quem deu essa ordem de separação e consagração total da tribo exclusivamente destinada ao serviço das coisas do Tabernáculo e mais tarde, das coisas musicais, como estabeleceu Davi.

Ao contrário disso, lembro-me de ver Jesus pedindo a Deus em oração por nós: "não te peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal".

Devemos decidir quem vamos seguir: se é a Moisés ou se é a Jesus?

Moisés nos manda ser completamente separados do mundo, com todas as suas coisas, Jesus roga ao Pai que sejamos livrados do mal deste mundo.

Se não podemos ouvir música do mundo, então vamos ouvir qual música? De marte?

Praticamente não ouço música que não é cristã, mas não fui proibido de ouvir, se quiser, quando quiser, ouço. Gosto mesmo dos irmãos tocando e poetizando pra Deus, isso é arte pra mim, mas é o meu gosto e é o que edifica o meu coração.

Proibir pelo argumento apelativo de que não vem de Deus é uma mentira - pois todo dom vem de Deus e a arte de fazer música nasce antes de tudo em Deus - e uma grande usurpação do direto a liberdade que cada pessoa tem de escolher o que gosta e o que quer.

Rafa

Pergunta que a gente responde http://formspring.me/reparadores

0 comentários: