Como voce interpreta o texto de "Levítico 19:28" ? Me deram explicação, mais não me convenceu, pois achei que o modo que me explicaram foi extremamente tradicionalista ?!

"Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós"...

Um pouquinho de história faz bem nesta hora.
Povos pagãos se mutilavam por diversos motivos, utilizando chicotes, silício entre outras ferramentas de auto punição.
Deus não permite que os seus façam isso!!

Auto flagelo, torturar-se a si mesmo, é disso que está-se falando o texto, não sobre tatuagens ou piercings.

Ainda que fosse, vamos avaliar as outras regras contidas só neste capítulo, sem querer chegar nem perto das 613 leis que um judeu deve obedecer em sua vida:

V.3: obedecer pai e mãe e guardar o sábado;
V. 9,10: separar uma parte de sua renda para ajudar os pobres dentre os ímpios (estrangeiros);
V. 11: ñ roubar, nem mentir, nem ser falso (ops);
V. 13: ñ oprimir os que trabalham pra vc, pagar correta e justamente seu salário;
V. 14: tratar bem os surdos e os cegos;
V. 15: não fazer distinção ou privilegiar alguém (perjúrio);
V. 16: não andar com fofoqueiros;
V. 17: não odiar os irmãos, nem deixar de falar a verdade;
V. 18: amar o próximo;
V. 19: não praticar a biotecnologia;
V. 27: ñ cortar as pontas do cabelo, nem da barba;
V. 33: ñ oprimir os não crentes que estão contigo (pense nisso);

Etc, etc, etc...

Quer cumpri com um, então que cumpra com todos!! Pois é maldito quem não observa todas as palavras da Lei.

To fora, prefiro a Graça,

rafa

Pergunta que a gente responde

79 comentários:

Anônimo disse...

Também prefiro a Graça mas, Marca é Marca...Através de uma ferida ,Desenho ou qualquer outra forma.Não fazer consciente tenho certeza que é isso que Falou o SENHOR!!!A Graça se cumpre em alguém que já tivesse qualquer tipo de "Marca" pela ignorância."No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.
31 Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos".Atos 17:30,31.Abraços !!!

Rafael Reparador disse...

O texto é muito utilizado com relação ao lance de um crente poder ou não se tatuar ou colocar um piercing.
Penso assim: se a Graça não tem poder sobre as marcas, não tem valor algum. Até o próprio arrependimento humano é fruto da Graça e não uma virtude espontânea, ao meu ver, ou seja, tudo parte de Deus e retorna para Deus.
No caso de uma tatto ou um piercing, do que deve-se arrepender? Qual o pecado? Não entendo, sinceramente...
Não há mal exterior se o mesmo não parte de uma intenção maligna.
Jesus ensinou que não é o que entra, mas o que sai, ou seja, é a intenção, o que está dentro que torna uma ação ou as palavras em obras más.
Vejo nossos atos estéticos e exteriores como ecos de intenções interiores, portanto, qual a maldade na intenção de quem faz uma tattoo?
Quis ficar mais bonito, impressionar os amigos, pagar uma de revolucionário etc. Qual o mal nisso?
Não posso afirmar se fazer uma tattoo é uma coisa certa, mas tb não se pode afirmar que é uma coisa errada. Ou seja, é uma coisa inóqua, sem nenhum poder de salvar ou condenar.
Da mesma forma como acho normal pessoas se mutilar por diversas outras questões estéticas, desde um lipoaspiração, uma maquiagem permanente, uma redução de estômago (que em alguns casos é questão de saúde, mas em outros, não).
Enfim, no esporte de ponta, muitos se auto flagelam para alcançar resultados maus expressivos, em busca do topo, do sucesso, da glória. Treinam mais do que deveriam, utilizam drogas e substâncias anabolizantes com certa naturalidade, pois seus ojetivos são o topo... isto, pra mim, é um golpe bem mais duro à carne do que uma marca exterior e as intenções são bem mais questionáveis do que a simples estética.
Mas é só o que penso quando olho pro texto e acredito estar buscando uma análise mais contextual e menos tradicional.

Abraço,

Rafael Cardoso

Anônimo disse...

"Dé cega, faca amolada" já dizia o poeta.
Interpretações ao pé da letra e fora do contexto histórico podem tornar inóqua a própria fé.
Se liga, minha gente! Antes de falar asneira, vamos ler mais um pouquinho ;).

Anônimo disse...

Retorno pra dizer, amigo Rafa, que se existissem mais cristãos como você o mundo seria um lugar bem melhor! ;)

Abraço,

Joana Menecucci

Unknown disse...

o versículo tb. está falando claramente, para não fazer ¨pelos mortos¨

Elias disse...

A Graça é uma maravilha:
Não existem mais leis e posso matar, roubar, mentir, adulterar, tatuar...
Ficou tudo na cruz!!!
Ô Glória!!!
O Céu será povoado por pessoas PIORES em caráter do que o Inferno!
Graça,Graça e Graça...

"O meu povo, disse Deus, perece por falta de conhecimento".
"Não vim para abolir a lei, disse Jesus, vim para cumprir"

Rafael Reparador disse...

Sim, nas palavras do próprio Jesus, "publicanos e as meretrizes entram adiante de 'religiosos' no reino de Deus".
E quando se trata de Cristo cumprir a lei, é exatamente isto, Ele cumpriu, levou sobre si a implacável fúria do pecado. Ou você, que tem nome de profeta, é capaz de suportar e pagar o preço por sua salvação?
Se sua resposta for "não", então pare de se colocar na frente dos salvos pela graça com sua miserável ideia de que suas atitudes são melhores do que a de que os outros pecadores... Hipócrita!

Anônimo disse...

Utilizamos a bíblia para justificar a nossa forma de pensar e não o contrario... Enquanto isso ocorrer continuaremos com questões como esse de auto afirmação e duvidas tao bobas que noa cegarao diante de tudo o que devemos fazer. Não se trata de ter tatuagem ou não, se trata de fazer a vontade Dele para que Ele seja o centro...
Mateus: 25. 31. Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; 32. e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; 33. e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda. 34. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35. porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; 36. estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me. 37. Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? 38. Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos? 39. Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te? 40. E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.

Anônimo disse...

A diferença é que, matar, roubar, mentir, é pecado, pois transgride a vontade de Deus, o que Deus nos ordenou, já a tatuagem ou um brinco onde quer que seja não é!
A bíblia não condena em lugar algum a tatuagem, em Levítico a ordem foi dada pois os povos pagãos da época se marcavam para cultuar outros Deuses ou se machucavam como forma de sacrifício, também para outros Deuses!
Mas se pensarmos que tudo que destrói o nosso corpo é pecado, logo, comer aquilo que nos faz mal é pecado? Ter uma vida sedentária é pecado? Uma mulher usar um brinco ou fazer uma sobrancelha definitiva é pecado? Enfim, pecado é julgar o próximo sem conhecer o seu coração, Pq esse só Deus conhece!
Sem mais!

PRISCILA SOARES disse...

Rafa eu gostei das suas explicações.. tem muita coisa escrita na bíblia que muitos pastores invertem o sentido ou a intenção para colocar medo ou usar a favor daquilo que ele almeja que as pessoas acreditem.. digo no caso de tocar o coração das pessoas e fazendo então a pessoa acreditar que o que ele disse é verdade.. vejo muito mais muito mesmo nas igrejas que usam a palavra de Deus para convencer as pessoas a doarem a se lançarem a fazer doações financeiras dizendo que é Deus que ta falando ou que se a pessoa realmente crê ela faz o que ele pede dizendo ser Deus que está falando.. entende????

Anônimo disse...

Tudo seja para gloria de Deus, se edifica em algo isto em um cristão;

Unknown disse...

A verdade é que tem muita gente por aí buscando brechas na palavra de Deus, tentando se justificar por coisas que agradam aos olhos. Tenho certeza que a maioria que comentou que é certo se tatuar ou marcar o corpo, são tatuados ou marcados. A palavra de Deus é CLARA em muitas coisas, e se tatuar e se marcar é uma delas. Não venham querer reparar a palavra de Deus.

Mari disse...

Rafael, estou te aplaudindo de pé!
Primeiramente que o termo "tatuagem" não era usado quando a bíblia foi escrita (alguns anos depois da morte de Cristo) e que sempre se referiam aos erros cometidos naquele redor (idolatria e marca para outros deuses principalmente).
O que pensar das fiéis, que fazem sobrancelha definitiva, têm 3 furos na orelha e cortam cabelo? Seria hipocrisia da parte delas? Ou falta de conhecimento da palavra?
Durante toda a minha caminhada, minha mãe sempre disse: Jesus veio para mudar o antigo testamento. Ele é o Novo testamento.
Penso que sim, fazer uma tatuagem de um demônio ou algo do gênero como muitos tem, seria um culto a outros deuses. Isso seria um bom exemplo.
Como o anônimo disse, ninguém respeita o corpo. Quem tem o pecado da gula, da preguiça, tem uma vida sedentária também não cuida do templo de Deus. O que seria uma tatuagem de borboleta perto disto tudo? Ou um furo no nariz?
Abçs.

Anônimo disse...

O teu corpo é o templo do Espirito Santo. Voce cortaria as paredes de um templo de Deus ou picharia as paredes? Pense nisso.

Anônimo disse...

O inferno é logo ali ...

Unknown disse...

PELOS MORTOS
EU CONSIGO ENTENDER QUE NÃO DEVEMOS HOMENAGEAR OS QUE JÁ SE FORAM .

Anônimo disse...

Irmão não compare o templo de Deus com paredes de um templo há igrejas com pinturas decentes ou com estilos jovens e que não vejo problema, resumindo Deus está preocupado com a intenção do seu coração 1º Samuel 16:7.

Anônimo disse...

Na Biblia podemos escolher o que seguir ou o que não seguir? Podemos deixar alguns mandamentos de fora e ficar só com o que queremos? Se assim for devemos continuar a fazer o que diz em Leviticos 19:
19 Guardarás os meus estatutos; não permitirás que se ajuntem misturadamente os teus animais de diferentes espécies; no teu campo não semearás sementes diversas, e não vestirás roupa de diversos estofos misturados.
20 E, quando um homem se deitar com uma mulher que for serva desposada com outro homem, e não for resgatada nem se lhe houver dado liberdade, então serão açoitados; não morrerão, pois ela não foi libertada.
E, quando tiverdes entrado na terra, e plantardes toda a árvore de comer, ser-vos-á incircunciso o seu fruto; três anos vos será incircunciso; dele não se comerá.
Porém no quarto ano todo o seu fruto será santo para dar louvores ao Senhor.
Levítico 19:23,24
27 Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba.
Esse nós deixamos de cumprir por que?
E então? Acho que ainda usam a Biblia como arma para garantir certo controle sobre as pessoas, julgando quem é bom quem é mal.....ora...deixem de querer ser Deus...Ele sim julgará a cada um!!!

casal perfeito disse...

Romanos fala para se conformar mais com este mundo mas tranformar pela renovaçao da vossa mente discurtir evangelho doutrin, irmaos porque nao orem pedindo direçao para o espirito santo ele que conhece as intençoes do coraçao nao e hora de ficar achando isso ou aquilo vamos orar que da oraçao vem a resposta de Deus se dizer para fazer tatto faça se ele falar para nao fazer ai e com a pessoa ou sera que Deus nao fala mais entre seu povo ainda Deus fala nesta era irmao vamos orar uns pelos outros amemmm

Ricardo disse...


Alguém já viu uma ferrari com adesivos?
Os donos julgam que a própria beleza da ferrari já fala por si só.
Desafio qualquer um, se a tatuagem em seus corpos, é símbolo de adoração a Deus, ninguém pensa nisso, é para exibicionismo, massagem no ego, mente vazia. Vai pro campo missionário Pra ver se vão ter tempo de pensar nisso!!!
Tudo borra bota!!!

OtaldoRic disse...

Concordo que não devemos julgar.
Mas SIM!!
O corpo é o templo do Espírito Santo! Portanto, tudo que faça mal ao teu corpo é sim um pecado e transgride a lei de Deus.
Portanto, temos o livre arbítrio e vai de cada um cuidar do "templo" de Deus da forma que achar correta...

Anônimo disse...

e conhecerei a verdade e a verdade vos libertara vc precisa conhecer a verdade

Unknown disse...

Eu não discrimino a ninguém por ter feito na ignorância ou depois de conhecer a jesus, eu nunca me interessei por essas práticas, depois do encontro com jesus menos ainda. O bondoso Espírito Santo tem preenchido minha vida com sua graça e me ajudando a não usar meu dinheiro com tais coisas, quero deixa claro para os irmãos, que isso sou eu, cada um interpreta da forme Deus lhes orienta, tanto quem fez, quem faz,quem não fez vão presta contas ao Senhor! Então, amados do Senhor Jesus Cristo, seja feliz com Deus em vossos corações. Deus abençoe a todos poderosamente em nome de Jesus.

Unknown disse...

Nos temos que servir a Deus de corpo alma e espirito o nosso corpo é o templo do espirito santo,então pircing,tatuagem não se encaixa no perfiu de um cristão,se foi no tempo da nossa ignorância Deus nos perdoa e nos da uma nova chance através do nosso arrependimento,mas que não que não venhamos praticar tais atos.

Anônimo disse...

Ninguém fala de Levítico 19:27.
O que me dizem??

Unknown disse...

Vivemos no tempo da graça. APOCALIPSE 2 , Deus já vem relatando a igreja de Esmirna em relação as pessoas que agem como judeus, e não são. No caso somos nós, gentios! Tantas outras coisas que se devem ser falado, e não vai ser uma tatuagem que vai te fazer um pecador

Unknown disse...

Excelente, muito sensato. Antes de fazermos uma marca no corpo devemos pensar : O porque disso? estou fazendo para mostrar para outros que sou moderno? Quero chamar a atenção para o meu coprpo?

Unknown disse...

O nosso modelo a ser seguido é o Cristo. Com isso em mente pergunte-se: Jesus Cristo se tivesse aqui na terra hoje, faria qualquer tipo de marca no corpo, seja lá qual for o motivo?

Unknown disse...

Ricardo, meus parabéns pelo comentário, falou tudo. O pessoal da tatuagem, só usam para levantar seu ego, vaidade e etc... eu vi uma postagem no face de uma page,cujo o nome da page é " Adoradores tatuados ", uma página que se diz "cristão" mas tatuados rs, em que o pessoal da página postou a seguinte frase: " até no frio não usamos casacos só para mostrar as nossas tatuagens". Ou seja, foi o que vc disse, eles usam para vaidade e o abuso da vaidade é pecado que eu saiba.

Anônimo disse...

Não resisti a um pensamento que me ocorreu agora. Qual será o percentual de esquimós que se tatuam?

Devemos refletir mais.

Paz seja convosco.

eli disse...

Vou falar pouco,voces querem mudar as escrituras






Unknown disse...

Exatamente a melhor resposta q li
Cristão é o centro seja na lei ou na graça. A melhor resposta é isso. "Será q Jesus faria?" Ainda assim acho q marca é marca. Antes da conversão tudo bem. Depois é loucura. O problema é q agora q descobriramnum tal de contexto, dizem q não está em contexto. Mas a palavra da muita clareza, marca recebida através de uma ferida. Isso não nega. Ou será q não existe dor ao fazer uma tatuagem.

Leonice Felipe disse...

Não aprenderam já que o vosso corpo é a morada do Espírito Santo que Deus vos deu e que vive portanto em vocês. Por isso o vosso corpo não vos pertence. 20 Porque Deus vos comprou por um preço elevado. Sendo assim, usem todo o vosso ser, tanto o corpo como o espírito, para a glória de Deus, porque a ele pertencem.1 Coríntios 6:19-20

Só para refletir eu não tenho duvidas nenhuma.

Leonice Felipe disse...

Vocês não se dão conta de que constituem o templo de Deus, e que o Espírito de Deus vive em vocês? 17 Se alguém estragar a casa de Deus, Deus o destruirá. Porque a habitação de Deus é santa; e cada um de vocês é o seu templo.
1 Coríntios 3:16, 17
mais claro que isso desculpa falta discernimento do Espirito Santo ...
Deus os abençoe.

Roseli disse...

Julgamentos e mais julgamentos. Quem faz a obra é o Espirito Santo. Quem convence o homem é o Espirito Santo. Quem vai dar a resposta é o Espirito Santo. O que eu acho ou deixo de achar não conta, pois em cada um Deus trabalha de uma forma. Portanto vigiem antes de falar ou aconselhar pois para matar alguém espiritualmente basta uma palavra. Quando alguem tiver dúvidas convide a pessoa a orar e ore por ela. Não adianta mencionar vários versículos da Bíblia para ela se a mesma não tiver o discernimento espiritual. Amem mais, abracem mais. Deus os abençoe.

Unknown disse...

A mim parece claro o mandamento de não marcar o seu corpo com qualquer que seja a marca. A graça não nos autoriza a pecar voluntariamente, ou seja, se sabemos que tatuagens não agradam a Deus, porque fazer? Se Já cometemos outros pecados sem querer, porque pecaremos voluntariamente?
Se, no tempo da ignorância nos tauamos, somos então perdoados e isto não nos é levados mais em conta. Isto é GRAÇA. Pecar deliberadamente é provocar ira do Senhor. Prefiro evitar os pecados voluntários pois não posso evitar os voluntários. A paz de Cristo a todos.
Obs :o corpo do crente é o templo do Espírito Santo!

Unknown disse...

"Quem está em Cristo NOVA CRIATURA É..." está em II corintios 5:17. Sendo assim, a conversão tem que vir acompanhada de mudança de mentalidade e de vida. Se eu creio em Cristo e permaneço a mesma pessoa de antes que proveito isso me trouxe? Onde está o novo nascimento, sem o qual não poderei ver o reino dos céus? Portanto, quero dizer que o princípio do mandamento permanece na minha vida, e se marco meu corpo sabendo que o Senhor reprova esta prática, peco conscientemente e não nasci de novo praticando as velhas coisas .
Graça e paz a todos.

Unknown disse...

"Quem está em Cristo NOVA CRIATURA É..." está em II corintios 5:17. Sendo assim, a conversão tem que vir acompanhada de mudança de mentalidade e de vida. Se eu creio em Cristo e permaneço a mesma pessoa de antes que proveito isso me trouxe? Onde está o novo nascimento, sem o qual não poderei ver o reino dos céus? Portanto, quero dizer que o princípio do mandamento permanece na minha vida, e se marco meu corpo sabendo que o Senhor reprova esta prática, peco conscientemente e não nasci de novo praticando as velhas coisas .
Graça e paz a todos.

Anônimo disse...

Se o cara não consegue obedecer mandamentos básicos para as relações humanas, como os citados acima, então por favor se isole da sociedade, você é perigoso pras pessoas,nao confunda liberdade cristã com consciência cauterizada.

Robson Dayraut disse...

A palavra traduzida como marca e ktovet , significa escrever , talhar sobre madeira, portanto se trata de tatuagens, mas no novo testamento o tema nao e abordado. Porem,I Coríntios 19 e 20 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.Não sendo nós donos do nosso corpo, o dono mandou fazer a tatuagem ou o piercing ?

Robson Dayraut disse...

A palavra traduzida como marca e ktovet , significa escrever , talhar sobre madeira, portanto se trata de tatuagens, mas no novo testamento o tema nao e abordado. Porem,I Coríntios 19 e 20 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.Não sendo nós donos do nosso corpo, o dono mandou fazer a tatuagem ou o piercing ?

Anônimo disse...


Vou dizer apenas uma coisa...

Fazer marcas no corpo é um ato de mutilação o não do proprio corpo? Será que mutilação é apenas o corte? mais colocar tatuagem ou piercing é um ato ou nao de mutilação que requer cortes? não vou de encontro aos principios Bíblico, o texto para mim foi bem claro.

Lembrando que na Babilonia os Deuses falsos tinham tatuagens e usava piercing.

A pergunta é, a quem devemos seguir?

Anônimo disse...

Claro, afinal fazer tatuagens é a mesma coisa que roubar e matar. Mas é um acéfalo mesmo,leia sobre o mandamento de não julgar o próximo

Unknown disse...

Kkk hipócritas estão tudo fé barca feita e cabelo cortado falando do próximo q fez marca rs

Unknown disse...

Caro irmão rafa (autor):
O que nós devemos entender é que cada caso é um caso.
Existem leis que realmente foram abolidas, por exemplo: você não precisa mais oferecer dois novilhos por dia, se purificar com água ou oferecer sacrifícios em um santuário, pois o maior sacrifício foi feito em Cristo. Todas essas leis apontavam para sua Morte.
"Tô fora, prefiro a Graça" - Quer dizer que agora eu posso roubar, matar, adulterar e humilhar meus pais que a Graça de Deus vai me justificar? Irmão querido, qual a lógica que você vê nisto?
"Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei" Romanos 3:31
Essa lei de mutilação proibia ( e ainda proíbe ) os Filhos de Deus de ferirem seu corpo, que é o Templo do Espírito Santo.
Analise com cuidado a questão da Graça, e você verá que ela não é da maneira que você pensa.
"pois antes de ser dada a lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei."
Romanos 5:13
Se não há Lei, não há pecado. Se não há pecado, para que Graça?
Não há Lei sem Graça, e muito menos Graça sem Lei.

Pense nisto,
Deus o abençoe

Unknown disse...

Mas amado, sua mulher ou filha tem brinco ? Também geram dor... é no texto de levitico que condena a marca ou tatuagem fala sobre um determinado povo cujo costume era de tatuar algo venerando mortos e tal pelo que li e lá fala sobre não aparar a ponta da barba, vc faz a barba ? Se tatuar causa dor mas não causa nenhuma doença, vc bebe refrigerante ? Sabe que isso é altamente cancerígeno? Então depende do propósito do seu coração querido e o que vc tatua, eu sou a favor e contra o exagero também mas nao sou dono da verdade esse é meu entendimento, quem sabe Deus possa me falar um dia que não é bem assim,mas hj de fato não traz condenação para mim mas respeito a quem defenda que é contra também!

Unknown disse...

Então se a senhora quiser cumprir a lei viva ela, por favor não use brincos pois eles te furam! Não beba refrigerante são altamente cancerígenos, e o marido não faça a barba pois antecede o versiculo em levitico que fala sobre marca para os mortos

Unknown disse...

Eu não tenho tatuagem ainda... porque estou me convencendo em alguns textos bíblicos que não há condenação e nem favorecimento algum... as pessoas falam de textos em coríntios No qual Paulo fala sobre que nosso corpo é templo do espirito santo então vamos lá, se é templo é interno, então o contexto fala sobre ego,raiva,inveja qualquer sentimento contrário do coração de Deus ou que te afaste o espirito santo. Porque vcs mulheres usam batom então e furam suas orelhas? Não será vaidade ? Homens la em levitico fala sobre não passar navalhas nos fios da barba e hj vc as faz ? Gente tatuagem naquela época no caso marca nem era tatuagem, era pertencente a uma tribo que adorava os mortos e foi uma ordem de Deus dentre outras coisas que não se cumprem hj, então na minha opinião já falaram a cima que é coisa de mente vazia e que se tivessem em campo missionário não teria tempo de pensar nisso etc... então te desafio a pensar com qual frequência vc corta seu cabelo? Vc compra roupas novas? Não serão vaidades ? O mais importante queridos é a intenção do seu coração e o que vc tem se alimentado e feito com o templo de Deus para que habite o espirito santo, claro que devemos ser moderados a cima de tudo. Espero que aqueles que citam a bíblia pra serem a favor ou contra não apenas peguem textos isolados mas o fato no qual se origina o versiculo ou capítulo!

Tânia disse...

Sempre achei tatuagem uma coisa muito feia e detesto piercing, mas tenho uma filha que sempre quis fazer uma tatuagem. Ela ama borboletas e queria tatuar uma no ombro. Eu, no início, fui contra, mas depois vi que uma tatuagem não faria diferença em quem ela é. Ela fez e hoje tem três tatuagens lindas. Minha filha continua maravilhosa como sempre. É atenciosa, carinhosa e me trata com muito respeito. As tatuagens não mudaram o comportamento dela. Ela é meu presente de Deus e não acredito que seja pecado. Não acredito que Jesus vá nos julgar por tatuagens ou piercing. Ele vai nos julgar pelas nossas atitudes. Pelo que fizemos para melhorar a vida dos necessitados. Por não virarmos o rosto para quem tem fome. Ele vai nos julgar pelos nossos ATOS como seres humanos cheios de erros e acertos que somos, e não por uma interpretação de um versículo da Bíblia. A Bíblia foi oficializada pelo Imperado Constantino no Conselho de Nicéia, aprovada pelo Papa São Silvestre I. Depois dessa, várias outras traduções foram feitas, de acordo com o ponto de vista de cada tradutor.
O que é real? O que foi colocado para manipular a população?
Sejamos realmente CRISTÃOS. Não temos o direito de julgar ninguém, de falar mal, e outras coisas mais. Vamos fazer caridades e mostrar que podemos ser menos imperfeitos e mais atuantes.
Deus os abençoe.

Anônimo disse...

Você corta o cabelo pra que?

Anônimo disse...

Por qual motivo você corta o cabelo ?

Anônimo disse...

Por qual motivo cortam o cabelo? A vaidade é pecado...

Anônimo disse...

Excelente! Deus te abençoe!

Unknown disse...

Se tem uma coisa que eu tenho abuso, é de crente que usa esse versículo pra justificar que fazer tatuagem é pecado. Vamos primeiro voltar no tempo, e estudar sobre os costumes dos povos daquela época... eu sou evangélica tb.. tenho várias tatuagens e sinceramente, não me arrependo de nenhuma e amo minhas tattoo.. Depois que eu me reconciliei, fiz mais duas.. mas Deus me incomodou profundamente sobre isso.. Deus tem uma obra diferente com cada pessoa, aquilo que Ele me incomodou, pode não incomodar a outra pessoa. Esse mimimi com essa passagem, enche o saco.

Um Verdadeiro Adorador disse...

Sobre este texto um dia ouvi um pastor muito usado por Deus, em uma pregação que achei muito inteligente em relação a este versículo. Ele disse "prefiro chegar ao céu e Jesus me dizer que eu poderia ter feito uma tatuagem e não fiz, do que ir para o inferno". Reflita

Anônimo disse...

Não ha um respaldo bíblico para tatuagem pq pelo menos na minha não tem...o povo quer enfiar coisa do velho testamento encima do novo affs... Apostolo Paulo sita duas vezes na bíblia "tudo é lícito mais nem tudo me convém... Tudo é lícito mais nem tudo me edificá...Cristão tem que ser moderado...o problema é que se "eu" não gosto de uma coisa no caso aqui a tatuagem então fico procurando coisas onde não ha pra dizer que é errado...irmãos vamos usar o raciocínio lógico pq o Senhor nos deu me mostra onde está que se fizer vai pro inferno que posso até mudar de opinião.... Etc etc etc

Anônimo disse...

Não defendo o uso de tatuagens, más acredito piamente que ser humano na sua insignificância nunca saberia o que Jesus iria fazer, quando paro pra pensar no que ele faria inevitavelmente nós usamos as nossas crenças e influências subconscientes para responder. Glória seja data a ele o autor e consumador da nossa fé, Jesus.

Unknown disse...

Graça e Paz irmãos, concordo com a explicação sobre a marcar o corpo em tatuagem, os povos pagãos marcavam os​ corpos em culto aos deuses, mas toda tatuagem tem uma explicação, tem um sentido, então qual é a sua? Porque vc está fazendo uma tatuagem? Pense bem antes de fazer, o porque disso a quem vc está prestando sacrifício​.Deus os abençoe, fiquem na Paz.

Anônimo disse...

Alguém só pode falar que minha tatuagem é pecado, se essa pessoa guardar o sábado, não aparar o cabelo .Nem a barba...Etc, pregar um único versículo​ isolado dá Bíblia sagrada sem ler o contexto por completo, já levaram muitos a criarem seitas

Anônimo disse...

Eu penso como vc, Rafael. Até porque se não podemos nos tatuar, tbm não podemos cortar o cabelo, não é verdade? O que eu acho errado referente a isso são duas coisas: a primeira é o que estamos tatuando, se escandaliza ou blasfema contra o nome do Senhor; a segunda coisa é o exagero. Como cristãos, devemos tomar cuidado com o exagero. Falo isso porque tenho uma clave de sol no pulso, e me tiraram do ministério de louvor devido a isso. Depois a própria liderança viu que era besteira e me chamaram de volta, rsrsrs...
As pessoas se prendem a levítico por ignorância, deviam estudar um pouco mais sobre o assunto. Eu mesma, antes de fazer essa tatuagem, embora seja bem pequena, pesquisei muito sobre o assunto.
Mais uma vez, digo que não acho pecado, só não concordo com o exagero.

Abraço,

Ester.

Unknown disse...

Tanta gente que lê e tanta pobreza de interpretação. O texto de Levitico fala claramente sobre fazer algo pelos mortos. Leia e verás que há um ponto e vírgula que indica a continuação do assunto em questão.

Unknown disse...

Ainda bem que o corpo é meu
, em partes, e eu tenho p direito de decidir o que quiser sobre ele. Se eu for me preocupar com muitos que acham que sabem interpretar as escrituras, tô é lascada. A consciência é minha, e se Deus discordar Ele mesmo vai me repreender.

Edimílson disse...

Então se prostituir uma vez, só por uma hora. Tudo bem??? Pau é pau, pedra é pedra. Não há meio termo. Leis são feitas para serem cumpridas na íntegra, não um pedacinho, parcialmente. Imagine as divinas... Mas existe o livre arbítrio e cada um responde por si e dará conta tão somente de seus atos, portanto o que vc ou qq outro faz, com seu corpo ou o que seja, não é problema meu. Edimilson.

Edimílson disse...

Então se prostituir uma vez, só por uma hora. Tudo bem??? Pau é pau, pedra é pedra. Não há meio termo. Leis são feitas para serem cumpridas na íntegra, não um pedacinho, parcialmente. Imagine as divinas... Mas existe o livre arbítrio e cada um responde por si e dará conta tão somente de seus atos, portanto o que vc ou qq outro faz, com seu corpo ou o que seja, não é problema meu. Edimilson.

Edimílson disse...

Então se prostituir uma vez, só por uma hora. Tudo bem??? Pau é pau, pedra é pedra. Não há meio termo. Leis são feitas para serem cumpridas na íntegra, não um pedacinho, parcialmente. Imagine as divinas... Mas existe o livre arbítrio e cada um responde por si e dará conta tão somente de seus atos, portanto o que vc ou qq outro faz, com seu corpo ou o que seja, não é problema meu. Edimilson.

Edimílson disse...

Parabéns pelo seu entendimento. Concordo em gênero, numero e grau.

Edimílson disse...

Bem,se vaidade não é pecado... Qual o motivo REAL de se fazer uma tatuagem ??? Então mentir, roubar, fornicação tb não. Desde q seja só um pouquinho e não faça mal para ninguém. Mas isto NAO É PROBLEMA MEU, pois não darei conta dos atos alheios. Se for p agir, proceder e se comportar como "os do mundo" então p que "ser crente"??? Acho q tá na moda, né?

Edimílson disse...

Belo vocabulário p uma serva de DEUS. Parabéns por ele e pelo seu raciocínio equivocado.

Edimílson disse...

Concordo. Simples, objetivo, inteligente. Sem "mínimo"

Janaina disse...

De verdade? Tô muito triste e chateada com o evangelho que os ditos "cristãos" estão vivendo atualmente. Pode daqui, não pode de lá... Quanta ladainha inútil que não traz edificação nenhuma. Só deixo aqui um questionamento. E se Cristo viesse hj e fosse todo tatuado? Ele deixaria de ser o Cristo de antes? Ele deixaria de morrer por você? Aí você pode dizer, Ah... com certeza Ele não viria dessa forma. Ah é? Foi exatamente isso que pensaram os judeus daquela época quando o conheceram de perto pois, Ele fez muitas coisas que ia contra tudo aquilo que acreditavam até então e mesmo assim era Ele o único que não tinha pecado algum. Pensem nisso... por favor...

Anônimo disse...

Tem gente que prefere fazer uma tatuagem maneira do que ir pro céu.

Karen disse...

A melhor resposta é cada um cuidar da sua vida! Afinal a salvação não era individual????? E tudo lhes é lícito, porém nem tudo lhes convem. Cada um ore e trate melhor do seu próprio pecado assim se preocuparia menos com os "pecados" alheios, "pois como pode tirar o cisco do olho do outro, sem antes tirar a trave do seu?" então povo! Acho que temos problemas muito maiores do que ficar discutindo por causa de tatuagem!

Karen disse...

A melhor resposta é cada um cuidar da sua vida! Afinal a salvação não era individual????? E tudo lhes é lícito, porém nem tudo lhes convem. Cada um ore e trate melhor do seu próprio pecado assim se preocuparia menos com os "pecados" alheios, "pois como pode tirar o cisco do olho do outro, sem antes tirar a trave do seu?" então povo! Acho que temos problemas muito maiores do que ficar discutindo por causa de tatuagem!

Karen disse...

A melhor resposta é cada um cuidar da sua vida! Afinal a salvação não era individual????? E tudo lhes é lícito, porém nem tudo lhes convem. Cada um ore e trate melhor do seu próprio pecado assim se preocuparia menos com os "pecados" alheios, "pois como pode tirar o cisco do olho do outro, sem antes tirar a trave do seu?" então povo! Acho que temos problemas muito maiores do que ficar discutindo por causa de tatuagem!

Karen disse...

A melhor resposta é cada um cuidar da sua vida! Afinal a salvação não era individual????? E tudo lhes é lícito, porém nem tudo lhes convem. Cada um ore e trate melhor do seu próprio pecado assim se preocuparia menos com os "pecados" alheios, "pois como pode tirar o cisco do olho do outro, sem antes tirar a trave do seu?" então povo! Acho que temos problemas muito maiores do que ficar discutindo por causa de tatuagem!

Karen disse...

A melhor resposta é cada um cuidar da sua vida! Afinal a salvação não era individual????? E tudo lhes é lícito, porém nem tudo lhes convem. Cada um ore e trate melhor do seu próprio pecado assim se preocuparia menos com os "pecados" alheios, "pois como pode tirar o cisco do olho do outro, sem antes tirar a trave do seu?" então povo! Acho que temos problemas muito maiores do que ficar discutindo por causa de tatuagem!

Anônimo disse...

Irmaos o objetivo de ser do cristão é tudo o que fizer seja para glorificar a Deus e tudo que é de Deus nao traz dúvidas.

Unknown disse...

Se estão cumprindo o mandamento de não marcar o corpo, porque não cumprem os outros mandamentos?
Deus não gosta de coisas pela metade. 😊

Anônimo disse...

Isso Roseli!! acho que devemos nos amar mais e deixar Deus julgar!! não acho certo mas não aponto quem faz!! acho feio os absurdos desnecessários!!