Deus adorado na vida dos Filhos


Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai ... mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”.

João 4:21-24


Jesus inaugurou um novo momento no relacionamento da humanidade com Deus. Além de chamá-lo, revolucionariamente, de Papai, ao ensinar seus discípulos como orar, aqui neste texto, Ele dá as novas diretivas que orientaram a nova geração de adoradores que veio após Ele, incluindo a nossa.

A mulher samaritana havia recebido de seus antepassados uma tradição que apontava para o alto de uma montanha, quando o assunto era cultuar a Deus. Vemos civilizações antigas adotarem lugares sagrados, com altares rudimentares, mas cheios de significado histórico, como se eles fossem espécies de portais de acesso entre o natural e o sobrenatural.


Tradições religiosas não têm mais valor na vida com Deus, conforme o modelo do Filho. Jesus revela à mulher que até mesmo o Templo de Jerusalém, lugar escolhido por Deus para ser sua habitação no meio do povo santo, havia se tornado obsoleto. Não era mais ali o lugar onde se poderia encontrar o Criador!

Para que possamos desenvolver um relacionamento bíblico e verdadeiro com nosso Deus, devemos identificar o que mudou e passar a andar conforme a revelação da Nova Aliança.

De fato, os tempos mudaram! Devemos abandonar definitivamente a espiritualidade da idade da pedra. Jesus enterrou a espiritualidade ritual até ali vigente, iniciando a espiritualidade relacional, que é a espiritualidade que vigora até os dias de hoje.


Acabaram os rituais, os sacrifícios, os ornamentos simbólicos, todas essas coisas caducaram junto com a Lei. Não funcionam mais! Não se toca em Deus ao subir a mais alta e sagrada montanha, nem mesmo através de uma longa peregrinação a Jerusalém. Não importa o quanto isto custe, não funciona mais assim!

Deus escolheu um novo lugar para se relacionar com a humanidade e esse lugar não está situado num logradouro qualquer de alguma cidade especial, mas está dentro de cada ser humano que, pelo milagre do Evangelho, passou a receber o poder de ser feito filho.


Deus é adorado na vida dos filhos!


Os filhos chamam Deus de Papai e se relacionam com Ele em intimidade e transparência. É o fim da hipocrisia religiosa, que esconde os pecados e mazelas individuais por trás do véu ritualista.

Muitas pessoas são boas em realizar rituais, são místicas, impressionam por causa de sua aparência super espiritual, porém, Deus não se impressiona com eles, pois escolheu morar no interior dos filhos e, portanto, sabe o que está dentro de cada coração.

Então, que fique claro que vivemos no tempo em que a adoração não é mais um ritual e sim, uma relação. Somos filhos agora! Essa adoração se dá em espírito, porque acontece em nosso interior e e em verdade, porque não há hipocrisia nela.


Chega de mentiras e de rituais que não têm o menor valor para Deus. Entre nessa dimensão de relacionamento com o Pai e aprecie o delicioso fruto da Graça, que é o maior dos benefícios com o qual presenteia a todos seus filhinhos.


rafa,

na revolução

0 comentários: