Dúvidas bíblicas


"Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim". Mateus 19:8.

Será que Deus se permite abrir mao de seus princípios estabelecidos para continuar acessível aos homens pecadores?

Amigos sábios, nao sei se estou lendo este texto fora de seu contexto, mas eu juraria que aqui há um forte indicador de que as regras de Deus sofrem contínuas variaçoes para se adequar à realidade humana de cada tempo.
Vi Paulo relativizando em suas cartas regras recebidas no Concílio de Jerusalém e tenho visto uma espécie de "evoluçao" - ou seria "involuçao" - na interpretaçao da Igreja acerca das Palavras.

Será que há um caráter relativo na Palavra de Deus? Se Ela é de fato uma Palavra Viva, se molda ao meio ambiente, como qualquer outro ser vivo?
Da perspectiva espiritual, o que seria imutável?

Muitas dúvidas rondam minha mente nestes dias...

rafa

10 comentários:

Anônimo disse...

Rafa, bom saber que não sou a única a ter dúvidas acerca da palavra...hehe
Mas gostaria então de saber sua opinião a respeito de segundo casamento!
Ouço tantas teorias sobre esse assunto, pessoas que dizem que só em caso de adulterio, outros dizem que o divorcio em caso de adulterio é permitido mas o casamento não, outros dizem que não é permitido em hipótese alguma, enfim...Qual sua opinião?

^Valeu...

Rafael Reparador disse...

Biblicamente, quem está disposto a divorciar-se, tem também que estar disposto a viver solteiro daí em diante.

Jesus abriu a perspectiva do divórcio em caso de adultério, mas Ele não foi adiante na mensagem autorizando novo casamento.
“Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar-se com outra comete adultério (e o que casar-se com a repudiada comete adultério)” (Mt 19:9).

Eu penso que a vontade de Deus é que ninguém se divorciasse, mas sim que perdoasse e restaurasse a aliança conjugal. (certamente, quanto a isso, vc já deve ter refletido).

Paulo diz: “E aos solteiros e viúvos digo que lhes seria bom se permanecessem no estado em que também eu vivo. Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar-se do que viver abrasado” (1 Co 7:8,9).

Acredito que dentro desse grupo de solteiros e viúvos, pode-se, por misericórdia divina, encaixar os divorciados que nao conseguem viver sós.
Note que o texto acima nao dá base para isto, mas estou falando de misericórdia, de graça, de um amor divino que aplaca a fúria inexorável da Lei e ajuda os seres humanos em suas falhas e fraquezas.

Muita prudência e, principalmente, muita oração. Uma pessoa “solteira” pode ser muito mais feliz do que uma casada. Alguém mal casado está encalhado, enquanto que a solteiro é livre.

Acredito na misericórdia de Deus como base para um novo casamento, embora a Bíblia nao manifeste sobre isso de maneira favorável.

Enfim, é uma situaçao difícil e altamente controversa. Devemos saber contudo que um novo casamento nao é garantia de que problemas antigos nao resurjam.

Entao, a discussao nao finda por aqui!

Anônimo disse...

olá, Quanto a questão de duvidas realmente muitas pessoas tem elas, e aqui neste comentario não tenho a minima intenção de tentar impor a minha opinião, até mesmo porque quando a dei sempre fui interpretado como um cara com pouca imaginação e que vivo em mundo fechado. e pensando sobre isto para que dar a minha opinião para uma pessoa que ja tem a sua formada?
e só uma lebrança da biblia que fica em hebreus 13:8
Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. pensando por este lado vejo que a palavra permanece a mesma e que ela não se molda ao ambiente.

Rafael Reparador disse...

Jesus é imutável, mas isso nao muda o fato de que as pessoas e as sociedades passem por transformaçoes. Estude a Bíblia e verá que a própria Escritura passa por transformaçoes e revisoes de tempo em tempo a fim de tornar-se adequada e compreensível diante de cada geraçao.

Assim é Jesus, maleável conforme sua própria Palavra, flexível conforme seu próprio Espírito, para que possa cumprir seu intuito de permanecer sempre atual e adequado para cada ser humano em qualquer tempo ou cultura.

Mas, certamente, alguns preferirao pensar e dizer: nao, a Palavra é uma só, ela nao muda e vc, Rafael, é um grande herege, falso profeta...

Paty disse...

Uffa!Que bom saber que não sou a única a crer na misericordia de Deus!
Sou casada com um homem divorciado, e sofri por três anos com "cristãos cheio do amor de Deus" dizendo que não poderíamos ficar juntos e tal...hoje agradeço à Deus por não ter dado ouvidos a esses "amigos" legalistas e hipócritas impondo fardos que nem eles pode carregar, impedindo assim as pessoas de entrarem no Reino de Deus...
Não consigo crer em um Deus que te impõe um fardo tão pesado!!
Sou feliz com meu marido e ele teve uma segunda chance de ter o seu sonho realizado de ter uma família, pois estou grávida de 4meses!!
É triste que ainda assim sei que tem alguns que irão dizer que estou amaldiçoada e que o certo seria ele voltar para a esposa dele...
Será?
Creio que não!!
Um forte abraço!!

Rafael Reparador disse...

Lembro-me daquela parábola que Jesus contou em Mateus 18, sobre um cara que devia muita grana pra um figurao e que acabou sendo perdoado por tudo, após se humilhar diante dele.
Ele recebeu o indulto, mas quando atravessou a rua, encontrou um "zé mané" que lhe devia alguns trocados e o tratou que nem um cachorro...

Sabe, o perdao é a grande marca do amor de Deus pela humanidade e sua misericórdia se renova em nosso favor diariamente.
Todos somos devedores diante de Deus, nossa conta está sempre no vermelho e é só por misericórdia que estamos respirando neste mundo ainda.

Ter a clara consciencia de quem sou diante dEle, me ajuda a ser alguém melhor e mais compassivo diante das outras pessoas.

Anônimo disse...

Demos graças a Deus por ainda existirem remanescentes que levam a palavra e aliviam o coração dos aflitos.
O perdão e a maior lição que Jesus ensina, se vc era casado ou casado antes de servir a vontade de Deus vc esta sem um pastor sem um caminho, mas agora que sabes qual e a vontade de Deus levante-se e segue e faça com todos teu coração a vontade de Deus, seja um instrumento para a obra de Deus para mostrar a estes escribas e fariseus rsrsrs que acima de tudo o PERDÃO de DEUS EXISTE e se vc pecou ou errou por Jesus vc não ira ser apedrejada....
parabéns Rafa

Rafael Reparador disse...

"Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando". Mateus 23:13

Os caras querem fechar a porta pra galera...

Rhayssa disse...

muito bom, Deus o abençoe, mas me tire uma duvida...
Uma pessoa (queda) que adulterou pode se casar novamente e ser abençoada no casamento ?

Rafael Reparador disse...

Eu não tenho uma certeza absoluta sobre o que determina a bênção no casamento, mas sei que Deus abriu uma porta na Graça pros que erraram, pros que adulteraram e pecaram, dando-lhes nova oportunidade através do arrependimento.
Isso é a misericórdia de Deus em ação!
Então, tenho esperança de que "sim", é possível alguém que tenha tropeçado, se erguer novamente e ter uma nova vida em Cristo.
Este é o princípio do Evangelho, não!!