É certou fazer jejum que não seja de alimento?Muitas igrejas adotaram essa prática, mas na Bíblia que eu saiba só fala do jejum de alimento.Jejuar atitudes ou coisas que gostamos (tv, internet, etc) tem algum poder sobre o mundo espiritual,sobrenatural?

De antemão, já aviso que eu não saberia esgotar o assunto, mas posso compartilhar meus pensamentos sobre ele.

O jejum bíblico e cristão é uma disciplina espiritual que visa a busca por maior intimidade com Deus, através da mortificaçao da natureza carnal, sacrificando o apetite da alma.
Seu objetivo é a contrição, a humilhação, o quebrantamento da natureza egoísta do Homem.

Ele nao muda Deus, nem pode mover sua mao, como se Ele fosse alguém manipulável. Por isso, crer que o jejum tenha algum poder para mover coisas no mundo do sobrenatural é um pensamento um tanto incorreto, do meu ponto de vista, e me parece um conceito com altos níveis de paganismo.

Uma das bases para se dizer que o jejum pode mover situações celestes, talvez seja a história do profeta Daniel, ao ser visitado por Miguel, um príncipe de Deus, um arcanjo.
Veja o que Miguel disse: "Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras".

Daniel jejuou, mas o jejum não foi usado como uma técnica de suborno e sim como uma atitude natural ao desejo apaixonado em compreender mistérios de Deus. Ou seja, o jejum foi uma atitude angustiada, apaixonada, sofredora e humilhada de alguém que estava profundamente comovido.

Esse lance de se abster de alimentos específicos, de coisas que gostamos, internet, TV, vídeo games, parecem pra mim, não um jejum, mas a manifestação das virtudes da moderação e do equilíbrio que o Espírito Santo gera nos filhos de Deus, não permitindo que sejamos dominados pelas coisas que gostamos neste mundo, quando as mesmas passam a ocupar um lugar nocivo em nossa vida cotidiana.

Jejum bíblico é jejum de alimentos! As outras coisas que inventamos, essas disciplinas que nos limitam de fazer coisas não têm nada a ver com a doutrina bíblica (até que me provem o contrário).
Não vejo o mal nelas, mas também entendo que deveriam ser o resultado de uma nova vida, manifestando novas aspirações no indivíduo e não um sacrifício humano para adquirir coisas ou mover situações espirituais.

Espero ter ajudado.

rafa

Pergunta que a gente responde

0 comentários: