Logos, o conceito de Deus


“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens”. João 1:1-4

Sabemos que o Verbo neste texto é tradução da palavra grega Logos, que estendida significa “pensamento ou conceito” ou ainda, “a expressão ou declaração desse pensamento”.

Pode-se dizer então que Deus possuía um conceito, uma idéia que O acompanhava desde o princípio.

Ele tinha um projeto muito bem fundamentado em seu coração e essa idéia se tornaria a Obra prima de sua vida, na qual investiria seu coração com todo ardor, sacrificando o que fosse necessário para que viesse tornar-lo real.

Nem quero cogitar tocar na Santíssima Trindade com minha rasa teologia, quero divagar nas possibilidades de que Deus – ao invés de ter Jesus ali do lado dEle desde o princípio - tivesse uma idéia, um projeto de vida com o qual vinha sonhando desde o princípio.

Com muita imaginação acho que conseguiremos ver Deus pensando, conceituando, elaborando e arquitetando algo com todo carinho, depositando nisso todas as suas virtudes, sabedoria, amor, compaixão...

Como sonhador que sou, consigo visualizar Deus sonhando com a realização de seu projeto, vislumbrando o dia em que a expressão de seu pensamento tomasse forma e vida, sendo plantada dentro do sistema de coisas.

É o que podemos observar um pouco mais adiante no Evangelho de João, quando vemos que esse conceito divino passa a tomar forma humana, fazendo-se carne, materializando entre os homens o projeto de Deus.

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”. João 1:14

No princípio, Deus teve uma grande idéia e há cerca de dois mil anos, Ele conseguiu colocá-la em órbita no Universo, fazendo com que a humanidade alheia a essa revelação pudesse ter acesso a todo seu pensamento numa linguagem acessível, que é Jesus.

Jesus é a interface ideal, o projeto perfeito de Deus que traz em si toda revelação do pensamento e das virtudes de Deus Pai, pois nele habita corporalmente toda essa expressão.

Em sua vida, essência e Obra, Jesus deixa um legado a Igreja de um conceito com o qual o Pai Celeste sonhou desde os primórdios da eternidade (seja lá onde e quando fica isso).

Como isso pode ser experimentado? O verso 14 responde: vivendo diante dos homens cheios de graça e de verdade e, como resultado disso, manifestando a Glória do Pai.

Espero que cada um de nós, partes do edifício, possa vivenciar integralmente essa experiência fantástica e tão carinhosamente projetada por Deus em nossas vidas aqui na terra e que, a partir disso, possamos revelar ao mundo em nosso derredor a Luz que ilumina as gerações em trevas.

rafa,

na revoluçao

2 comentários:

Launi Guedes de Miranda disse...

Simplesmente vc é uma bênção!

Rafael Reparador disse...

Sao seus bons olhos que enxergam a pouca luz em minhas densas trevas, Launi!!