Os 3 batismos do Evangelho


Muitos temos vivido superficialmente a jornada da fé. Em meu entendimento, tem sido revelado o fato de que toda obra de Deus em nossas vidas possui um caráter gradual. Quero falar sobre três batismos revelados no Evangelho de Cristo, que fundamentam degraus distintos dessa jornada pelos caminhos da Graça, do Poder e da Obediência.

Batismo com água
João Batista foi o precursor neotestamentário desse batismo, que simboliza a morte, o sepultamento e a ressurreição desencadeados através do arrependimento e da confiança na graciosa aceitação de Deus.
Todos são convidados a se arrepender e a se batizar. Não existem maiores requisitos para alguém receber o batismo, a não ser que creia sinceramente, esteja consciente de seu estado de pecado e consequentemente deseje uma mudança – arrependimento.

Batismo com Espírito Santo
Após a entrada nas imediações do Reino do Espírito, pelo convite profético ao arrependimento, aqueles que compreendem que suas vidas podem tornar-se ministros e canais de reconciliação para outros, atendendo ao chamado do discipulado e apostolado do Evangelho de Cristo, recebem como ferramenta e capacitação o batismo com o Espírito Santo.
Esta unção reveste pessoas naturais com poderes e dons espirituais, habilitando os chamados à Obra do Sobrenatural, tornando-os capazes de curar, profetizar, reconciliar, libertar, fortalecer, exortar, enfim, de realizar o ministério evangélico com Poder espiritual, além de meras palavras, tornando sua Obra eficaz por se tratar de uma Obra eterna.

Batismo com Fogo
Aqui eu entro de vez no que gostaria de falar, pois sei que poucos compreendem isto, ou sequer, sabem da existência deste batismo.
Vejamos, antes de tudo, João Batista falando desse assunto:
“Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”. Lucas 3:16

Muita gente fala erroneamente sobre esse batismo, mistificando-o como se fosse um elemento símbolo de avivamento emocional, de carismas eufóricos que mais parecem transes hipnóticos e histerias coletivas.

O batismo com fogo nada tem a ver com isso!

Veja o que o próprio Senhor disse sobre ele, em Lucas 12:49, 50: “Vim lançar fogo na terra; e que mais quero, se já está aceso? Importa, porém, que seja batizado com um certo batismo; e como me angustio até que venha cumprir-se”.

Jesus disse que precisava ser batizado novamente, mas, sabemos que àquela altura de sua história Ele próprio já havia sido batizado com água e com o Espírito. Ele explica que o tal batismo lhe angustiava e é aí que o fogo começa a ser revelado.
Existe um tempo na vida do discípulo de Jesus em que sua obra e motivação são postas à dura prova do fogo. O calor queima, revelando o bem e o mal escondidos por detrás das cortinas comportamentais e das ações de seu povo.

Já parou pra pensar na causa da frase “muitos são chamados, mas poucos escolhidos?”.
Muitos recebem de graça, se arrependem e adentram numa nova vida espiritual através do Evangelho. Outros tantos passam a crer e a viver numa dimensão de relacionamento com o poder de Deus, através do Espírito Santo, podendo curar, libertar e realizar grandes obras em nome do Senhor.

Mas é no momento do derradeiro batismo, o Batismo com Fogo, que somos de fato purificados, aprovados e escolhidos. Ou não!
Quando se fala em fogo na igreja pentecostal, vish, todos logo ficam ouriçados, cheios de euforia achando tratar-se do avivamento, mas vivemos dias em que o batismo com fogo tem se tornado um momento real e definitivo na vida dos chamados, tal como um teste final de nossa fidelidade ao Senhor.

São tempos de angústia, Igreja e Jesus disse que o fogo já está aceso.... (Lc. 12:49).

Incendeia, Senhor, a sua Noiva!!

rafa

2 comentários:

edi disse...

O Batismo de fogo que Jesus estava se referindo tratava-se das suas ultimas horas de vida na terra. Desde o getsemâni até a consumação de sua oba redentora na cruz

Anônimo disse...

Em atos 2 batismo com fogo e o do espirito santo. O primeiro batismo eexencial para salvaçao e o do corpo de cristo que ocorre quando se confeça com a boca e cre com o coraçao.