Chamado e ministério

Aprendi algo sobre o chamado! Ele independe do serviço do Corpo. Eu não sabia qual era a diferença entre o chamado e o ministério até poucas semanas, mas agora descobri algo que me libertou.

Ministério é uma coisa e chamado é outra!

Ninguém nunca me disse isso, mas entendi que quem ministra, serve ao Corpo para edificação da Casa de Deus na vida das pessoas, ou seja, a Igreja. Já o chamado é um vocacionado para a sociedade em geral, portanto, todos têm um chamado, mesmo que nem todos tem um ministério...

O chamado tem a ver com os dons, as aptidões, sonhos, vocações. É o cara que quer ser poeta, músico, marketeiro, designer etc.

Como crente, tudo o que essa pessoa fizer, por intermédio de seu chamado, resultará em glória para Deus, fazendo a diferença no lugar onde está. Isso é ser sal da terra e luz do mundo!

O ministério é pra serviço do Corpo, ministério é profeta, é mestre, evangelista. Eu não sabia diferenciar isso, agora sei e posso ajudar melhor as pessoas, ensinando-as sem exigir que elas mudem radicalmente suas vidas sociais, acreditando que possam se tornar em “dons de Deus” onde estão, na profissão que exercem, no chamado que estão cumprindo ou irão aprender a cumprir na vida normal.

Me lembrei dos morávios (ou moravianos), que queriam pregar pra um povo e só poderiam chegar lá se se tornassem escravos. Foi o que fizeram. O chamado deve ser radical!

Acredito que Deus possa fazer coisas impressionantes com um cara que governa e administra, como Daniel, José...

Para isto, Deus está separando pessoas para que tenham capacidade de pensar de forma não convencional. Como? Tirando-as de onde estão!

Está terminando o tempo de se viver a vida monástica na igreja, embora hoje a igreja instituição esteja vivendo seu melhor momento, como segmento social.

Deus não quer que os crentes vivam presos a segmentos, Ele quer que seus filhos se espalhem pela terra como sementes lançadas em todas os tipos de solo.

É uma pena que esse desligamento institucional tenha que gerar tanta raiva, frustração e desajustes, mas é o meio que Deus está usando para tirar pessoas de seus lugares confortáveis, afim de que se tornem peças úteis em um novo tempo que está sendo inaugurado, numa nova estação espiritual.

O tempo de servir às pessoas no seu habitat, cumprindo o que Jesus disse à mulher samaritana, nem no templo, nem no monte sagrado, mas no Espírito e na Verdade genuína.

Chamo isso de Cristianismo Social, uma mensagem de influência para as pessoas, em seu modo de viver, mas que não possui a intenção de formar uma grande instituição com elas, só influenciar.

É um fazer da história silencioso, sutil, mas muito poderoso, creio.

Vou continuar seguindo meu chamado de músico, poeta, escritor (embora tenha pouquíssima formação nisso tudo) e vou servir a Igreja como pastor e de vez em quando, como profeta, falando pelas redes sociais ou onde a porta se abrir.

Escrevi 3 matérias pra grandes revistas cristãs e isso vai me dar uma graninha que ajuda a pagar o aluguel. O editor gostou de meu trabalho e apesar de não ser jornalista, disse que eu escrevo melhor que alguns deles, então, prometeu me indicar novas matérias.

Convites pra tocara em igrejas, to recusando todos, mas quero gravar algo novo, lançar e, como músico, claro, quero tocar, cantar, mas somente como músico, não é mais ministério. É chamado!

Terminou meu tempo de serviço à igreja institucional, não tenho mais uma palavra pra ela. É estranho chegar a essa convicção, mas está claro pra mim que tudo o que eu disser a partir de agora, será lançar pérolas aos porcos.

Sei que parece chato e que estou pousando de dono da verdade, mas o fato é que ninguém quer ouvir o que eu tenho a dizer, pois minha vida é um lixo para essa igreja evangélica que aí está.

Estou enxergando um caminho, mas ele é como uma picada que está sendo aberta no meio do matagal. Estou saindo do caminho que os outros já trilharam e seguindo numa nova direção e para isto, Hebreus fala que preciso de muita coragem e intrepidez.

Vou andar por ele!

3 comentários:

Sandra disse...

É uma maravilha quando chegamos onde Deus quer, exatamente na linha do pensamento Dele, uma conexão real e libertadora.

Nunca é tarde.

Um grande abraço!

Cátia Netto disse...

Já sabes o caminho, e como é importante e bom saber pra onde estamos indo..Coragem e intrepidez, vá em frente!

Unknown disse...

Porem chamado vai um pouco além de dons e etc. O chamado que Deus tem para nós é o Ide por todo mundo. Por isso todos fomos chamados...