Pão dos anjos para a nova estação


Elias é símbolo da geração profética, um tipo de povo que emerge em todas as épocas, estações e dispensações, enviados por Deus em tempos em que impera a iniquidade.

Acabe, aclamado como o pior rei de Israel, casou-se ainda com Jezabel, mulher que tinha forte ligação com o culto a Baal, sendo patrocinadora de seus profetas, inclusive.

Acabe tipifica o líder que afrouxa diante das instituições e coletividades que serve, deixando de servir a Deus, para servir suas bandeiras e denominações.

Jezabel é uma figura das igrejas nominais de hoje, com as quais, líderes se casam e seguem mantendo uma relação perversa, que se sobrepõe a relação profética que deveriam manter com o próprio Deus.

É no meio desse quadro nefasto que Elias aparece. Como se simplesmente brotasse do nada, essa espécie de "profeta Zé ninguém" emerge na história com a finalidade de apontar o dedo do juízo de Deus às instituições e seus líderes que se afastaram do projeto divino.

Ele diz: "aqui não chove mais e não choverá até que eu diga”, sai das instituições e se manda pra outros lugares, segundo as direções dadas por Deus, abandonando completamente o sistema de coisas decaído.

Profetas são assim, peregrinam, andam por lugares onde outros não andariam e alimentam-se do que Deus diretamente lhes dá.

Mas ainda houve um momento em que Elias, embora fosse bem sucedido em sua trajetória ministerial profética, sentiu-se ameaçado por Jezabel, após ter incitado o povo a matar os seus queridos profetas baalistas.

Ee fica triste e acuado, foge e se esconde debaixo de uma árvore, onde, um anjo lhe dá um alimento e diz: "come, pois esse pão lhe dará forças suficientes para uma grande jornada" (parafraseando).

Obedeceu e, com a força daquele alimento celestial, o pão dos anjos, partiu numa jornada de 40 dias e noites até chegar ao topo do Horebe, monte onde Deus lhe dá claras direções.

Irmãos, em momentos de dúvidas, incertezas, perseguições e temores devemos nos alimentar com o alimento do céu para que possamos encarar a jornada árdua até que saibamos a plena vontade de Deus para nós para o próximo momento.

Nunca saberemos os próximos passos a ser dados, mas nosso Deus possui um projeto e estarmos alinhados à sua vontade, fará com que nossa jornada seja acompanhada de êxito e convicção de que, aconteça o que acontecer, Ele estará ao nosso lado.

Hoje começou o outono no Brasil e da mesma forma, muitos de nós, estamos vivendo um tempo de transição, uma mudança de estação em nossas vidas espirituais. Para que possamos chegar até a revelação plena da vontade de Deus, precisamos de um alimento forte, o pão angelical, que nos fortalecerá na subida rumo ao alvo, garantindo a conquista do prêmio da soberana vocação.

rafa – força aê!

1 comentários:

Cátia Netto disse...

Linda Palavra,ótima reflexão, Reveladora e como sempre Eficaz .Que tenhamos a sensibilidade de entender o momento de transição em nossas vidas e atentos para receber o pão angelical.