Relacionamento com Deus


Aparentemente, o intuito do coração de Deus ao criar o ser humano, à sua imagem e semelhança, demonstra sua intenção em ter próximo de si uma espécie de pessoa capaz de relacionar-se com Ele.
Nas características mais interiores do ser humano, como o livre arbítrio, o ciúme, o amor, a compaixão, a ira, entre tantas outras que se poderia enumerar, vejo a semelhança divina programada dentro de cada homem e mulher, sejam eles da tribo, nação, língua ou cultura que forem. Todos nós possuímos uma informação íntima, que não está alocada no gene, mas em cômodos ainda mais entranhados de nosso ser e que nos levam a buscar algo ou alguém que, talvez, conscientemente nunca tenhamos visto ou ouvido.

Se você sente isso dentro de si, é muito provável que esteja sendo chamado no espírito a fazer parte da família de Deus. Espero sinceramente que você compreenda que não se trata de uma religião, mas de um status alcançado por uma conjuntura de fatores espirituais que vão além de doutrinas e dogmas meramente humanos e institucionalizados que não são capazes de gerar nada espiritualmente, senão, tão somente adeptos e seguidores de cultos e rituais, que nada têm a ver com a Verdade revelada pelo Filho de Deus.

Este é um chamado para o convívio, a amizade e a participação vívida na família de Deus e este será um apoio indispensável para que cada um de nós possa chegar ao lugar onde está predestinado a chegar.

Para ter um relacionamento saudável com Deus, creio ser necessário que entendamos algumas coisas que gostaria de expor abaixo:

I) Preciso conhecer a Deus!
Um tipo de conhecimento que se dá em dois níveis:

1º nível:
Ele deve se revelar a mim (é um milagre)
Hebreus 8:10, 11:
“(10) Porque este é o concerto que, depois daqueles dias, farei com a casa de Israel, diz o Senhor: porei as minhas leis no seu entendimento em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo. (11) E não ensinará cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior”.

Antes de todas as outras coisas, não haveria nem ao menos busca de minha parte se Ele não houvesse se revelado de alguma maneira a mim. Na carta aos Romanos há um texto que diz que Deus endurece o coração de uns enquanto usa de misericórdia para com outros.
É uma escolha de Deus! Não se sinta melhor ou pior quanto à revelação que está dentro de você, pois esta busca não depende inicialmente do ser humano. Se Ele não houvesse plantado uma semente em cada um de nós, não nasceria sequer o desejo que encontrá-lo. O querer e o realizar são dEle e não do homem.
Aqui, não posso tomar um lugar que não me pertence e procurar ensinar a quem quer que seja o caminho para se encontrar com Deus. Eu poderia dar aulas sobre a Nova Aliança, sobre os Evangelhos, sobre a Dispensação da Graça, mas não poderia, não posso e nunca poderei reconciliar pessoas a Ele.
Fica a consolação no fato de que se você está lendo isso é porque existe de alguma forma certa curiosidade aí dentro. Provavelmente Ele tocou em você!

2º nível:
Deve haver uma busca pessoal em conhecê-Lo
Oséias 6:3:
“Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor...”

Após ser atraído e intuitivamente começar a buscar essa força superior que chama a atenção dentro de mim, inicia-se o processo da busca.
Veja que aqui, a regra ali de cima muda!
Agora, Deus já está se movendo numa região consciente dentro do indivíduo e então o mesmo começa uma jornada de conhecimento da divindade. Há diversos exemplos dessa jornada espalhados pela Bíblia e também por toda a história humana. Posso citar o exemplo de Abraão, de Jacó, de Jó, de Ana, de Davi, de Paulo e ainda falar da busca de pessoas como Charles Finney, Aimée Semple McPherson ou ainda do contemporâneo Maresh Chavda.
Todos estes sentiram um chamado e após uma revelação, uma luz que brilhou em seu interior, passaram a caminhar na direção do encontro e do relacionamento.

Após esses primeiros eventos reveladores em minha vida, já dentro do relacionamento espiritual e também racional com Deus pela fé, passo a um novo nível da jornada.

II) Deus precisa me conhecer

Salmo 139:23, 24
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”.

Deuteronômio 8:2
“E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te tentar, para conhecer o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos”.

Como Deus me conhece?

Baseado nestes dois textos acima, afirmo que só há uma maneira de Deus conhecer verdadeiramente o que se passa dentro de cada pessoa: a prova!
O salmista diz que Ele sonda, ou seja, entra no mais profundo do meu ser e começa a retirar informações do meu interior. É do coração que procedem as minhas paixões, gostos e sonhos e é do pensamento que nascem os meus projetos e atitudes.
Deus precisou colocar toda uma nação em jornada num deserto do Oriente Médio, em condições difíceis, impondo duras provas aos seus filhos, a fim de que os mesmos pudessem se tornar aprovados para a entrada na Terra Prometida.
É de graça, mas tem preço! A vida aqui na terra é dura e para sermos vencedores no mundo competitivo temos que nos esforçar além dos outros. Todavia, para ser vitorioso neste sistema mundano, não preciso ter os elementos da imagem de Deus exercitados e sim as características menos nobres e mais úteis neste mundo, como a ganância, que é idolatria (pois o apego ao dinheiro é idolatria), a mentira (que é a lábia do corporativismo em suas mais diversas manifestações, seja no marketing pessoal ou na propaganda de um produto em cadeia nacional de TV), a manipulação mental e emocional (que é um nível de bruxaria) entre muitas outras coisas que podem nos levar ao encontro do maior ídolo de nossa geração: o sucesso.
Contudo, para ser conhecido por Deus e aprovado, eu preciso demonstrar que posso ser moldado e transformado nas deficiências latentes de meu caráter e temperamento.

Deus me levará a passar por duras provas a fim de que eu possa mostrar que uma nova criatura poderá ser gerada a partir do meu interior defeituoso, segundo a metamorfose proposta em cada passo de meu novo relacionamento com Ele. É um processo mais do que diário, é de momento a momento e está bem descrito no texto de II Coríntios 3:18:

“Mas nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em gloria, na mesma imagem, como pelo espírito do Senhor”.

Ao entender e conceber esse processo no meu interior, procurando ser honesto comigo mesmo e com Deus, viverei uma transformação diária, que produzirá ainda um fruto poderoso de manifestação divina diante de minha geração, que é o que passarei a citar a partir de agora.

III) O que o relacionamento com Deus produz em mim?

João 10:15
“Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas ovelhas”.

Veja a grandiosidade deste pequeno versículo. Observe o tamanho e a profundidade destra declaração de Jesus.
O Mestre está dizendo que o Pai o conhece e Ele também conhece o Pai e esse conhecimento de ambas as partes gera uma atitude do mais elevado nível em todo o Universo natural e espiritual, que é o sacrifício em amor pelos irmãos.
Ele mesmo em outro texto disse que ninguém tem um amor maior do que este, o de alguém dar a sua vida em favor dos seus amigos.
Conhecer a Deus e ser conhecido dEle, gerará em cada um de nós o maior e mais poderoso dom existente entre os céus e a terra, que nos tornará capazes de executar coisas impensáveis, proezas nunca antes imaginadas.
A revelação do verdadeiro amor, que está escondido no relacionamento com Deus, nos liberta de uma maneira tão grande e perfeita que nos torna capazes de entregar nossas próprias vidas em favor de uma nação que nem conhecemos, como é o caso de algumas pessoas que morrem anualmente pregando o Evangelho em campos missionários inóspitos e hostis. Alguns entregam suas fortunas, abrem mão de estar gozando uma vida de regalias com suas famílias, em troca do serviço em amor a outros seres humanos. Estevão, Apóstolo Paulo, Madre Teresa, Martin Luther King e outros inúmeros homens e mulheres que conheceram esse amor entregaram e estão entregando suas vidas ao serviço de Deus em favor dos seres humanos.

Se vivemos num mundo onde aparentemente não existe nada do que possamos nos alegrar, podemos crer que existem muitas pessoas escondidas em Deus, num relacionamento tão íntimo que passa longe de templos e denominações cristãs, onde a hipocrisia e o zelo religioso tomaram conta de quase todos.
E esta é uma via que não está limitada nem restrita a pequenos grupos religiosos ou credos exclusivistas, mas está aberta a todos os que sentem que dentro de si existe uma chama acesa que o atrai a um relacionamento transcendente com o Divino.
O Pai está de braços abertos à espera dos Filhos que saíram em uma busca que não deu em nada e que agora, arrependidos, voltam ao Seu convívio, a fim de ser completamente revolucionados em suas vidas, segundo a gloriosa revelação do relacionamento íntimo com Ele.
Seja bem vindo de volta à casa do Pai!

0 comentários: