O Semeador, a Semente e os Solos!


O texto registra uma parábola usada por Jesus como uma ilustração sobre a maneira como as pessoas reagem diante da semeadura da visão de Deus em suas vidas. Nele, o Senhor traça um paralelo entre as características de 4 tipos de solo com 4 tipos de pessoas que recebem pela revelação da Palavra (rhema) uma nova visão.
Os solos são estes: 1) Junto ao caminho; 2) Sobre pedregais; 3) Entre espinhos e 4) Boa terra.

1) Junto ao caminho:e aconteceu que, semeando ele, uma parte da semente caiu junto ao caminho, e vieram as aves do céu e a comeram” ... ”e os que estão junto ao caminho são aqueles em quem a palavra é semeada mas, tendo eles a ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada no coração deles”.
Marcos 4:4, 15
Jesus nos enviou a ir por todo o mundo pregando o Evangelho, ou seja, lançando a semente de Deus por todo o caminho por onde estivermos passando.
As pessoas que estão junto ao caminho são como terras à margem da plantação, ou seja, elas não entram no meio da história que está sendo escrita. Ouvem, ficam ligadas de alguma forma ao contexto da Igreja, mas não mergulham na revelação que Deus está plantando em seus corações e por isso, seus corações são roubados.
Muitas dizem: “Isso não é pra mim!” ou “Deus não me chamou para isso!”
Mal são capazes de perceber que estão sendo roubadas por Satanás, o ladrão de sonhos.

2) Sobre pedregais:e outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque não tinha terra profunda” ... “os que recebem a semente sobre pedregais, que, ouvindo a palavra, logo com prazer a recebem; mas não têm raiz em si mesmos; antes são temporãos, depois, sobrevindo tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam”.
Marcos 4:5, 16-17
Muitas pessoas possuem e fomentam uma relação meramente emocional com a revelação de Deus.
Voltam dos retiros e congressos cheios de motivação para conquistar todo o planeta terra e se possível até os ET´s com o Evangelho.
Uma semana ou duas depois, tudo morre!
Há pedras no terreno do coração daquela pessoa e plantas não nascem nem crescem em pedras. Assim como as plantas precisam de umidade e de um solo propício onde possam criar raízes e crescer, a revelação de Deus precisa encontrar aprofundamento no terreno da Palavra e irrigação na constante presença do Espírito para que não pereça antes do tempo.

3) Entre espinhos: “e outra caiu entre espinhos, e, crescendo os espinhos a sufocaram e não deu fruto” ... “recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra; mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas, e as ambições de outras coisas, entretanto, sufocam a palavra, e fica infrutífera”.
Marcos 4:7, 18-19
Cuidados deste mundo, enganos das riquezas e ambições são coisas que tiram o oxigênio da semente. Assim como a vida não pode prevalecer sem a presença do ar, não há como o sonho de Deus se manter vivo sufocado por tantas vontades e desejos paralelos.
Quando a semente caiu aqui neste tipo de solo, os espinhos já existiam. Ela foi lançada entre os espinhos! O que ocorre é que após a semente ter sido plantada ali, os espinhos começaram a crescer paralelamente a ela. Concorrendo com a semente de Deus, os espinhos ganham força por tratar-se de coisas relacionadas ao material. É uma batalha mental entre as riquezas do espírito e as riquezas deste mundo.
Cuidados deste mundo são tudo o que se relaciona ás necessidades humanas dentro de cada contexto sócio-cultural. Aqui em nossa realidade de Brasil, por exemplo, muitos se detêm exageradamente à vaidade, com ênfase no culto ao corpo e à moda; outros ainda buscam de maneira devota pelos bens de consumo, como carros, novas tecnologias ou ainda há quem tenha um profundo desejo pelo bem estar.
Enganos das riquezas podem aqui ser traduzidos por amor ao dinheiro, o que pode também ser entendido por avareza e avareza é idolatria. Toda idolatria é enganosa, pois biblicamente, os que adoram aos ídolos ficarão iguais a eles. Ídolos têm ouvidos e não ouvem, tem nariz mas não sentem cheiro, tem boca mas não falam etc. e quando os adoramos ficamos sem sentidos, que nem eles.
É por isso que o texto diz “enganos das riquezas”, pois o apego ao dinheiro é um grande engano, que além de sufocar a verdadeira semente de riqueza, matando os altos sonhos de Deus em nós, nos confunde, fazendo-nos crer que a busca pelo êxito financeiro é algo bom e que traz consigo felicidade e realização: mentira!
Ambições são as paixões desenfreadas dos olhos humanos. A ambição tem se tornado a grande marca no perfil do homem moderno. Todos querem alcançar novos objetivos e galgar os próximos passos do triunfo, possuindo os novos carros, comprando o último modelo de telefone celular ou da Nike.
Ser ambicioso se tornou virtude no meio desta geração perversa e má e até entre os crentes vemos pessoas com esse terrível desvio de caráter.

4) Boa terra: “E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro sessenta, e outro, cem” ... “e os que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra e a recebem”.
Marcos 4:8. 20
Enquanto nos outros tipos de solo havia a presença de substâncias que impediam o crescimento das sementes de Deus, aqui encontramos uma terra preparada, adubada, remexida, sem ervas daninhas, sem pedras e sem espinhos.
O processo de preparo de uma terra é algo extremamente técnico. É necessário um tempo de preparo onde os nutrientes e fertilizantes serão misturados a uma terra remexida e úmida.
Isso significa que uma pessoa deve ser previamente trabalhada, quebrantada pela ação da espada e do martelo da Palavra, nutrida e umedecida com o poder e o fruto do Espírito, sendo assim limpa e purificada, para enfim estar devidamente apta a receber a Boa Semente.
Não creio que este solo do qual tratamos aqui seja relacionado a vida de pessoas que ainda não foram encontradas pela palavra do Evangelho, antes, pelo contrário, acredito que o Senhor esteja se dirigindo a pessoas que já estão na caminhada da fé há algum tempo, sendo preparadas no rumo do amadurecimento a fim de se tornarem terras produtivas para os sonhos de Deus.
Acho que a proporção de três para um, ou seja, três solos ruins para um bom seja demasiadamente otimista, pois vejo muito poucas produzindo 30, 60 ou 100 em suas vidas.
Precisamos nos avaliar, traçando um paralelo entre cada um desses solos e nós. Utilizamos demais essa palavra para relacioná-la aos perdidos, mas não creio que ela seja direcionada a eles.
É importante entender que o texto diz que os que ouvem a palavra e a recebem são a boa terra. Ouvir e receber é sinônimo de obediência e devoção à revelação e direção do Espírito em nossas vidas. Sem isso, não daremos frutos agradáveis ao Senhor.

Reflita nisso:
Você está andando à margem do avivamento, como se estivesse alheio ao Caminho do Espírito? Ou é como um pedregal, onde a Vontade de Deus não alcança profundidade em sua vida? Será que está tão apaixonado pelas suas ambições e desejos a ponto de sufocar a semente divina entre esses espinhos? Ou será que tem produzido muitos frutos, ouvindo e recebendo a Palavra de Deus com amor e carinho em seu coração?

0 comentários: