A Trindade e o seu Germe!
“Quem me dera, ao menos uma vez, entender como um só Deus ao mesmo tempo é três”.
Renato Russo - Cantor e Compositor
A trindade é um mistério sensacional!
Deus é 3! Trino, porém uno, pois sendo três é ao mesmo tempo um só. Indivisível e inclusivo, nunca exclusivo. Uma equipe, um grupo de seres com uma única visão, que andam apontando para o mesmo alvo, que sentem a mesma coisa, que vivem em unidade.
Cada qual com sua função, suas características que os diferem, são, contudo, iguais no pensar e no agir, unidos na pureza do amor, que é o mais poderoso gerador de vínculos de paz e tolerância existente no universo.
Vejam só, o homem, criado por Deus, foi feito a partir de um molde trino.
Há uma lógica nisso, embora não nos seja assim tão clara. Uma lógica celestial que certamente abrange a ordem das coisas no cosmos.
Jesus ensinou que se dois ou 3 estiverem reunidos em seu nome, Ele se manifesta; Salomão, advertiu que um cordão de 3 dobras não se rompe facilmente; 3 amigos unidos em fé, suportaram uns aos outros na fornalha de Nabucodonosor; na música, 3 notas formam um acorde; na gramática, existem somente 3 pessoas: eu, tu e ele.
Ousando adentrar em características mais “cabalísticas” do número 3, embora esta não seja a minha praia, nem a base de minha fé, poderia propor a citação de alguns textos curiosos da Bíblia. Vejamos:
Na Lei, uma pessoa só poderia ser acusada de crime grave, passível de pena de morte, se houvesse o depoimento de duas ou 3 testemunhas (Deuteronômio 17:6).
Moisés foi escondido por 3 meses por seus pais, para ser salvo da mortandade dos meninos hebreus (Êxodo 2:2).
Israel deveria sair a distância de 3 dias de viajem pelo deserto, afim de adorar a Deus fora do Egito (Êxodo 5:3).
Pela libertação espetacularmente milagrosa de seu cativeiro, Deus ordenou que o povo lhe fizesse 3 festas anuais (Êxodo 23:14, 17).
Toda a construção do Tabernáculo em suas medidas e disposições possui uma série de proporções vinculadas ao número 3.
Jonas esteve por 3 dias no ventre no grande peixe e depois percorreu toda cidade de Nínive pregando ao povo, o que levou também 3 dias.
No Novo Testamento...
Uma grande multidão seguiu ao Senhor pelo deserto e, após 3 dias sem comer, o Senhor realizou o grande sinal da multiplicação do alimento (Mateus 15:32).
Pedro, seu fiel discípulo, o negou 3 vezes (Mateus 26:34).
Jesus passou 3 dias interrogando aos doutores da Lei no Templo quando ainda era uma criança (Lucas 2:46).
Paulo esteve cego, sem comer e beber por 3 dias (Atos 9:9).
Na ordem do culto, proposta também pelo apóstolo, ele orienta que se o povo for falar em línguas ou profetizar, que sejam no máximo 3 pessoas (I Coríntios 14:27, 29).
Diz também que não se deve aceitar acusação contra um presbítero senão por boca de 3 testemunhas (I Timóteo 5:19).
O apóstolo João diz que são 3 pessoas que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito e 3 que dão testemunho na terra: o Espírito, a água e o sangue (I João 5:7, 8).
Enfim, quero com esta brincadeira panorâmica da Bíblia, propor uma reflexão sobre essa importância que ela mesma dá as estruturas tríplices.
Há um poder criativo na união de três pessoas. Nos princípios que observamos nas Escrituras, a força mística dessa união desencadeia criatividade.
Penso que unir não significa simplesmente somar. Para alguns, unir pode até representar uma perda. Para mim, significa compartilhar e conceder. Sejam sonhos, projetos, idéias ou visões, plantamos no terreno fértil da comunhão quando compartilhamos dessa união.
Vendo o brilho nos olhos de um terceiro, ao receber o sonho que me foi dado na solidão de uma madrugada de profunda meditação. Surpreendendo-me com a voluntária colaboração de outras pessoas num empreendimento que parecia só meu. Sentindo a adesão e a credibilidade leal de outros aos meus sonhos... tudo isso é algo inexplicavelmente sensacional.
É o resultado de um poder magnético. Algo que está além do que o natural pode explicar.
Pode-se provar em nossos dias o poder do cérebro e suas teorias de atração. Como se as vontades e desejos fossem algo meramente físicos, movidos por impulsos elétricos causados por estímulos internos ou externos.
Creio que a força que movimenta pessoas até a morte por uma convicção vai além da física e dos neurônios. Assim me é o Cristianismo!
Concluo meu pensamento, entendendo que a unidade mínima requerida para a realização de eventos relevantes no cosmos é 3. Pois em 3, Ele se manifesta; em 3, a corda não se rompe; em 3, o fogo não consome; em 3, o som faz sentido aos ouvidos; em 3, não somos só eu e você, em 3 somos nós!
É a partir daí, que se gera a vida, que a criatividade começa a brotar de forma definida e com força o bastante para tornar real o que ainda não existe, sejam sonhos, projetos, visões... é o germe originado pela comunhão, pela coalizão, pela compreensão, pela coexistência das diferenças, em amor e respeito.
Germe: um organismo invisível a olho nu; aquilo que sai da semente de uma planta qualquer; origem, início ou causa de alguma coisa.