Um hidrante em nossa geração



 “No último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se de pé e clamou: Se alguém tem sede venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele dizia do Espírito que haviam de receber os que nele cressem.”. ... “Ao ouvir as suas palavras, alguns de entre a multidão disseram: Verdadeiramente este é o Profeta. Outros diziam: Ele é o Cristo. Ainda outros diziam: Pode o Cristo vir da Galiléia? Não diz a Escritura que o Cristo virá da família de Davi e de Belém, a cidade de onde era Davi? Assim, o povo se dividiu por causa de Jesus”.

João 7:37-43

Eram os dias da Festa dos Tabernáculos - a Sucot, uma das principais no calendário das tradições judaicas, quando o povo subia a Jerusalém e lá acampava por alguns dias em cabanas – Sucás, na cidade santa.

Diz o texto que no último dia, Jesus clamou ao povo. Não que não tivesse falado nada nos outros dias, pelo contrário, Jesus pregou todos os dias ali, porém, no último dia da grande festa o Espírito havia preparado algo novo, diferente, uma mensagem revolucionária e inovadora.

Acredito que esta mensagem tão preciosamente inserida naquele contexto tradicional dos judeus é o epicentro de um cisma que deve ocorrer em nossas vidas, dividindo conceitos tradicionais sobre religião e vida genuína, filosofia e atitude em amor ao próximo.

Quero propor uma linha de reflexão, para que possamos entender esse texto, traduzindo-o em vida aplicável em nossos dias.

1) Jesus, o hidrante de sua geração (verso 37)

“Se alguém tem sede, venha a mim e beba”.    

A água é o símbolo da vida. Um bem fundamental, sem o qual não podemos sobreviver. Todos sabem que um homem pode viver apenas alguns dias sem água.

Esta água que Jesus disse ter para matar a sede de seu povo foi revelada pelo evangelista João no versículo 39, quando ele disse: “Isto ele dizia do Espírito que haviam de receber os quer nele crescem”.

Portanto, a água é o Espírito Santo, a vida de Deus compartilhada com cada pessoa que crê.

Jesus é o hidrante e de dentro dEle flui um Rio espiritual, capaz de matar a sede das pessoas que a Ele se achegam com fé.

Sua essência de vida escorria a partir de seu interior tocando as pessoas, como um condutor de vida e boas novas.

2) Você, um hidrante na minha geração (verso 38)

“Quem crê em mim, como diz a escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”.

Jesus, como um verdadeiro hidrante, se posicionou num lugar estratégico em seu tempo e, no meio de uma multidão, passou a derramar sobre ela suas águas espirituais. Porém, Ele deixa no versículo seguinte um chamado, uma convocação, dizendo que eu posso ser um hidrante em minha geração, em minha cidade, em meu tempo.

É uma promessa, pois Ele diz: “como diz a Escritura”!

Está escrito, está registrado, é a Palavra de Deus em seu testamento dirigido aos homens de boa fé, aos crédulos.

Quem crê, do seu interior fluirão rios de águas vivas do Espírito Santo, que matarão a sede de todos os que estiverem ao seu redor.

Esta é uma palavra fiel e digna de confiança!!

Cada um de nós pode ser um history maker nesta geração e passar a saciar a sede de seus familiares, amigos, concidadãos, compatriotas ou até nos confins da terra. 

O start disso está relacionado tão somente à virtude de crer!!

3) Duvidaram de Jesus, vão duvidar de você (versos 40, 41)

“... alguns da multidão disseram: Verdadeiramente este é o Profeta! Outros diziam: Ele é o Cristo. Ainda outros diziam: Pode o Cristo vir da Galiléia?”

Jesus e todos seus discípulos, fora Judas, eram da Galiléia.

Lá era um lugar de pessoas trabalhadoras, mas para os da Judéia, os galileus eram considerados traidores e burros.

Aliás, chamar alguém de galileu as vezes poderia ser considerado como um insulto.

Isso se sucedia assim por causa da miscigenação cultural que pairava sobre aquele lugar. Pelo fato de haver uma convergência de pessoas vindas de povos bem diversos, havia certa tolerância nos galileus que não era comum ou aceitável aos religiosos judeus, mais tradicionais.

Quando você passar a jorrar pela fé as águas do avivamento sobre os outros, posicionando-se como um hidrante de Deus em sua geração, muitas pessoas irão olhar para sua aparência, para sua procedência, para o tamanho, a visão ou a denominação da igreja de onde você vem, enfim, muitos não irão acreditar em você.

Foi assim com o Mestre, será assim conosco!

4) Esteja preparado para dividir opiniões (Versos 42, 43)

“Não diz a Escritura que o Cristo virá da família de Davi e de Belém, a cidade de onde era Davi? Assim o povo se dividiu por causa de Jesus”.

A dúvida acerca da originalidade espiritual do Senhor Jesus, se era Ele de fato o Messias ou não, tinha um argumento bíblico bem plausível.

Antes de tudo, era fato de que nada de bom poderia vir da Galiléia!

O Cristo, segundo as convenções dos doutores da Palavra naqueles dias, deveria ser de outra região, uma região sacrossanta, tradicional, de onde saía uma linhagem real carregada de significados e promessas. A raiz de Davi!

Surpreendentemente, vivemos em tempos nos quais ainda se dá muito valor a isso. Na procedência das pessoas.

Argumentos como sob qual cobertura ela está, em qual seminário estudou, quais conferências participou, se participa das células ou não, se é próspero (se for pobre então, torna-se impossível ter a bênção de Deus sobre si)... se é filho ou genro do pastor, enfim, essas coisas que os olhos naturais enxergam muito bem.


Sobretudo, desejo sinceramente que cada um de nós ocupe seu espaço neste tempo profético que vivemos, nos posicionando como hidrantes para que possamos matar a sede espiritual de nossa geração.

As dúvidas irão pairar sobre você se, assim como eu, você venha de uma história de vida complicada pelo abuso das drogas, do sexo ilícito e sem limites morais, do universo da violência, enfim, se você vem de alguma tribo urbana, se possui marcas em seu corpo ou uma história de vida corrompida pelas mazelas sociais.

Esteja firme na fé, resistindo as más opiniões para que do seu interior possa fluir uma virtude poderosa diretamente do Trono de Deus, afim de saciar as necessidades do povo que anda em trevas e deseja ansiosamente encontrar a Boa Nova do Evangelho.

 

Shalon!

     

Neste sábado, dia 4 de abril, à partir das 20 horas, estaremos na Igreja Manancial da Graça em Porto Alegre, adorando a Deus, fazendo um rock n’ roll e falando um pouco mais sobre esse assunto.

A igreja fica na rua Dona Alzira, 158, entre as avenidas Baltazar de Oliveira Garcia e Assis Brasil (Zona Norte da capital dos gaúchos).

Contatos: 3350-0100 e 9229-3535

Informações dos Reparadores no Myspace da Banda!

www.myspace.com/reparadoresdebrechas

0 comentários: