Ciberesquizofrenia

Existe, no esparso universo virtual, um sem fim de manifestações de opinião. Nos fóruns, nos chats e nos sites de relacionamentos pessoas comuns assumem posturas novas, quase sempre, diferentes das habitualmente vividas no mundo real.  

Um fenômeno coletivo de multiplicidade de personalidades, uma esquizofrenia que se espalha entre os internautas, como se um vírus saltasse dos monitores direto para a mente das pessoas.

Falar disso não é grande novidade, eu sei!

Muito já foi debatido e pesquisado pelos mais diversos especialistas, cada um expressando o seu parecer a partir de sua área de estudo, porém, a minha abordagem vai por uma região de observação um pouco diferente, pois não quero falar de pessoas que assumem nomes e personalidade falsos num relacionamento linkado por ondas de rádio, ou qualquer que seja o tipo de conexão com a web que alguém esteja usando.

Quero falar, sobretudo, de uma classe especial de internauta: os sagazes e implacáveis blogueiros!

No teatro virtual da blogosfera, atuam personalidades incríveis. A emissão infinita de opiniões sobre tudo e todos rompe, muitas vezes, com todos os limites obrigatoriamente respeitados em qualquer outro tipo de mídia.

Alguns blogs se tornaram ambientes clandestinos de compartilhamento de opiniões, softwares, músicas, pornografia... entre outros produtos de valor na era da informação. Porém, sabemos que pirataria é crime, e que os direitos autorais devem ser respeitados e ainda que opiniões, teoricamente, deveriam obedecer a alguns princípios limítrofes de ética e de bom senso, para não ferir direitos básicos de todos os seres humanos.

Através de um blog, um nerd frágil física e emocionalmente, pode se passar por um opinante ferino e agressivo, utilizando termos e argumentos que, certamente, não ousaria dizer diante dos olhos de seu alvo.

Parece-me que o mal que, até bem pouco tempo atrás atingia somente a linha mau caráter dentre os jornalistas (aquelas figuras covardes, que se escondiam atrás de uma máquina de escrever, ferindo e derrubando pessoas com seus furos noticiosos), está agora se espalhando pelo ciberespaço. Isso tem afetado a vida de gente comum, aparentemente pacata e de bem que, ao sentar-se diante do PC, como possuídos pelo Demônio, passam a fazer comentários cruéis, revidando vorazmente as opiniões contrárias, utilizando muitas vezes de linguagem discriminatória, estando, contudo alienados por completo ao fato de que estão espalhando o vírus de sua própria doença na rede.

Alheios ao fato de que por trás da impessoalidade e do anonimato da World Wide Web existem pessoas em contínua trans-formação, difunde-se informações que contém valores, os quais serão agregados na vida dos demais internautas e, sendo o teor das ponderações venenosos sofismas, esta se contribuindo com uma terrível rede de propagação do mal.

Como para esse tipo de vírus, o Arquiteto da Matrix não conseguiu criar uma vacina, apelo para a consciência cristã zipada em algum lugar na mente dos blogueiros, digo isso aos da blogosfera cristã, os quais, sob fortes argumentos de revolução e emergência, estão se tornando propagadores implacáveis de um volume muito maior de confusão. Como se já não bastasse a mau que impera no mundo que se perde...

Ajam no Espírito e com a responsabilidade de quem quer contribuir com Cristo, com a Igreja e o Evangelho!!!   

reparadores.tk

1 comentários:

Lucas Miller disse...

Ciberesquizofrenia... gostei do título... tá aí uma boa instrução pra os "vice-Deus" que andam por ai admitindo uma verdade super-forçada que acaba confundindo a machucada Igreja de nossos dias...

Vlw Rafa (espero que isso tbm tenha haver com o assunto que tivemos esses dias...)