As últimas notícias

Dias desses os blogueiros foram assolados com a notícia de um companheiro que, acionado judicialmente, foi condenado a pagar indenização a uma pessoa que afirmou ter sido difamada através de seu blog.

Apesar da injúria não ter partido do dono do blog, mas de um dos muitos comentaristas anônimos (os quais combato com veemência), o cara pagou o pato por ser dono e, portanto, moderador responsável por tudo o que se posta em seu meio virtual de comunicação.

Tenho comentado muito sobre a responsabilidade que naturalmente temos como formadores de opinião. Muitos de nós, que nascemos dotados com a “profetéia”, sendo capazes de falar a língua dos homens e nos fazer entendidos, ensinando e informando, temos chaves mentais, com as quais podemos entrar na cabeça de pessoas, ajudando-as ou prejudicando-as em suas atitudes perante a vida.

No mundo corporativo, no qual atuei alguns anos antes de partir rumo à loucura do meu chamado, aprendi que as informações e a capacidade de administrá-las podem ser uma arma poderosa para edificar e também para destruir.

Uma das marcas que caracteriza a transição entre as eras moderna e pós-moderna é que a primeira foi profundamente marcada pela era industrial e a última, a atual, pela era da informação. Quem tem a informação, tem um tesouro em suas mãos e quem souber usá-la, poderá dirigir o mundo, para o bem ou para o mal.

Não quero me aprofundar muito nisso, até porque não entendo o bastante para discorrer demais no assunto, porém, quero chamar a atenção dos queridos amigos cristãos, líderes natos, músicos e profetas os quais têm se levantado como referencial diante de suas comunidades, cidades, estados e até diante da nação e do mundo, para que se deixem dominar pelo Espírito de Cristo.

Jesus, embora sendo Deus, não usurpou o ser igual a Deus, mas a si mesmo esvaziou-se... Queridos, sigam o modelo de vida de Jesus que, diante das inquietações e solicitudes do mundo, esvaziou-se de si mesmo, revestindo-se da vontade do Pai.

Ele foi questionado, criticado, foi posto contra a parede e todos queriam ouvir suas respostas, mas foi nesses momentos que Ele esvaziou-se, não deixando que as provocações dominassem suas ações.

Falando nisso, alguns viram o André Valadão cair nessa provocação. O tal pastor presbiteriano que o criticou severamente, conforme se pode notar no desenrolar das réplicas e tréplicas dos comentários do blog do AV, parece que conseguiu o que queria, que era humilhar e desacreditar a pessoa do cantor – pastor mineiro.

Poucas vezes vi alguém ser tão bem enredado numa trama como o Valadinho. Seu adversário no blog, embora fazendo uso de palavras mansas, me lembrou a Serpente do Jardim, em matéria de sagacidade.

Acho fundamental que os exemplos que acabei de citar possam nos servir como delineadores de limites. Como cristãos, precisamos permitir que o Espírito determine essa linha imaginária em nossa consciência para que possamos escrever, publicar e noticiar aquilo que é útil de fato para o Evangelho.

É necessário entendermos que somos responsáveis pelo que estamos viabilizando e que tem sido consumido por milhões de internautas invisíveis e anônimos em busca do Reino, isso mesmo, em busca do Reino.

Entenda isso de uma vez por todas, é a Era da Informação, é o tempo em que as notícias têm grande poder sobre nossas atitudes e é também o momento mais excelente para que as Boas Novas sejam direcionadas às mentes e corações.

Todos estão em busca do Reino e querem ser informados sobre ele. Querem a Boa Notícia, a Grande Notícia de suas vidas e entrar nesse joguinho pagão que transformou a realidade em novela (reallity show) e no qual perdeu-se o limite da ética e da responsabilidade é um entretenimento bizarro que está nos desviando da prática e do uso corretos dos nossos dons.

Shalon,

rafa

0 comentários: