Carne!

Em Marcos 14:38, Jesus, passando por um momento de profunda angústia na alma, declarou aos discípulos: a carne é fraca!

Analisando todo o contexto que envolve esta pequena e simbólica frase, entendo que, com esta indagação, o Mestre estaria nos instruindo a permanecer sempre ligados na dimensão espiritual, através da oração, para que não fôssemos apanhados titubeando em nossa fé.

Ele próprio estava vivendo momentos de grande luta interior e passou a madrugada em oração, a fim de se certificar da perfeita vontade de Deus para sua vida naquele momento.

De fato, todos nós, crentes nascidos de novo e renovados no espírito, vivemos em meio a uma constante batalha de idéias, prioridades e ambições. O centro de nosso ser permanece em constante jogo de interesses e nossa decisão pessoal deve estar muito bem embasada quanto ao rumo que daremos as nossas vidas aqui nesta terra.

Em minha carreira de pregador e músico itinerante, tenho visto muitas pessoas fazer declarações extravagantes de amor e devoção irrestrita a Deus e sua vontade, contudo, ao experimentar pessoalmente os efeitos da decisão de servir ao Senhor no meio desta geração corrupta e perversa, sei que a tarefa é muito ingrata.

Jesus reclamou isso com o Pai, leia lá no texto de Marcos 14 e você poderá ver com seus próprios olhos na Bíblia o que estou dizendo!

Se foi difícil para Ele, não será para nós?

O Verbo na carne

Em João 1:14, está escrito que o Verbo encarnou em Jesus e que, portanto, Ele manifestou a glória do Pai, com uma vida cheia de graça e verdade.

Consigo extrair uma equação dessa experiência na vida de Jesus na terra.

Graça + Verdade = Verbo - evangelho!

Mas devemos notar que essas duas virtudes, conjugadas, encarnaram em Jesus, ou seja, tomaram seu corpo.

Romanos 8:19 diz - o que todos estamos cansados de ouvir – que a ardente expectação da criação, anseia pela manifestação dos filhos de Deus.
Quem são os filhos?

São os que, assim como Jesus, o primogênito, ousaram encarnar o Verbo em suas vidas, manifestando ao mundo, a Glória de Deus.

O preço na carne

Contudo, essa encarnação nos cobra um preço e em Gálatas 2:20, Paulo fala sobre isso, dizendo: “A vida que agora vivo na carne, a vivo por fé, pois já não sou mais eu quem vive, mas Cristo vive em mim...”.

Não existe maneira de vivermos essa realidade se não for integralmente.

Muitos entre nós vivemos vidas espirituais pela metade, servindo quase sempre a dois deuses, o das ambições pessoais e a vontade de Deus.

Uma vida anula a outra! Não há como dois sentidos tão opostos ocupar o mesmo espaço e a máxima física curiosamente se aplica aqui, em que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço.

No entanto, a guerra entre a vontade de Deus e a nossa será uma constante com a qual devemos nos habituar, procurando aprender sempre a nos moldar à perfeita vontade de Deus (se esta for a nossa decisão).

Este é um caso de renovação de mente, de adequação ao conhecimento da Verdade e, sobretudo de desejo pessoal.

Jesus andou na terra manifestando a Glória do Pai aos homens, porque tinha uma vivência saturada de graça e verdade, resultado da encarnação do Verbo em sua própria existência.

Morreu para si mesmo, abriu mão de seu conforto, de sua vida em realeza e acatou cabalmente a vontade de Deus para si.

A escolha é nossa!

rafa,

Na revolução

0 comentários: