A voz que nunca irá se calar

Amós foi um pequeno produtor rural que deixou sua vida tranqüila no sul do país para anunciar a Palavra de Deus no norte.

Denunciando as práticas injustas e pecaminosas que aconteciam no meio da vida religiosa de Israel, acabou confrontando diretamente as estruturas do rei Jeroboão II e dos sacerdotes que estavam ao seu comando da condução da vida espiritual da nação.

Em seu ministério, o profeta não trouxe somente uma palavra de julgamento para as nações pagãs, mas também para o povo escolhido que, se considerando salvo, estava sob a mira da condenação de Deus, ainda que não acreditassem nisso.

Acusou um regime de ostentação e luxúria dos ricos que oprimia aos pobres, explorando-os e condenando-os à miséria e, ainda assim, praticavam seus rituais a Deus, orando, dando seus dízimos e esmolas, tudo, segundo o profeta, para aplacar sua própria consciência.

Com este texto de Amós que separei pra refletir, quero trazer à tona algumas características que farão parte do chamado profético também nos dias atuais. Ações e reações que marcam o eterno litígio entre o religioso institucional e a genuína profecia que manifesta a Palavra Viva e Eficaz do Reino de Deus.

Amós 7:12 – 17

1) A 1ª reação da religião é repelir o profético

V. 12: “Então, Amazias disse a Amós: Vidente, vá embora daqui. Retire-se para a terra de Judá. Vá ganhar a sua vida, fazendo lá suas profecias”.

O profeta chega diante da autoridade constituída e dispara a sã doutrina. Resultado: se manda daqui, cara! Vai profetizar em outro lugar; aqui não é sua terra; vai trabalhar...

Profeta, esteja preparado para ouvir esses tipos de frases das igreja!

2) Santuário de Deus ou de homens?

V. 13: “Não me venha mais fazer profecias em Betel, pois isto aqui é o santuário do rei, e o templo do reino”.

Caraca, que sinceridade!

Os pastores deveriam admitir que as igrejas que presidem são suas, mas do contrário, pregam dizendo que ali é a Casa de Deus, que é a Igreja do Senhor, ou como me disse um pastor esses dias, a “menina dos olhos de Deus“.

Contudo, são os proprietários e decidem tudo o que acontece ali, quem fala, o que se fala, quando fala.

Da mesma forma que Amazias ordenou que Amós se mandasse dali, dizendo: profecia aqui não, pois quem manda aqui “sou eu”, hoje, os pastores, como donos de seus rebanhos, impedem, expulsam, calam, apedrejam todos os que discursam diferente de seus ideais.

Quiz: Quem é que manda la na sua igreja?

3) Profetas devem ter autonomia

V. 14, 15: ”Amos respondeu a Amazias: eu não sou profeta, nem discípulo de profeta. Eu sou criador de gado e cultivador de sicômoros. Foi Yaweh quem me tirou de trás do rebanho, e me ordenou: Vá profetizar ao meu povo Israel”.

Que forte isso! Um profeta com total liberdade e autonomia para falar, sem vínculos institucionais, pois não representava uma denominação, um discipulador, uma igreja, nem uma visão, mas o próprio Deus.

Foi Deus quem o despertou do meio de sua humilde vida de camponês e, assim como Moisés, Maria, José, Pedro e muitos outros exemplos da Palavra, Amós estava trabalhando e vivendo normalmente quando o Espírito da profecia o tomou para si.

Fique sabendo agora de uma coisa fatal! Talvez alguns não entenderão agora, me julgarão, dizendo: 'eu sempre soube que ele era um rebelde mesmo', mas eu não estou preocupado com isso neste momento. Saiba: um profeta de verdade deve ter sua boca livre e não pode ter vínculos institucionais que comprometam a revelação que recebe de Deus.

Um profeta de Deus não pode ter medo de perder o salário da igreja, um dizimista, uma boa oferta da convenção onde irá pregar. Ele fala o que Deus manda falar, doa a quem doer e fira a quem ferir.

Esteja pronto, profeta!

4) Rejeitar o profético irá trazer danos

V. 16, 17: “Pois bem, escute agora a palavra de Yaweh! Você está dizendo: ‘não profetize contra Israel...’ assim diz Yaweh: ‘A sua mulher vai se tornar a prostituta da cidade; seus filhos e suas filhas vão morrer a golpe de espada, sua terra será repartida na corda, e você mesmo irá morrer em terra estrangeira. E Israel será levado para o exílio”.

É incrível perceber como estamos distantes do temor do Senhor nesta geração.

Quando eu, Rafael, prego ou escrevo uma palavra um pouco mais dura, as pessoas me dizem: Deus não é assim, você está enganado, Jesus já pagou o preço em nosso lugar...

Cambada de hipócritas, vocês sobem nos púlpitos e ficam jogando na cara de todo mundo os seus pecados, perseguem os homossexuais, os adúlteros e até a Rede Globo, mas agora que são confrontados nos seus próprios delitos, dizem que Jesus os agraciou com o indulto. Esse Deus que vocês idealizaram em sua mente corrupta, que os privilegia, não é Yaweh! Deve ser o bezerro de ouro que ergueram em seus cultos com suas músicas de invocação de prosperidade e bem estar para suas famílias. Pois o Deus a quem tenho ousadia de dizer que represento hoje, não faz acepção de pessoas e Sua justiça irá ferir a todos nós, sem distinção!

Se liga no que Amós disse para Amazias e trema, pois tudo aconteceu como ele disse e ficou escrito para testemunho da posteridade.

Abram os olhos, pois algumas de suas igrejas já estão se prostituindo e em breve ficarão vazias, alguns serão despejados de seus prédios por não ter mais dinheiro para pagar suas extravagâncias, líderes que outrora estavam cercados de fãs e adeptos, morrerão solitários no mais completo ostracismo ministerial, e terão suas obras no Senhor esquecidas.

Enfim, ouçam enquanto é tempo...

rafa,

Na revolução!

9 comentários:

Anônimo disse...

Postagem palpitante neste espaço, post deste modo dignificam ao indivíduo que ler neste espaço :)
Dá mais do teu espaço, aos teus cybernautas.

Anônimo disse...

É isso aí profeta! Chuta o bagaço mesmo...fale a verdade doa a quem doer...seja voz profética numa geração corrupta e pervertida...seja quem Deus chamou para você ser.
Paz...
Luis Claudio, pr. www.indoparaoreino.blogspot.com

Marcelo Boss disse...

Grande verdade, Uia essa doeu !

Rafael Reparador disse...

Toda verdade é boa, ainda que doa!!

Seguimos amando e respeitando a todos, mas, sem nunca varrer a sujeira pra debaixo do tapete!

Valeu, amigos!!

Paulo Dornelles disse...

Massa Rafa!
Glória a Deus mesmo!
Idéia Fatal!
Deus abênçõe man.

Becker disse...

vira e meche estou por aqui...
não tinha visto algo impactante tal como...
mesmo eu sendo o insignificante da história, já fui rejeitado por afrontar líderes... é difícil ver eles se preocupando com meia dúzia de votos para não eleger uma presidente, e negar ajuda a um menino ue quer largar as drogas...
lamento mais ainda, lamento ao ver jovens em massa serem convencidos a fazerem algo que não fariam se suas intelligencias não estivessem lavadas, mas isso... isso é outra história...

Rafael Reparador disse...

Paulão, bom te ver por aqui, cara.
Sem mágoa, sem revanche, sem ódio... tão somente a pura palavra pela qual vivemos!!

Um grande abraço, brother! Como tá a Action Reggae Roots?

Rafael Reparador disse...

Beckerido!!

O lance é que tu tem um coração bom e atento a necessidade das pessoas!
Sirva às pessoas, mas não espere ser aceito, nem ajudado por isso... corra a sua carreira, ame o próximo, faça a sua parte...
To contigo, brother, tu sabe disso!!

Vamos em frente, fião...

Paulo Dornelles disse...

está tudo na paz mano!
Graças a Jesus!
Estou preparando as novas músicas da banda! e logo vamos ter um cdzão pra honra e glória do Senhor Jesus!
Ahh... e vamos bolar uma participação sua ai certo?!
Abração mano.