Observadores irresponsáveis


É óbvio pra mim que devemos observar e fazer a crítica sempre, botando pra funcionar a inteligência que recebemos de Deus.

Contudo, o que tenho observado é que muitos dentre esses "observadores irresponsáveis" são pessoas que ainda não compreenderam seu chamado em Deus para a construção de sua Casa. Paulo os chama de desocupados - eu já fui chamado disso várias vezes e, embora não acredite ser, posso estar enganado!

Observadores, normalmente, são pessoas inteligentes, têm cultura, boa dicção, têm 'aproach' e são influenciadores naturais. Contudo, a partir de sua inteligência decaída, carregam consigo a ilusão de um chamado pra ser críticos.

Não são nada mais, só críticos! Por acaso, o Reino de Deus é programa de cinema??
Os lokos não pastoreiam, não profetizam, não ensinam, não pregam, não testemunham, nem ao menos oram, são inúteis, pois não ajudam em nada.

Aí, por mero raciocínio intuitivo, usam as palavras da Bíblia declarando que o culto deve ser racional.
Oras, a galera confunde o "racional" bíblico como se o mesmo significasse "cerebral".
Se assim fosse, isto seria um fator delimitador da revelação, mas não é assim que as coisas de Deus são!
Elas nunca vão caber em nossas pequenas cabeças, pois todos os raciocínios e pontos de vista humanos têm chances enormes de estar errados.

Uma baleia, que pode ter um cérebro 4 vezes maior do que o humano, ou uma preguiça, que tem um bem menor, ambos têm mais eficácia perante a regência de Deus sobre o planeta do que nós, visto que aqueles agem sempre por instinto e não por inteligência.

O homem é tão corrupto que seu raciocínio se tornou em pedra de tropeço na busca por Deus. Sua inteligência, em arma de manipulação, opressão e domínio, o que acabou gerando facções, discórdias e desordem, tudo fruto da arrogância dos pontos de vista, que durante a história da humanidade gerou déspotas, tiranos e genocidas.

Ah, se na igreja andássemos no Espírito!

rafa

2 comentários:

Rafa Morley disse...

Ha um problema apenas, entre os crentes em geral, que eh a falta deste raciocinio logico, que voce menciona ser o problema. Concordo que ha muita falacia (por parte dos reclamoes, nem chamo de criticos), mas infelizmente a grande falta de senso critico (daqueles que sao o alvo das reclamacoes), deixa a coisa realmente critica. Que paradoxo...

Anônimo disse...

O problema maior hoje no Brasil não é o exceço de uso do raciocínio lógico, mas exatamente o oposto. Hoje em dia nem os pastores tem conhecimento de teologia e isso leva a esse caos que esta o movimento neopentecostal que não tem mais quase nada a ver com a reforma protestante.