Toda nudez será castigada

A ojeriza humana pelo verdadeiro é uma das melhores fontes de inspiração da arte em geral. A percepção aguda dos grandes artistas, bem como o esclarecimento e a ousadia na hora de expor-se, são grandes ferramentas de confronto humano, individual ou coletivo.

Uma grande peça de teatro, uma canção, um filme, uma tela ou mesmo uma escultura podem funcionar como os mais nítidos espelhos que jamais vimos, fazendo-nos entrar em nós mesmos, perfurando as pesadas máscaras sociais, fiadas através das filosofias, religiões e ideologias que costumamos vestir diante da platéia que nos cerca dia a dia.

A verdade fatídica é que todos nós estamos enquadrados de alguma forma em algum delito que, em algum momento, golpeou nossa consciência, perfurou nossos eloqüentes princípios e cativou nossas almas, obrigando-nos a optar em abrir o jogo em humilhante exposição, ou vestir o véu da mentira.

Pensamos que anexar à nossa imagem um filtro de photoshop nos preservará belos diante do mundo real, mantendo-nos aptos a permanecer no ambiente do baile de máscaras, que é o que importa para a grande maioria.

Perde-se a honra, vende-se a alma e a moral, mas o ingresso do baile está garantido!

É diante desse quadro que aparece alguém diante de você e diz ver além da máscara que está usando e lhe põe na sinuca de bico, fazendo-o ter que decidir entre encarar frente a frente a dura verdade que o aflige ou permanecer escondido - mesmo que interiormente desmascarado.

Tenho pensando na nudez esses dias e no tabu social que ela representa.

Lembrei-me que Adão e Eva andavam nus no Jardim de Deus e ambos não se envergonhavam disso. Havia ali um ambiente de plena confiança, sinceridade e transparência.

Transparência impraticável para os padrões de relacionamentos existentes hoje. Será? Quero ter esperanças ainda...

Não há como viver uma vida espiritual plena sem nos dispor a andar nus e abrir o jogo naquilo que temos camuflado dentro de nós. Fantasmas, taras, tentações e culpas acabam transformando-nos em seres esquizofrênicos, que manquejam entre o ideal estabelecido por nossa religião ou outro padronizador moral e o espinho que nos fere a carne.

Graças a Deus que nos envia alguém em tempo oportuno para nos confrontar e estimular a tomar decisões radicais com relação ao padrão de vida cristã que temos levado.

Foi assim num dia, quando um anjo se aproximou de Josué, trazendo-lhe uma Palavra de Deus. A Bíblia cuidadosamente diz que o tal anjo tinha nas mãos uma espada nua.

Pois bem, se a espada é símbolo da Palavra viva de Deus a nudez significa transparência e é essa mensagem eficaz que Deus tem procurado enviar pra nós nesta geração, pois temos vivido em tempos de tão grande manipulação da Verdade. Tantos são os reflexos disformes da Genuína Revelação, tantas as máscaras, que a confusão parece indissolúvel.

Contudo, há alguém portando uma espada nua ainda em nosso tempo. Há um profeta enviado por Deus para esta geração, não estamos perdidos.

Jesus está vivo e sua Igreja é uma realidade consolidada na terra, mas cabe a nós, como filhos, discípulos, amigos, ovelhas, ou seja lá como chamem, estar dispostos a abrir mão da máscara pois, senão, a espada poderá nos pegar!

rafa,

na revolução

0 comentários: