Será que nos dias atuais, com tantos escândalos, podemos continuar afirmando: "É melhor uma igreja do que um bar?"

Buscando uma ótica em um caráter mais primitivo da Igreja, entendo que Ela está em qualquer lugar onde esteja reunido o Corpo. Jesus afirmou no Evangelho de João: "ali onde eu estou, estará também o meu servo e o que me serve, o Pai o honrará".

Em outro lugar também disse: “Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai ... mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade”.

Sendo assim, penso que a localidade almejada pelo Senhor para ser invocado e se relacionar com os homens na Terra passou a ser o coração das pessoas.

Escândalos ocorrem por causa da visão institucional que adquirimos e que acabou por substituir a igreja viva e orgânica, que nasce nos corações das pessoas pela Luz do Evangelho.

Ou seja, estamos olhando criticamente pra uma pessoa jurídica, que não é a pessoa verdadeira que Jesus comprou para si, não há promessa, nem chamado para esse Frankenstein. Enquanto isso, deveríamos olhar pra pessoa da Igreja, a Assembléia dos Santos, a Organização Viva do Corpo de Cristo, com uma visão espiritual, discernindo o Corpo.

Mas o Evangelho ainda traz esperança, enquanto a igreja institucional tem gerado muita decepção aos corações... Sendo assim, continuo acreditando que há um projeto divino em meio a tudo isso, a Luz no fim desse túnel negro.


rafa,

na revolução

2 comentários:

Sandra disse...

Jesus está onde ninguém procura,ou onde não é comum estar,Jesus está no gesto de amor,sem cobranças e nem barganhas com o próximo,apenas amor,amor sem finjimento,sem frescuras,sem rodeios,sem onde,nem quandos,nem porques e muito menos quantos...sem muito o que explicar,apenas amar!É ai que ELE se encontra e nos encontra,o que é hoje,pode não ser amanhã,o que permanece mesmo é o amor e esse só tem um caminho,o coração!

um grande abraço!

Rafael Reparador disse...

Querida pastora. Entendi o que significa adorar em espírito e em verdade só agora, há bem pouco tempo.
Tudo parecia tão holístico pra mim, tão misterioso.... mas agora, as coisas têm feito um grande sentido pra mim.

Adorar em espírito e em verdade é andar em intimidade com Deus, através de Cristo e como o próprio texto de João 4 já sugere, isto se dá independentemente de estarmos no Templo, no lugar santo, na ocasião pré determinada.

É em espírito porque tudo se dá na intimidade da jornada, no interior de cada ser humano renovado em Deus; e é em verdade, porque ali, não podem haver máscaras. Não importa se temos aparência de adoração, se tocamos o som extravagante, ou se manifestamos as expressões exteriores que denunciam uma espiritualidade.

Está além, está no foro mais íntimo...