Quando o sol bater na janela do seu quarto...


“Quando o sol bater na janela do seu quarto, lembra e vê que o caminho é um só”.

É lindo ver, ouvir e sentir as pedras clamando. Quando pessoas que não têm o mesmo esclarecimento de consciência dos que tiveram seu entendimento renovado pelo Espírito Santo, ou seja, os crentes, são usadas em sua arte como boca de Deus diante dos homens.

Na falta de uma expressão que sobrepuje as fronteiras da religião, parece-me que Deus se ve na obrigação de usar alguém de fora para falar com o mundo.

O afastamento da igreja com relação ao resto da sociedade é tamanho, que o Senhor utiliza outras pontes que ligam sua Palavra às mentes obscurecidas.

As palavras lá de cima do texto, pra quem não sabe, são de autoria do grande poeta Renato Russo, que com algumas de suas canções parecia tentar evangelizar sua geração, tendo intensamente difundida sua arte desesperada por um Caminho que lhe trouxesse luz.

Antes que seja punido com o fechamento implacável desta janela, gostaria de notificar aos nobres leitores que encontro paralelo bíblico para citar poetas seculares, os quais com sua arte, profetizavam da parte do próprio Deus, desconhecido em sua razão teológica, mas ansiado em seus espíritos sedentos e famintos.

O texto de Atos 17:28, que diz: “Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração” é um apanhado de frases dos poetas gregos Epimênides e Arato, ou ainda de Cleanto.

Parece que o apóstolo tinha essa sensibilidade para perceber a busca religiosa por dentro das manifestações poéticas e artísticas daqueles pagãos.

Inclusive, Paulo cita o poeta Epimênides pelo menos uma vez mais, na carta que escreveu a Tito.

Sei que pode ser estranho para uma mente mais purista, esterilizada pela santidade exacerbada dos evangélicos deste tempo, saber que o apóstolo Paulo recorria a leituras pagãs. Pior que isto é notar que as mesmas estão registradas no Cânon das sagradas Escrituras, mas ainda assim, fico feliz por sabê-lo e gostaria muito que todos também ficassem, pois esta verdade poderá nos libertar de uma vez por todas da mentalidade sectária e excludente que tomou conta da igreja moderna.

Irmãos, a arte é uma bênção. Ouvir música secular, ler poesias, assistir filmes, adquirir cultura, tudo isto pode nos tornar melhores e mais profundos em nossa compreensão de Deus, o qual é o autor e também o doador de todo dom artístico humano.

Vejo um tempo em que cantaremos músicas seculares dentro dos cultos com mais frequência se aproximando. E também vejo uma música cristã mais identificada e adequada a realidade artística do mundo secular. Uma música que vá de encontro aos anseios do coração humano, que lance luz e direção aos perdidos.

Espero um dia, ver cristãos alcançando o coração das pessoas e as influeiciando com a mesma eficiência do ímpio Renato Russo.

Abração,

rafa

14 comentários:

Anônimo disse...

Deus habita em meio aos louvores! Quem habita na música secular? Não acho que um homem que cometia um pecado que Deus abomina, pode influenciar um cristão Jesus é o unico que deve nos influenciar só ele.todo o resto são homens falhos.

Anônimo disse...

Um jumento que canta acusando as pedras de falarem. O teu mundo que é uma merda o Renato tem muito mais a dizer sobre Deus do que as suas idiotices de crente

Rafael Reparador disse...

Ninguém mais acredita na Bíblia, estou estupefato. Tal como fariseus, so acreditam nas tradições e constumes que receberam.
O ódio institucional religioso nos torna tão abomináveis quanto qualquer outro pecador. Não somos mais do que cristãos, piedosas testemunhas do Evangelho diante do mundo que se perde... não compete a nós acusar "com palavras" o pecado do mundo, mas nossas boas obras devem lançar luz na vida de quem está em trevas e isto tem faltado... Uma pena!!

Rafael Reparador disse...

Uma coisa boa sobre jumentos e pedras é saber que Deus escolheu as coias mais loucas e impensáveis deste mundo para confundir a sabedoria dos que se acham sábios (mas tornaram-se irracionais e nem sabem).
Se foi em cima de um jumento que Jesus entrou em Jerusalém, vejo mais nobreza nesse animal do que num comentarista anônimo mal educado e notoriamente debilitado nas considerações mentais.

Eduardo Dornelles disse...

Quantos de nós já fomos livrados ou exortados por um ímpio guiado por Deus. Também sei que um desses anônimos não perdeu a vida porque Deus usou um ímpio qualquer que estava na hoara e lugar certo para livrá-lo.
Então não me digam que vcs sabem alguma coisa de Deus.
Deus usa quem tem coragem e não "anônimos" que acham que O conhecem.

Anderson disse...

Baita texto Rafa!
O farisaísmo infelizmente continua vivo, e no meio do arraial evangélico. Sei lá, mas a muito tempo me desliguei das instituições eclesiásticas que hoje estão mais preocupadas em satisfazer quem está no topo destas instituições do que a "crentaiada" que faz parte da base.
É como diz um amigo meu: "Tem pastor que dá Glória a Deus pelo dinheiro de caixa 2 que recebe de um político, mas não pode brindar com ele porque não bebe."

Continue nessa revolução!

Anônimo disse...

Me desculpem se é ofença descordar, não é esta a intenção gosto do Renato russo acho que ele foi um grande poeta, mas não acho que ele é um referencial se eu tivesse uma oportunidade,sei não terei, falaria para ele o que Jesus disse a Nicodemos terás que nascer de novo! pois não basta ter alguns principios e seguilos, tem que nascer de novo! amo o rafão e acho que Deus está o usando muito para uma revolução,mas só não concordo neste ponto, acho que nossas igrejas não precisam disso de músicas seculares,a igreja precisa de uma verdadeira revelação do Espirito, Espirito este que foi dado a igreja, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós."
pelo menos era pra ser,por isso acho que o mundo não pode trazer nada do espirito pra dentro da igreja!a igreja já tem o Espirito só precisamos buscar essa revelação!

Rafael Reparador disse...

Os nossos pontos de vista e conceitos são variáveis, o que não varia é a Palavra. Nossa versão sobre ela evolui, sempre, por mais que alguns briguem com isso e não aceitem, mas a compreenssão humana passa por constantes mutações e de acordo com isso, cosmovisões vão sendo ornamentadas e tradições vão tomando novas nuances... é assim, sempre foi e continuará sendo.
Aceito de coração as idéias diferentes das minhas e, sobretudo, quando as mesmas são expostas de maneira educada, me encantam e me fazem ter esperança no futuro da Igreja de Cristo, multiforme em dons e carismas.

Anônimo disse...

Essse carinha era gay e morreu de aidis,com certeza não era um ex; a ser seguido.Deus ama o pecador,mas abomina o pecado e este o afasta de Deus,existia um abismo entre o Renato e Deus.

Rafael Reparador disse...

A Bíblia diz que os nossos pecados fazem separação entre nós e Deus, mas o que foi que Jesus veio fazer na Terra que não reconciliou o Renato com Deus? Será que o Messias falhou em sua missão?

Anônimo disse...

É lindo ver, ouvir e sentir as pedras clamando. Quando pessoas que não têm o mesmo esclarecimento de consciência dos que tiveram seu entendimento renovado pelo Espírito Santo, ou seja, os crentes, são usadas em sua arte como boca de Deus diante dos homens.

Na falta de uma expressão que sobrepuje as fronteiras da religião, parece-me que Deus se ve na obrigação de usar alguém de fora para falar com o mundo.
USANDO O SEU TEXTO ELE ERA UMA PEDRA,ALGUÉM DE FORA,PEDRA É ALGO SEM VIDA,DE FORA É DE FORA DO CONTEXTO BÍBLICO.
SE O RENATO FOI JUSTIFICADO MEDIANTE A FÉ NEM UMA CONDENAÇÃO HÁ SOBRE ELE.Romanos 8
MAS ESTA CONFIÇÃO DEVE SER FEITA EM VIDA,ATÉ AQUI TUDO BEM,DEUS ELE SEMPRE VAI AGIR NO CONTEXTO BÍBLICO ELE QUEBRA-PARADIGMAS SIM MAS NUNCA PECA,
SOBRE TUA PERGUNTA SUGERINDO A FALHA DO MESSIAS É DISTORCER A VERDADE,POIS A BÍBLIA DECLARA QUE ELE NÃO MUDA É SEMPRE ETERNO,DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO,NEM SOMBRA DE VARIAÇÃO HÁ NELE E NEM HAVERÁ,ELE É O MESMO ONTEM,HOJE E SERÁ O MESMO ETERNAMENTE.
DEUS NÃO TEM NADA HAVER COM OS ACHISMO DOS HOMENS,RELES MORTAIS.
ESTE TEMPO DE MUSICA DO MUNDO NA IGREJA QUE TU TA FALANDO TEM UM NOME É APOSTASIA,QUE BESTEIRA FALA QUE OS REMIDOS DO SENHOR SERÃO USADOS COMO O ÍMPIO RENATO RUSSO,QUE ATÉ ALCOOLÁTRA ERA,ATÉ OUTRAS COISAS ROLAVA,É MELHOR REVER TEUS CONCEITOS...

Rafael Reparador disse...

Então o Renato era gay, alcoólatra, ímpio, fora do contexto bíblico...
Segundo seu julgamento, essas coisas o tornaram inapto para ser um instrumento de Deus.

Esse evangelho encarcerado, sem esperança, que dita meios e regras humanizados, que só têm aparência de piedade e espirtualidade é uma falsificação da Graça e do amplo alcance do Amor de Deus através de Jesus.

A galera têm uma visão míope da Bíblia e acha que já conhece tudo. Gente orgulhosa e arrogante que assassina seus semelhantes com julgamentos baseados em regras, esquecendo-se que eles próprios só estão onde estão porque alguém morreu em seu lugar, pagando a dívida que lhe era cobrada.

Esse evangelho religioso, fraco e sem poder não é o bastante para gerar filhos para Deus, só fanáticos que, fracassados na vida pessoal, alienaram-se dentro de suas congregações, entupindo-se de heresias baseadas em estudos bíblicos contrários a revelação contextual do Evangelho diretamente apontada para o mundo gentio, ou seja, o nosso.

Anônimo disse...

Business before pleasure.

Arthur Gomes Soares disse...

Concordo que nós evangélicos podemos escutar música secular (obs: claro "nem tudo convém ou edifica" sejamos razoáveis) e que exista alguns lampejos de sabedoria... porém não podemos sair por ai vendo coisas onde não existem (em ambos os extremos). Como o exemplo que o autor do blog citou da música "Quando o sol bater...". Se queremos ver uma alusão ao cristianismo, ora, veremos, pois ele diz: "o caminho é um só", e para nós cristão esse caminho é Jesus.
Mas será que o autor teve realmente esse intenção? Segundo biografia escrita por Dapieve essa música faz alusão ao Budismo, a frase “Tudo é dor / E toda dor vem do desejo / De não sentirmos dor” foi tirada por Renato do livro A Doutrina de Buda em um dos hóteis de São Paulo. Ou seja, nem tudo que reluz é ouro.
Para uma visão bíblia da música secular recomento a leitura http://vamosdescobrirouniverso.blogspot.com/2011/04/espiritualidade-crista-mediante.html
Fiquem com Deus!!