As ladainhas Gospel


De vez em quando aparece algum irmão falando sobre assuntos padronizados comigo. São assuntos batidos, que me lembram que a vida parece um grande carrossel de pensamentos, onde as coisas sempre acabam voltando pra nós, de tempo em tempo, uma verdadeira ladainha.

Aliás, você sabe o que é uma ladainha?

É uma espécie de reza litúrgica com repetições e respostas, aquelas orações que comumente vemos nas igrejas católicas, onde o padre fala algumas frases monotonais e o povo em uníssono responde algo como “Rogai por nós”.

As ladainhas foram instituídas pra ensinar o povo, como método de fixação doutrinária, mas sua prática se tornou altamente popular tendo em vista seu caráter místico e ao aparente poder de induzir as pessoas a estados de quietude, resignação e arrependimento contrito. Um mantra, certamente!

Dentre as ladainhas gospel da atualidade, figura o sofisma da cobertura espiritual. Dizem: “querido, você não pode andar sozinho neste mundo tenebroso, pois Satanás anda ao redor, procurando alguma peça solta do jogo para tragar... você sabe que uma brasa isolada, longe das demais, se apaga logo... bi bi bi e bó bó bó”.

Pouco sabem da Bíblia, pouco conhecem das revelações apostólicas e da sã doutrina, por isso se deixam enredar por falácias fraquíssimas, baseadas em achismos particulares.

Ficam com esse papo sem fundamento, e nem entendem o que está escrito em I Coríntios 11:4, que “diz que todo homem que ora ou profetiza tendo a cabeça coberta, desonra a própria cabeça”.

Estão desonrando o Senhor e nem sabem!

Mas a ladainha não termina por aí, tem o lance do dízimo que se você não dá, fica sujeito à ação dos gafanhotos metamórficos, o migrador, o devorador e o destruidor. Esses seres mitológicos, tais como criaturas bizarras são enviadas pelas forças tenebrosas para assolar a vida financeira de crentes infiéis, como um instrumento de tortura que Deus estabeleceu para surrar aqueles que não pagam suas taxas mensais.

Que deus cruel!

Outra: irmão o pecado poderá gerar uma brecha em sua vida, uma legalidade por onde o diabo irá entrar e criar uma fortaleza dentro de você, aprisionando-o com amarras espirituais.

Quanto mais gospelizados ficamos, mais nos aprofundamos em conhecimentos que ao invés de nos libertar, nos tornam ainda mais temerosos e reprimidos.

Quero deixar claro que não duvido da existência de situações de risco para os crentes, mas uma coisa que não sai da minha cabeça são as palavras do Senhor, dizendo que fomos chamados à liberdade, a qual é fruto do conhecimento da Verdade.

Acredito na absoluta e definitiva ação da Palavra do Senhor sobre nossas vidas e não consigo mais cair nessas conversas sem base firme que, de tanto serem repetidas, acabaram se tornando em verdades para o imaginário de muitos crentes.

Esses sofismas, rimados, repetidos, cantarolados, declamados, como cantigas de roda e lengalendas não colam mais pra mim. Quando os ouço, ligo stand by da mesma forma que faço quando uma vendedora automatizada de empresa de telefonia ou cartão de crédito me liga, tentando me convencer com seu discurso decorado a adquirir um produto.

Chega pra mim, eu sou livre!!

rafa

5 comentários:

Unknown disse...

Olá,
Concordo com vc em parte!
Acredito sim que as coisas as vezes se tornam uma ladainha e falam por falar.
Mas me assusta hoje que temos uma geração onde tem diferença de pecado, não levam em conta o que está na biblia, a biblia é a mesma hoje e sempre Deus é o mesmo hoje e sempre ela não moderniza suas leis, pecados não deixxm de ser pecados, as igrejas hoje esquecem de pregar a verdade, como cristãos e servidores de jesus não pessoas gospel, temos que propragar a verdade aqueilo que jesus ensinou, não podemos ficar pasando a mão na cabeça de quem faz coisas erradas, temos que ajudar, orientar falar a verdade! Hj em dia pra muitos cristãos não é errado mais escutar música do mundo, casar novamente sem nem ao menos tentar restituir seu casamento anterior, falar palavrão, brigar, transar fora do casamento, não dar dizimo, tudo isso agora é permitido como se a biblia tivesse se modernizado e Deus também. Temos que refletir, Jesus está voltando e como ta escrito, muitos estão se esfriando!

Anônimo disse...

Realmente as ladainhas são armadilhas psicologicas que

fazem com que as pessoas sem perceber se inclinem para o

que lhes é dito ou mesmo imposto de forma imperceptivel.

Mas quanto ao pecado dizer que este não serviria de porta

de entrada para uma amarra espiritual na vida de alguém é

equivocado da sua parte. veja um exemplo simples:
o marido trai a sua esposa, e não conta a ninguem devido a

vergonha perante a sociedade e também ao saber do

sentimento que geraria em sua esposa. ao tomar esta

atitude simples de escondader o seus erros ele deixa uma

porta aberta para que o diabo tenha sempre como o acusar,

com o tempo ele vai ficando mais longe de Deus e mais

perto ddo pecado. ou seja, o pecado sem arrependimento

gera amarraduras espirituais nas pessoas.

quanto ao dizimo: a biblia não nos coloca este como fator

preponderante para sermos bem sucedidos, mas quando Ela

nos ensina sobre o dizimo ela simplismente diz que ele é

um modo de devolvermos uma pequena parte daquilo que ele

nos deu em atitude de gratidão, e Deus vendo essa nossa

gratidão nos abençoa com mais bençãos tanto espirituais

como financeiras.

E quanto ao andarmos sozinhos, eu não vejo com bons olhos.

e o porque é muito simples, se andarmos sozinhos não

teremos apoio, cristo nesta terra teve apoio de seus

discipulos, é simples vermos que precisamos estar juntos

para olharmos que somos filhos do mesmo Deus, e juntos

aprenderemos uns com os outros as coisas de Deus, sozinhos

quem nos ensinaria ou quem estaria junto com nós nos

momentos dificeis?

áh, e quanto a questão de ser livre.
eu sou livre porque cristo me libertou.

O que vc poderia dizer a respeito disso?

Rafael Reparador disse...

Se Cristo me libertou, entao, sou livre.

Anônimo disse...

me desculpe mas sua resposta não está convicente, aguardo algo que possamos compartilhar melhor.
Porque vc não responde de forma mais direta?

Rafael Reparador disse...

Ou vc é livre, ou é escravo.

Nada há no meio disto!

Quando Nicodemos conversou com Jesus, quis pagar uma de espiritual e de que entendia sobre as coisas profundas dos mistérios celestes, mas o Senhor refutou seus argumentos, porque eles eram terrenais.

Quando falo de liberdade, falo de algo realizado nas regioes celestes e um escravo nunca poderá compreender isto. Um escravo somente ouve e repete o que ouviu.

A única saída é a libertaçao!