Rafa, lembro um grande questionamento que tinha com meus amigos na adolecencia: O simples ato de se masturbar é pecado, ou pecado são os pensamentos que envolvem esse ato? e se conseguir fazer sem pensar?

Tiago fala que "havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte". (Tg. 1:15).
Parece que o lance do pecado segue uma espécie de sequência, sendo gerado antes lá no interior, se realizando num ato concreto.

Isso é regra geral, acho, mas sobre o lance da masturbação em si (assim como em outros tabus cristãos), devemos entender claramente se a culpa é fruto de um arrependimento interior, vindo do Espírito de Deus, ou se é uma culpa religiosa, originada em pecados convencionados.

Muitas vezes, criamos regras que ficam tão arraigadas em nossos conceitos de certo e errado, que uma culpa humana pode tomar o lugar do árbitro de nossas vidas, que é o Espírito Santo.

Acho que o assunto deve ser debatido com mais clareza, sinceridade e sobretudo, sem causar medo nos nossos adolescentes de serem apontados implacavelmente como pecadores, tarados, ou coisas do tipo.

Fico pensando se um dia alguém tiver que fazer um espermograma, será pecado?

Não quero assumir a responsabilidade sobre o certo e errado, mas quero descobrir a verdadeira fonte dessa culpa que oprime nossos adolescentes.

rafa

Pergunta que a gente responde

0 comentários: