Cristão pode tocar ou escutar música secular?


Vamos definir os termos envolvidos:

1. Música é arte e arte é uma forma estética de comunicar percepções, emoções e ideias, visando estimular a consciência dos outros.

Parte do ser humano e é focada no ser humano. Como dom, possui sua origem mais primitiva no próprio Deus, que é o autor e doador de toda dádiva, todo dom que está sobre qualquer homem.

“Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes”. Tg 1:17

2. Secular é tudo aquilo que está separado de uma organização religiosa.

- A divisão entre secular e sacro é um lance da religião, que sempre almejou “presunçosamente” regulamentar a vida e todas as suas formas de manifestação. As religiões humanas sempre culminam em governo sobre outras pessoas, ou seja, sempre acaba em opressão, seja ideológica, financeira etc.

3. Em minha opinião, a música deve ser:

- secular em sua relevância e identificação com o meio em que vive (levando em consideração a cultura e o momento que sua sociedade passa) e

- sacra em sua essência e mensagem, ou seja, ela deve levar às pessoas a Deus.

Isso não quer dizer que a música deva ser gospel ou teologicamente evangélica, mas que deve apontar para a glória de Deus de alguma forma, seja chamando a atenção das pessoas ao eterno, ao justo, ao correto, a vida, enfim, como Paulo disse: “tudo o que é honesto, justo, puro, amável, de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. Filipenses 4:8

Respondendo, então, a pergunta, se pode ou não pode tocar música secular, digo: acho que devemos nos desligar dessas terminologias e conceitos que são meramente culturais e estão baseados sobre pensamentos temporais, que mudam com o passar dos anos e das gerações. Devemos sim, ser relevantes para que o Evangelho que está dentro de nós alcance a todos derredor, compartilhando a minha essência.

rafa

Resposta em vídeo abaixo (áudio meio baixinho)


Watch live video from freedomradio on Justin.tv

1 comentários:

Cátia Netto disse...

Muito esclarecedor, ótimo como sempre! :)