Falácias na igreja



Interpretar o que se vê, o que se lê, o que se sente são desafios grandiosos!
Acredito que ao darmos um pequeno passo adiante nas interpretações pode nos impulsionar para além dos próprios umbigos.
Enxergar o mundo da perspectiva coletiva, adquirindo uma macro visão das coisas e seus sistemas nos conduz a uma compreensão um tanto mais abrangente e podem nos levar a entender melhor a batalha que vivemos.
Embora a corrente de pensamento desta era, que visa fazer com que cada pessoa se sinta única, especial e exclusiva, seja tão forte e convincente, o fato é que somos partes de um todo.
Somos tijolos da construção de uma história, somos um grupo (concordemos com ele ou não), estamos todos inseridos em algo maior do que nós mesmos, sobretudo, no campo das idéias!
Cada um de nós (observadores um pouco mais ativos) defende e confia no que acredita, no que foi convencido, no que impressionou a mente e impulsionou a vislumbrar as coisas por um viés diferente.
É impossível fazer avaliações sobre pessoas distantes, desconhecidas, mas podemos identificar linhas de pensamento ou pequenos sinais de que uma bandeira está sendo erguida – mesmo que sutilmente – em algumas conversas, ou textos.
Quem ouve ou lê, com um pouco de capacidade de interpretação, pode perceber convicções e credos. Quando eu leio, também gero meus conceitos prévios sobre alguém!
Contudo, há um lado ruim nisso, é quando as idéias conflitam entre si, havendo discordância e pessoas, desonestas consigo e com seu grupo de discussões, dão início a ataques frontais, citações pessoais e acusações. No tema “igreja”, as frases mais comuns são: “acho que o amado irmão está chateado!” “Suas palavras são frutos de uma alma ferida”. “Querido, você foi magoado pela igreja, mas a igreja é como a Arca de Noé, está cheia de animais”. “Abençoado, você se revoltou contra o sistema”.
Por favor, quanto blah, blah, blah! Repetições desse tipo são falácias e desviam o foco das discussões que visam promover novas idéias, apontando supostos defeitos na vida do observador.
Na história da igreja, essa prática imoral sempre foi muito comum! O próprio Jesus, mesmo sendo uma bênção, foi acusado de viver entre um povo de baixo nível e de ser um beberrão. Martin Luther King fez uma grande revolução social, mas até os dias de hoje, é acusado por muitos crentes de ter sido um adúltero, sem vergonha.
Irmãos, o mundo não precisa mais engolir essa linha de pensamento preconceituosa e discriminatória. O mundo precisa de uma igreja viva, livre e, para isto, temos debatido, discutido, temos feito a voz da razão humana – submetida à interpretação histórica e profética da Palavra – ser ouvida por grande parte do povo de Deus, em conferências, blogs, canções etc..
Este é o movimento! Esta é a nossa vez de dar nossa contribuição, trabalhando na formação de uma nova geração de cristãos que pensa, que é capaz de responder à altura das expectativas de um mundo mergulhado em trevas espirituais.
Como disse Pedro: “estando sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”.
Chega de falácias, de acusações que tentam minar a credibilidade do que alguém, que pensa diferente de nós, escreveu ou disse. Ninguém está se candidatando a nenhum cargo político, somos todos fragmentos de um todo chamado Igreja. Somos diferentes, pensamos de forma específica, mas somos a manifestação da multiforme graça e sabedoria divina para este tempo.
Ou seja, estamos juntos!


0 comentários: