Meu Jesus


A essência mística de Jesus, a meu ver, representa um percentual muito pequeno de sua vida. Maior é o legado, que eu considero 'seu espírito' o qual nos prometeu deixar, do que a própria ação espiritual. Isso é perceptível quando observamos as jornadas de pessoas fundamentadas em misticismo e outras fundamentadas em ‘pleno conhecimento’ (ambos cristãos).

A involução de uns é proporcional ao crescimento daqueles outros. Enquanto uns acham explicações espíritas para acontecimentos, doutrinas de causa e efeito, teorias de maldições de vidas passadas, além de por as culpas de suas frustrações em figuras mitológicas, outros lutam, buscam pela vida, entendendo que Cristo os renovou em seus entendimentos a fim de que sejam novas criaturas.

Ora, Jesus é uma entidade viva, celeste, o Deus Humano que se revela a algumas pessoas em suas jornadas pela vida. Pessoalmente, não está aqui, não habita entre nós, mas seu legado sim.

O poder de Deus, definição dada por Paulo para “evangelho” se manifesta justamente na transformação de pessoas pela renovação de suas mentalidades, ou seja, aqueles que tinham predisposição à iniqüidade, agora, entendem que não são mais submetidos a tal escravidão.

É uma obra mental, é a Palavra celeste tomando vida e fazendo sentido dentro das pessoas pecadoras, caídas, demonizadas por espíritos deste mundo (anticristo) que as conduz ao egoísmo, à mentira, à maldade, à perversão, ao ódio, ao assassinato, à corrupção e a uma das mais terríveis e malignas instituições humanas, “a religiosidade da letra morta”.

Enfim, a grande virtude de Cristo está, não em sua aparição angélica, tampouco nas intervenções miraculosas (das quais acredito na existência, mas estão longe de ser a síntese de sua Obra), mas na metanóia que conduz escravos amordaçados e algemados para um caminho de luz, liberdade e felicidade.

Pessoas entrevadas, coxas, cegas, mudas, surdas, paralíticas, deprimidas, tristes, desesperançadas, enfim, malditos, tornam-se pessoas transformadas pelo encontro da esperança, livram-se da paralisia, passam a se mover novamente, voltam a ouvir a voz de Deus, enxergam o mundo e o sistema de corrupção do anticristo com clareza, tornam-se profetas e são invadidos de uma alegria sobrenatural, ao ponto de se tornarem divulgadores da Vida e da Luz diante de um mundo onde todos estão acostumados com a Morte e as Trevas e que quer engolir os que vivem com a Morte e Trevas.

Milagres existem? Sim, mas são intervenções divinas incomuns, do contrário, não seriam milagres. Devemos correr atrás dos milagres? Não, nossa fé, nossa existência não depende em nada de ver ou participar de acontecimentos espetaculares.

Jesus não é um espetáculo! Jesus é o Salvador e Ele veio salvar pessoas do mundo de seus caminhos corruptos que decidiram seguir, Ele veio mostrar a Luz novamente, fazer brilhar sobre os rostos a clareza da esperança.

Jesus não é um milagreiro, um gênio da lâmpada, um papai noel, um patrocinador, Jesus é o Caminho pra quem não sabe onde ir; a Verdade pra quem busca pelo sentido das coisas e a Vida, pra quem reconhece estar morto em pecados e delitos.

Não ouso resumir a obra do Senhor, mas conheci Jesus assim, dessa forma como acabei de escrever. Esse é o meu Jesus e Ele não é nada menos do que isso pra mim e eu nunca o usarei para meus objetivos, pelo contrário, mantenho viva minha esperança de ser útil a Ele com esta existência miserável que vivo e este corpo corrupto que visto.

Rafael Reparador

0 comentários: