Deus quer usar o que você tem nas mãos!


"Perguntou-lhe o SENHOR: “Que é isso que tens na mão?” Respondeu-lhe Moisés: “Um cajado!”
Livro do Êxodo

"Todo mundo precisa de um salvador. Todo mundo precisa ser salvo", diz a canção de um amigo americano, em missão de evangelização no Brasil há vários anos. 
De fato, vejo cada ser humano como uma alma peregrina neste mundo atroz - mergulhado em trevas espirituais - à espera da revelação de uma luz salvífica. 
Moisés, libertador do povo de Israel de seu martírio escravo, tipifica o salvador de vidas perdidas, que vagueiam sem esperança pelo mundo. 
Apesar de sua grandiosa obra, contada através de livros sagrados para o judaísmo, islamismo e cristianismo, Moisés, foi um ser humano comum, que teve seus momentos de dúvida e medo, diante da imensa responsabilidade que lhe foi proposta. 
Quero usar o fragmento bíblico acima para suscitar uma ideia que me chama a atenção na história daquele personagem emblemático. 
O texto diz que Moisés estava inseguro sobre a aceitação das pessoas quanto ao seu caráter de "enviado de Deus". Diante disso, o Senhor lhe respondeu com uma pergunta: "O que você tem na mão?"
Lembro-me bem quando, vários anos atrás, lia esse texto pela primeira vez e senti esta mesma pergunta ecoando em meu interior: "O que eu tenho nas mãos?"
O dia em que entendi de uma forma "um pouco mais articulada" a existência de Deus, foi o mesmo dia em que me coloquei à Sua disposição para ser instrumento de luz e bênção para as vidas que precisavam de um salvador.
Me senti como um Moisés, um mensageiro de uma ideia, um pregoeiro de esperança com a incumbência de apontar um caminho pra fora daquele 'egito' escravizador, opressor e déspota.
Foi ali que entendi - diante da proposta da missão - que o que tinha nas mãos seria instrumento de Deus, condutor de um fragmento de luz para pessoas em trevas. 
Olhei pra mim mesmo e disse: "eu tenho um violão!", "eu tenho uma voz!", "eu tenho uma poesia e uma melodia!" 
Era isto que tinha e é isto que tenho!

É pequeno, não é sucesso, não atinge as massas, não é viral, não está nas rádios, nem na TV, mas é o que tenho nas mãos, Senhor.

Na continuidade do texto bíblico "...Ordenou-lhe o SENHOR: “Lança-o na terra!” Moisés prontamente atirou o cajado ao solo, e ele se transformou em uma grande cobra, e Moisés esquivou-se dela, assustado. Então ordenou Yahweh a Moisés: “Estende a tua mão e pega-a pela cauda”. Ele estendeu a mão, pegou-a pela cauda, e ela se converteu em cajado, em sua mão. E disse o SENHOR: “Fazei isso para provar aos israelitas que Yahweh, o SENHOR, o Deus de teus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, de fato, apareceu a ti!” 

De forma absurda, assustadora, miraculosa, utilizando uma figura completamente emblemática como a serpente, o Senhor usou o cajado daquele homem, transformando-o num símbolo de seu poder atuante na incapacidade humana.
Quais são os seus recursos? Qual seu dom? Que talento você possui e que será colocado à serviço da Luz Divina?
Eu tenho uma canção e você, o que tem?

Rafael Reparador

P.S.:  
A serpente é uma personificação mística de força, de inteligência, sendo emblema da força energética e da sabedoria para diversas escolas de misticismo e ocultismo do passado e também da atualidade. 

Ela aparecia na coroa dos faraós egípcios e representava o Eu Inferior Oculto, que é a mente subconsciente ou inconsciente. 
Na medicina, ela está presente no bastão de Esculápio ou Asclépio, símbolo antigo, relacionado com a astrologia e com a cura dos doentes através da medicina. 

0 comentários: