O Isolamento - Cont. do Livro Uma Visão de Namoro


Fazei retirar a todos da minha presença. E todos se retiraram”.

Um dos provérbios diz que o solitário busca seus próprios interesses! O isolamento é na verdade uma terrível estratégia de Satanás para nos conduzir ao sentimento de solidão para que, sozinhos, sejamos presas fáceis em suas manobras contra nossa santidade.

Costumam dizer sobre isso que somos comparáveis a brasas que juntas são capazes de produzir fogo, porém, quando um de nós é retirado do braseiro, o resultado é o esfriamento de forma que acabamos secos e frios como um carvão velho. A igreja é o agente manifestador de Jesus nesta Terra. O próprio Senhor disse em Sua oração a nosso favor, contida no Evangelho de João 17:23, que deveríamos ser “perfeitos em unidade” a fim de que o mundo reconhecesse Sua vinda por amor à humanidade.

A unidade, ou seja, a comunhão, o andar juntos, o compartilhar do dia a dia são fatores fundamentais para que possamos resistir firmes contra as ciladas de nosso inimigo. Satanás procura nos tirar do contato com os irmãos para nos levar aos pensamentos e conclusões que no momento nos parecem justos, mas têm o objetivo de nos derrubar, pois muitas vezes são auto piedosos, auto justificados... Já presenciei muitos casos em que pessoas são confrontadas com pensamentos mentirosos e infundados e que, por falta da presença direta dos irmãos, acabaram tomando a decisão errada.

No meio do isolamento de Amnom há outro aspecto importante a ser aprendido com o texto, que é a respeito da pessoa com quem nos aconselhamos quando estamos atravessando um momento de decisão em nossas vidas. A Bíblia diz que Jonadabe era um homem muito sagaz e, por um acaso, você sabe onde a Palavra de Deus usa este mesmo termo a respeito de alguém? Exatamente em Gênesis 3:1, que diz: “A serpente, mais sagaz de todos os animais...”.

Sagacidade pode ser traduzida por astúcia, que por sua vez denota alguém que tem grande capacidade para enganar. Todas as vezes que a Bíblia usou um destes dois termos (sagacidade e astúcia) nunca foi para elogiar alguém. Na verdade, Jonadabe funcionava para Amnom como a serpente funcionou para Eva e é assim que o diabo faz com muitos de nós, utilizando a vida, o corpo, a mente, as ações de uma pessoa em carne e osso para expressar e fazer proliferar o seu engano. Devemos lembrar sempre que diabo e demônios não possuem um corpo material - nem chifres e rabos - não sendo capazes de expressar sua maldade e destruição nesta terra, que é material. Contudo, esses mesmos espíritos malignos fazem uso de pessoas para poderem espalhar sua natureza de maldade por aí. Sendo assim, todos nós temos que ficar unidos àqueles que confiamos ser parte do Corpo de Cristo, pois os mesmos serão uma grande bênção para as nossas vidas, nunca falando das coisas de Satanás, mas sim das de Deus.

Para nos protegermos das serpentes e dos jonadabes que estão espalhados por aí, sugiro que devemos tomar pelo menos duas medidas importantes:

a) Nunca nos afastar da vida comum da igreja e dos irmãos quando estamos em situação semelhante a esta. Deus não quer que você fique solteiro ou solteira, pois Ele disse sabe que não é bom ficarmos sós, então, os seus irmãos mais maduros, líderes e pastores, certamente serão de grande ajuda nesta hora de decisões;

b) Também não basta sair por aí contando o seu caso para qualquer um, pois nem todos estão habilitados para falar em nome de Jesus. Um aconselhamento sempre deve ser dado à luz da Palavra revelada de Deus e nunca com base em experiências ou filosofias, por isso procure sempre alguém que lhe pareça confiável.

0 comentários: