Música eficaz

Vi, dias desses, o remake da música We are the World, que foi produzido neste ano de 2010, desta vez, para apoiar as vítimas do terrível terremoto que abateu o Haiti.

No clipe, vemos uma reunião enorme de artistas do cenário pop americano atual, quase todos de renome internacional.

Certamente, esta nova edição da canção gerou grandes benefícios para o sofrido povo haitiano, o que é algo excelente, contudo, apesar da presença de um número muito maior de músicos envolvidos nesta nova versão, em contraste com a original de 1985, pareceu-me que faltou algo.

Isso é só uma opinião pessoal, mas acho que todos conseguem reconhecer quando uma música tem “alma”! Seja ela do estilo, do gosto ou do ritmo que for, sabemos quando uma música tem aquele algo mais e, sem dúvida, a versão original de We are the World é uma das mais emocionantes peças musicais que o Pop já produziu.

Que grande poder a arte pop unida à máquina da mídia pode gerar!?!?

Artistas de altíssimo nível se uniram e se entregaram visceralmente a uma causa humanitária, se identificando com a mazela que assolava quase todo um continente.

Foi a partir daquele episódio que os olhos do mundo se voltaram para o estado miserável em que muitas pessoas da África viviam, sobretudo, na Etiópia.

Choramos por eles, sentimos em nossa própria carne o impacto das imagens de sua magreza cadavérica que deformava todos seus cidadãos, crianças e adultos, implacavelmente.

A partir disso, muitas pessoas doaram seu dinheiro, outras, passaram a visitar aqueles países, fazendo da assistência social sua programação de férias. Alguns tiveram suas vidas tão radicalmente transformadas pelas notícias alarmantes, que mudaram de profissão, fundaram ONG´s e foram viver perto daqueles a quem passaram a assistir em suas necessidades.

Em todos esses efeitos colaterais, a música We are the world, tem grande participação, pois foi uma das maiores divulgadoras das privações que aqueles povos viviam.

Quero chamar a atenção de todos os músicos, sobretudo nós, músicos cristãos, que temos dentro de nós a Palavra do Renovo e o Espírito da Consolação. Sobre os quais repousa – supomos - a Glória de Deus, capaz de gerar cura, transformação, mudança, humildade... Está na hora de manifestarmos ao mundo uma arte relevante, que venha de encontro com as reais necessidades das pessoas. E eu não estou falando das necessidades fúteis, descritas como bênçãos em grande parte de nosso hinário evangélico atual, as quais ridicularizam não só o Evangelho de Jesus, mas também toda uma classe que está no mesmo barco.

É tempo de nossa arte se encontrar com o mundo, com sua mazela, com suas expectativas, necessidades e anseios. Nós podemos fazer isso! O Mestre fez isso com perfeição, então, a igreja também pode fazer isso.

Michael Jackson e Lionel Ritchie juntos, escreveram a bela canção abaixo que marcou positivamente o mundo e embora eu possa ter ressalvas sobre sua precisão, do meu ponto de vista apologético, não posso, contudo, negar sua eficácia. Até porque, uma vez, Jesus curou um cego de nascença e todos os religiosos hipócritas disseram ao tal que um pecador o havia curado. Para eles, o ex cego respondeu: se era pecador, não sei. Só sei que eu era cego e agora vejo!

Talvez, quando cair a ficha de que nossos discursos e apologias nunca funcionaram diante do mundo que se perde, passemos a buscar maior objetividade através de nossos ministérios.

Nós Somos o Mundo

Chega um momento, quando ouvimos uma certa chamada
Quando o mundo deve se unir como um só
Há pessoas morrendo
E está na hora de dar uma mão a vida
O maior presente de todos

Nós não podemos continuar fingindo todos os dias

Que alguém, em algum lugar irá mudar

Todos nós somos parte da grande família de Deus
É a verdade
Você sabe que o amor é tudo o que precisamos

Refrão:
Nós somos o mundo, nós somos as crianças
Nós que fazemos o dia ficar mais iluminado
Vamos começar a nos doar
E
stamos fazendo uma escolha
E
stamos salvando nossas próprias vidas
É verdade que nós faremos um dia melhor, só você e eu

Lhes envie seu coração, assim eles saberão que alguém se importa
E as vidas deles serão mais fortes e livres
Como Deus nos mostrou transformando pedras em pão
E por isso todos nós temos que dar uma mão amiga

Quando você está acabado, e não aparece nenhuma esperança
Mas se você somente acreditar de modo nenhum cairemos
Nos deixe perceber que uma mudança só pode vir
Quando nós nos levantamos juntos como um só

rafa,

Na revolução

0 comentários: