Âncora da alma
“Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta; a qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu”.
Hebreus 6:18, 19
A âncora é um símbolo de firmeza! Com ela, uma grande embarcação pode manter-se na posição desejada, mesmo flutuando sobre uma superfície tão instável, como o mar. Sua forma de cruz, bem como sua fixação às rochas em terrenos profundos, a torna emblema de fé e esperança para a vida cristã.
Como se pode perceber no texto de Hebreus, onde o autor traduz a âncora como um signo de segurança e firmeza para a alma dos que se refugiam nas promessas de Deus.
A âncora da alma deve penetrar os lugares profundos da intimidade do Pai - o interior do véu. Lugar reservado para um sacerdócio real, cujo caminho, aberto pelo sacrifício de Jesus, é de novidade e vida.
Tudo muito simbólico, verdade, mas quando isso se traduz em vida, torna-se tão real ao ponto de gerar esperança, consolação e refúgio diante da vida muitas vezes instável e insegura. Esta é a convicção de se estar umbilicalmente conectados às profundezas do coração de Deus, a qual nos torna capazes de enfrentar até mesmo as mais severas tormentas.
Rafa - reparadores