Descriminalização da Maconha?


Vocês são a favor do consumo do alcool, ou pelo menos do direito de consumi-lo, mas são contra a descriminalização da maconha? Por quê?

Não sou o que poderia se chamar de “defensor” do consumo do álcool. Sei de seus efeitos maléficos para a saúde, sobretudo a saúde pública, quando se tratando do abuso da bebida.

Respeito o direito de cada pessoa de decidir se vai beber ou não, se vai se embriagar ou não (o que sabemos que podem ser duas coisas diferentes, ou não).

Mas torno a repetir, o álcool, embora deixe as pessoas alegres, é um grande causador de tragédias de nossa sociedade, por causa de seu abuso.

Mas do ponto de vista legal, é lícito beber, se você respeitar determinados limites, como a questão de não dirigir sob efeito do álcool.

Agora, passando pra maconha e “baseado” neste mesmo pensamento, embora sabendo da existência conceitual do direito à liberdade de cada pessoa, acho que não deve deixar de ser crime.

Acho mais fácil manter o consumo da maconha enquandrado, do que tornar o uso do álcool em crime. Assim, quem sabe, as pessoas tomem consciência da gravidade que incorre na utilização da maconha que, segundo minha experiência pessoal é uma erva aparentemente inofensiva, mas que serve como uma iniciação a um mundo da drogadicção (não para todos, mas para muitos).

Me lembro que aos 15 anos de idade, fui preso fumando maconha. Quando vi a escrivã me acusando de crime contra a saúde pública, me senti ofendido por achar que tinha o direito fazer o que queria com meu corpo e que a saúde era minha e não pública.

Passados alguns anos do fato, cheguei a uma conclusão com a Bíblia, que me mostrou a Lei servindo como um aio, um tutor para que a humanidade chegasse até a Graça.

A Graça é a plenitude dos tempos, a maturidade mística da humanidade. A Lei, por sua vez, teve sua participação nos ajudando a reconhecer nossos limites e diferenciar o bem do mal, o certo do errado.

Usando dessa analogia, penso que até que a sociedade de um modo geral tenha educação para controlar-se no uso da maconha, não deveria ser liberada para usar. Ou seja, infelizmente acho que a sociedade não é madura para lidar com drogas, nem com álcool... infelizmente!

Agora, se vier a ser descriminalizado o consumo, quando vier, vamos nos adaptar a isso e assim como não bebo, pretendo não fumar, respeitando sempre os que acharem o contrário. Numa boa, defendendo o direito de liberdade dos cidadãos e informando a cada pessoa que a liberdade concedida por Deus vai além de poder beber um copo de cerveja ou fumar um baseado.

rafa

4 comentários:

Anônimo disse...

Para ti o alcool deveria ser proibido tambem?

Rafael Reparador disse...

Os efeitos nocivos do álcool para a sociedade são fatos insofismáveis. Já se tentou aplicar a Lei Seca em diversos lugares e como qualquer medida proibitiva, tem prós e contras, mas sempre se encontra uma maneira de burlar a Lei pelos "Mercados Negros", como no caso das drogas.

Esse é um assunto que não pode ser discutido em opinião unilateral, outros setores da sociedade devem ser consultados.

Só acho irracional transformar estradas e as vias públicas em matadouros por causa do abuso do álcool, destruir lares por causa da violência originada em famílias assoladas pelo drama do alccolismo... enfim...

O que quis dizer nesse texto é que obedecer a Lei nos ajuda a evoluir e reconhecer nossos limites... isto é, amadurecer.

É um assunto que parece dar voltas, né...

Jônatha Bittencourt disse...

Muito interessante a abordagem, não foi "fundamentalista", pelo contrário, deu voz àqueles que pensam contrariamente.

Tenho colegas e amigos que estão envolvidos com o uso de maconha, mas sem aquele vínculo vicioso. No entanto, percebe-se que aquilo, muitas vezes, serve como se fosse um motor para a sua "felicidade".

Independentemente das leis aplicadas a qualquer artifício (bebidas alcoólicas e drogas), sendo positivas ou não, a liberdade de usá-las não substituirá em impacto, duração e realidade a liberdade que há em Cristo Jesus.

Glória a Deus por Seu amor real!

Unknown disse...

É, realmente não há liberdade maior do que aquela concedida por DEUS... eu é que sei! Fui escravo da maconha 25 anos, hoje 6 anos limpo dessas porcarias que o mundo inventa, vejo o quanto não tem valor as coisas daqui de baixo.
Na real tem sim, mas não maior e melhor daquelas que nos esperam depois com Jesus.
A Palavra de DEUS diz que não herdarão o Reino dos Céus, quem anda em bebedices, isso quer dizer não só os bebuns, mas os viciados em qualquer porcaria... que são armas usadas pelo inimigo (isso é muito sério), para nos desviar do caminho.
A Repressão é grande, mas a Resistência é persistente!
Isso é também uma guerra que não tem fim, somente quando ele chegar.
Na verdade a escolha, assim como a Salvação é individual, só existem dois caminhos, ou viver com DEUS, ou....... você sabe!