Descriminalização da Maconha?
Vocês são a favor do consumo do alcool, ou pelo menos do direito de consumi-lo, mas são contra a descriminalização da maconha? Por quê?
Não sou o que poderia se chamar de “defensor” do consumo do álcool. Sei de seus efeitos maléficos para a saúde, sobretudo a saúde pública, quando se tratando do abuso da bebida.
Respeito o direito de cada pessoa de decidir se vai beber ou não, se vai se embriagar ou não (o que sabemos que podem ser duas coisas diferentes, ou não).
Mas torno a repetir, o álcool, embora deixe as pessoas alegres, é um grande causador de tragédias de nossa sociedade, por causa de seu abuso.
Mas do ponto de vista legal, é lícito beber, se você respeitar determinados limites, como a questão de não dirigir sob efeito do álcool.
Agora, passando pra maconha e “baseado” neste mesmo pensamento, embora sabendo da existência conceitual do direito à liberdade de cada pessoa, acho que não deve deixar de ser crime.
Acho mais fácil manter o consumo da maconha enquandrado, do que tornar o uso do álcool em crime. Assim, quem sabe, as pessoas tomem consciência da gravidade que incorre na utilização da maconha que, segundo minha experiência pessoal é uma erva aparentemente inofensiva, mas que serve como uma iniciação a um mundo da drogadicção (não para todos, mas para muitos).
Me lembro que aos 15 anos de idade, fui preso fumando maconha. Quando vi a escrivã me acusando de crime contra a saúde pública, me senti ofendido por achar que tinha o direito fazer o que queria com meu corpo e que a saúde era minha e não pública.
Passados alguns anos do fato, cheguei a uma conclusão com a Bíblia, que me mostrou a Lei servindo como um aio, um tutor para que a humanidade chegasse até a Graça.
A Graça é a plenitude dos tempos, a maturidade mística da humanidade. A Lei, por sua vez, teve sua participação nos ajudando a reconhecer nossos limites e diferenciar o bem do mal, o certo do errado.
Usando dessa analogia, penso que até que a sociedade de um modo geral tenha educação para controlar-se no uso da maconha, não deveria ser liberada para usar. Ou seja, infelizmente acho que a sociedade não é madura para lidar com drogas, nem com álcool... infelizmente!
Agora, se vier a ser descriminalizado o consumo, quando vier, vamos nos adaptar a isso e assim como não bebo, pretendo não fumar, respeitando sempre os que acharem o contrário. Numa boa, defendendo o direito de liberdade dos cidadãos e informando a cada pessoa que a liberdade concedida por Deus vai além de poder beber um copo de cerveja ou fumar um baseado.
rafa