A prioridade do Servo


Sabemos que gramaticalmente servo é o mesmo que escravo, ainda que a palavra não tenha mais, nos dias atuais, essa mesma conotação, tal como foi usada mais de cem vezes no Novo Testamente da Bíblia.

O que é um escravo, senão alguém que tem seu corpo, sua força de trabalho, suas vontades completamente à serviço de seu dono, seu Senhor?

Na Bíblia, Paulo, Pedro, Judas, Epafras, Tiago, João se auto denominam escravos de Deus e de Cristo.

Profeticamente, Jesus Cristo foi chamado Servo de Deus, pois executaria cabalmente o projeto do Pai, veja: “Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si”. Isaías 53:11

Cristo padeceu nesta terra a fim de realizar o projeto idealizado por Deus e assim, Ele torna-se o padrão de servo, de um homem rendido e entregue plenamente à vontade de seu Senhor, o Deus Pai. É com Ele que aprendemos a vivenciar em nossas existências terrenais a plenitude do serviço, ou seja, da escravidão ao Plano de Deus.

Vejamos três quesitos fundamentais que estavam na vida de Jesus, o Servo de Deus, para que possamos avaliar nosso serviço a Deus.

1) O alimento do servo - “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra”. João 4:34

Os discípulos voltavam de uma ida ao mercado e perguntam pra Jesus se Ele não gostaria de comer algo e Ele responde com essa frase acima.

Fazer a vontade de Deus é renunciar a sua própria e realizar sua Obra é deixar de trabalhar para si mesmo.

Enquanto muitos de nós estamos tão preocupados com nosso bem estar, com aquilo que vamos comer, beber, vestir, a qualidade da casa em que estamos morando, o número de polegadas de nossa TV de Led, o Servo de Deus está ligado à sua vontade.

Este é Jesus com sua carne completamente rendida diante do projeto do Pai!

Não existe nEle sequer uma preocupação sobre o que vai ter para o almoço ou para a janta. Tudo o que importa é que Ele está servindo ao propósito de Deus, levando seu Evangelho, reconciliando pessoas, curando, libertando, enfim, manifestando ao mundo o Reino que anuncia com suas palavras.

2) A oração do servo - Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”. Mateus 6:10

Se o alimento responde ao corpo, a oração responde ao espírito. Um espírito rendido e quebrantado através de uma oração de completa rendição, é o espírito de alguém que aprendeu a dobrar-se perante a vontade de seu Senhor.

Existem sempre dois espíritos pairando ao redor do Homem, militando pelo controle de seu interior. Eles o espírito que atende as suas vontades e desejos, ou seja, os ídolos, e o Espírito de Deus.

Muitas religiões provam seu caráter falso com suas doutrinas voltadas para a satisfação das vontades humanas. Quando alguém procura um ídolos ou guia, sempre o faz para resolver seus problemas. Quando se busca a Deus, o faz para entregar sua vida e submeter-se à Sua vontade.

Veja que grande diferença! Os profetas diziam: “decidam se é Baal ou se é Yaweh”. O Espírito do Servo está submetido ao senhorio de Deus.

3) A Cruz do servo - “Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua”. Lucas 22:42

Neste mundo egoísta em que estamos metidos, nenhuma pessoa em sã consciência tem prazer em renunciar seus próprios desejos. A grande marca da propaganda dos dias atuais está justamente na venda da possibilidade de realizarmos todos os nossos sonhos pessoais.

Podemos viajar, comprar, gastar, viver experiências, usufruir, desfrutar... isto é uma vida voltada para o prazer da alma humana, a materialização mais profunda do que se pode chamar de hedonismo.

Mas um servo, uma escravo, submete sua alma e dobra-se diante da vontade de seu Senhor. Jesus disse: “eu não gostaria de passar por isso, mas se essa é a sua vontade, então, que ela seja feita.

Note que nestes três pontos de servidão, Jesus submete seu corpo, seu espírito e sua alma ao completo domínio da vontade de Deus. Óbvio, Ele é um escravo! E você, o que você é diante de Deus?

Você está servindo ao seu Senhor, ou está procurando se servir do Senhor?

rafa,

na Casa Firme!

2 comentários:

Anônimo disse...

Pr.Rafael, esses dias fomos em umma casa chamada "casa de oração", encontramos um pastor bem gordo (1),oração quase que inexistente (2)e a palavra voltada para os SEUS interesses (3).

Triste,não?

Rafael Reparador disse...

Meu Deus, não vão até a nossa igreja, pois verão um gordo careca pregando lá... no caso, eu!!
Além de ter pouca telha, meu telhado ainda é de vidro...
Mas seguimos em busca da maturidade e da excelência, trilhando o caminho da humildade e do quebrantamento.

Abraço!!