Brother, qual é o lance do oleo da unção? pq tem gente q deposita tanta fé nesse oleo ? ja ouvi dizer que Pastores dão "banho nas pessoas", fieis "lavam a casa", até parece que tem mais fé no oleo do que no próprio Jesus, pra mim só é mais um azeite...

No Antigo Testamento, o óleo tinha funções simbólicas e litúrgicas, servindo como aromatizantes, como fluído das lâmpadas do templo ( e de qualquer casa tb) etc. (como no A.T. o óleo era um elemento ritual, não vou tentar trazer sua representação pra nossa compreensão nos dias atuais).
Em contraste, nos tempos do Novo Testamento, suas aplicações iam desde estéticas, como perfume, higiene, até como uma espécie de medicamento, como podemos observar em alguns exemplos abaixo:

1) Estética e higiene
"Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto". Mt. 6:17
Entendo que neste caso, havia uma aplicação estética, pra não deixar transparecer que estava abatido. Seria como se hoje disséssemos: "quando vc for jejuar, tome um banho, fique perfumado, se vista bem (não fica pagando uma de pano de saco pra todo mundo ver que vc jejua!).

2) Medicamento
"E expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam". Mc 6:13
Aqui, notemos primeiramente que não se usa óleo pra expulsar demônios. Os enfermos eram ungidos, pois o óleo servia como espécie de elemento terapêutico dentro da cultura rabínica judaica, como se pode confirmar no texto de Tiago, abaixo:
"Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor". Tg. 5:14

Na verdade, é no versículo seguinte, o 15, que estabelece a origem do milagre "e a oração da fé salvará o doente..." e não o óleo em si.

Não vejo nesses textos um caráter de sacramento para a unção com óleo, apesar da mesma ser aceita como símbolo do espírito santo, do poder, sobretudo nas igrejas que pregam e vivem sob a influência da teologia dos sinais e maravilhas, que utilizam o óleo como elemento de poder.

Vejo que o único elemento de poder é o que está estabelecido na fé nas palavras deixadas por Jesus, que em momento algum estabeleceu a utilização do óleo como sacramento ou regra.

Trazer representações das unções com óleos diversos, mirras e dos azeites vegetais, que eram ritualizadas no A.T. pros dias atuais, para ungir casas, pessoas, selar locais de reunião, me parece misticismo sem uma forte base bíblia neotestamentária.

Mas é só o que eu acho, posso estar errado!

Abração, fio!!

rafa

Pergunta que a gente responde

0 comentários: