Identidade da carne e do espírito


“Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor”.

Romanos 1:3-4

Todos são formados por registros genéticos e históricos na alma. Temos informações interiores que influenciam diretamente nos rumos que tomamos em nossas vidas. É o perfil da personalidade que une o temperamento herdado do pai, algum trejeito da mãe, o caráter que se dá nos primeiros passos da criação, os conceitos, histórias de vida, traumas, recordações...

Nossa psique é como uma grande construção de lego, que segue encaixando uma peça na outra, e na outra, e na outra, até que se tenha uma figura de quem somos.

Uma peça que está lá em baixo, não pode ser simplesmente retirada, está presa, ajustada. Retirar peças do caráter de alguém ou vasculhar seu temperamento é lidar com construções solidificadas pela ação do tempo e da experiência de cada pessoa.

Não é tarefa simples e requer muita paciência! Obra pras forças conjuntas de psicanalistas e psicólogos.

O texto acima diz que Jesus, segundo a carne, era da descendência de Davi, ou seja, uma pessoa como outra qualquer, com todos os atributos almáticos supracitados. Contudo, foi declarado Filho de Deus, com poder, pelo Espírito de santificação.

Tudo mudou! A história foi dividida e a partir desse momento houve a clara fusão das pessoas. Assim como o átomo, que se tinha por indivisível, como o seu próprio nome, de origem grega sugere: a = não e tomo = divisão.

Em Jesus, eram duas pessoas habitando num corpo, um espiritual e um humano normal. Mas Ele não o único a viver assim, Paulo afirmou que já não era ele quem vivia, mas Cristo vivia através de seu corpo. E não para por aí, nós somos convidados e orientados pelo Apóstolo a viver dessa mesma maneira, como nos textos a seguir:

“Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo?”

I Coríntios 6:15

“mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça”.

Romanos 6:13

“apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”.

Romanos 12:1

“assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação”.

Romanos 6:19

Podemos, agora, viver de uma maneira diferente, no espírito. Está escrito que “se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. II Coríntios 5:17

A história que nos influenciava, já não influencia mais, os decretos, julgamentos, conceitos, as dívidas, os traumas que nos eram contrários já não podem mais dominar nossas ações. Estamos em uma nova dimensão da existência, somos seres espirituais com acesso pleno ao projeto eterno.

Embora existam momentos de dificuldades, fraquezas, dúvidas, nos tornamos livres e leves para desenvolver uma vida dentro da ótica da eternidade.

Assim foi com Jesus, descendente de Davi, feito Filho de Deus com o poder do Espírito, assim foi com Paulo, fariseu de Tarso, perseguidor dos justos que adotou uma nova identidade espiritual e assim é com cada homem e mulher que recebe Jesus em sua vida.

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”.

João 1:12-13

Rafa

0 comentários: