Luz verdadeira


‎"Que aquele que anda no escuro, que não tem luz alguma,
confie no nome do Senhor e dependa de seu Deus.
Mas agora, todos vocês que acendem fogo e fornecem a si mesmos tochas acesas,
vão, andem na luz de seus fogos e das tochas que vocês acenderam.
Isso é o que receberão da minha mão: vocês deitarão atormentados".
Isaías 50:10b-11

Já dizia minha mãe: “em terra de cego, quem tem um olho só é rei!” Nas coisas espirituais essa máxima tem um valor ainda maior. De fato, a visão “conceitual” é o sentido que mais destaca uma pessoa socialmente.
Seu símbolo é a águia, que voa mais alto e enxerga mais longe sua presa. Na Bíblia, profetas eram também chamados de videntes, aliás, o termo “profeta” pressupõe alguém que vê além, vê mais e antes dos outros.
Uma pessoa com visão, é alguém privilegiado, sobre o qual se colocam esperanças, expectativas e diante de um tempo em que muitos vivem nas mais densas sombras de uma morte “ativa”, tais como zumbis, qualquer pessoa que apareça com uma tocha na mão, parece ser o salvador.
É o que vemos todos os dias, com o brotar torrencial de profetas, apóstolos e pastores no místico e fértil solo brasileiro. Os guias de cegos, carregando uma mensagem particular, afirmando saber pra onde estão indo, apontando um caminho de bênção, alegria e deleites terrenos, acenderam para si mesmos tochas espirituais que nada iluminam, que nada mostram, que nada revelam, tão somente, atraem os outros a si.
É como a lâmpada na rua escura e deserta, que a ninguém ilumina, mas atrai centenas de insetos para a morte.
Ouça Isaías nos advertindo, milhares de anos atrás, dizendo: “todos vocês que fornecem a si mesmos tochas acesas, vão, andem na luz das tochas que vocês acenderam”, mas saibam que vão se dar mal no final disso tudo.
O chamado de Deus para cada crente é que ande íntima e diretamente com Ele. Muitos têm passado suas vidas inteiras perseguindo outras pessoas - erroneamente chamadas de ungidas. Gastam dinheiro, sonhos e muita energia em viagens, retiros e conferências que iluminam apenas parcialmente (normalmente só até atrair e dar o golpe, como já revelou o Bp. Macedo em um de seus vídeos vazados na internet).
Quero confessar algo: eu ando no escuro, não sei pra onde vou, não conheço o futuro, não tenho poderes de mudar a história... eu sou um Zé Mané que acredita na Palavra, que tinha uma vida ridícula, mergulhada em trevas e que um dia viu a Luz. A outra Luz, que o mesmo Isaías, em outra oportunidade, mostrou, dizendo: “O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz”.
Essa é a Luz verdadeira, não é uma tocha nas mãos de um homem com intenções e caráter duvidosos. É ela que brilha sobre nossos rostos e ilumina nossas mentes, a verdadeira Luz que dissipa as trevas espirituais e nos conduz pelo Caminho Vivo e Novo da Verdade e da Salvação. Caminho traçado por Cristo e trilhado somente pelos que têm ouvidos e olhos abertos para o Santo, pois o imundo não passará por ele.

“Que aquele que anda no escuro, que não tem luz alguma,
confie no nome do Senhor e dependa de seu Deus”.

rafa,
na Luz de Jesus

1 comentários:

Cátia Netto disse...

Muito Bom, Pr Rafa! Crítica boa sem "pisar em ovos" Sempre nos levando a reflexão!