No mundo dos negócios



No que tange ao mundo dos negócios, vivemos num tempo bastante complexo e às vezes obscuro! Acontecimentos ocorridos do outro lado do Planeta podem influenciar dramaticamente nossa economia local e a velocidade com que processamos as informações determinam muito de nossa capacidade de gerir as empresas.
São as marcas mais profundas de uma nova era, chamada “da Informação”, ou simplesmente, pós-modernidade. 
Além desses fatores naturais, ainda temos que lutar com os lobismos institucionais, os concorrentes desleais e predadores, além das diversas formas de especulação, que tornam nossa subsistência no mercado um grande desafio.
Todas essas coisas formam um meio ambiente hostil e de difícil mobilidade, minado por relações um tanto armadas, constituídas por um espírito belicoso. 
É uma verdadeira zona de guerra!
Portanto, adaptar-se a esse cenário, sem abrir mão de nossas linhas de personalidade, bem como nossas bases morais e ser maleáveis ao ponto de nos moldar às possibilidades ocasionais são as armas mais fortes nas mãos de um guerreiro forjado para uma trajetória vencedora.
Assimilar novos conceitos e aperfeiçoar nossa capacidade no decurso da existência, conseguindo administrar as relações políticas, sociais, administrativas e mercadológicas e, ainda assim, triunfar, é para poucos. 
Por isto, estejamos com ânimo renovado com base em nossos princípios, missão e visão a fim de que alcancemos o objetivo. 

Dois versículos bíblicos para reflexão:

“depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá”. – I Pedro 5:10

“necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa”. – Hebreus 10:36

Alguns pontos a ser frisados: 

1) Deus quer que façamos sua vontade, que é andarmos em seu temor, cumprir com seus mandamentos de amor a Ele e aos outros; 

2) Andando na linha certa, de forma honrada, com humildade, sinceridade e caráter firme, padeceremos dificuldades, pois, neste mundo, a grande maioria das pessoas não possui compromisso com a ética e a moral de Deus, pelo contrário, andam de acordo com seu deus, que é o dinheiro e o lucro desonesto. Portanto, estejamos aptos a padecer pelo correto (com paciência);

3) Após os tempos de prova, alcançaremos o aperfeiçoamento (maturidade na vida e nos negócios), a confirmação (sucesso e reconhecimento como pessoas e profissionais), fortalecimento (solidez e estabilidade), que são a promessa de Deus para os que o amam, o seguem e servem aos seus propósitos na terra.

Rafael Cardoso

Comunicando





É comum na comunicação das idéias ocorrer o efeito “telefone sem fio”, que se dá quando uma frase é passada de uma pessoa pra outra com algum prejuízo ou acréscimo.
É como se diz: "quem conta, aumenta um ponto!", provérbio que traduz bem essa prática - ou vício - de cada vez que uma história é contada por alguém, acaba sendo modificada. 
Interessante é que alguns desses provérbios, termos, frases feitas, axiomas, chame como quiser, vão sedimentando conceitos que muitas vezes estão equivocados. Vemos isto acontece em diversos ramos da comunicação. 
Lembro-me de um texto, em Hebreus, que diz assim: "E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada". Hebreus 13:16.

No caso, o escritor não estava falando sobre o campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana, mas sim da liberalidade em compartilhar algo com os que precisam.
Acredito que devemos estar sempre em constante processo de aprendizado na interpretação do que lemos, ouvimos e aprendemos em todas as formas de expressão. Acredito também que devemos nos tornar humildes para simplesmente assumir: "eu não entendia tal coisa corretamente, mas o tempo me mostrou que eu estava errado". 
Vejo muito pouco disso hoje em dia, seja na religião, seja na vida comum e secular. Portanto, nos esforcemos em abrir a mente e o coração para novas formas de ver a vida e interpretar os conceitos, estando sempre dispostos a aprender e evoluir. 

Abaixo algumas frases curiosas que com o tempo passaram a ser interpretadas da maneira incorreta:

“Cuspido e escarrado” - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. (nojento). O correto é: ‘Esculpido em Carrara’. (Carrara é um tipo de mármore).

“Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão”. Enquanto o correto é: “Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão”.  

“Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho carpinteiro”. Correto: “Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro”.

“Cor de burro quando foge”. O correto é: “Corro de burro quando foge!”

“Quem tem boca vai a Roma”. O correto é: “Quem tem boca vaia Roma”. (do verbo vaiar).

“Quem não tem cão, caça com gato”. O correto é: “Quem não tem cão, caça como gato…” (ou seja, sozinho!)’

Abraço, 
Rafael Cardoso

Amor de amigo



Várias vezes me disseram: "vc é um cara bacana, mas essas pessoas com quem anda lhe desabonam". 
Sempre respondia dizendo: "mas são meus amigos, o que vc acha que eu deveria fazer com eles, simplesmente abandoná-los, porque queimam meu filme?" 
Por fim, sempre escolhi pelos amigos, quando forçado a decidir entre eles ou qualquer outra coisa - ainda que fosse minha religião.
Não me importa se são ricos, pobres, bonitos, feios, punks, se tomam banho ou não, se bebem, fumam ou se drogam. Se são pastores, doutores, leigos... nem mesmo se são da mesma confissão religiosa que eu. 
Eu decidi estar de braços abertos aos meus amigos, sempre, sem distingui-los, pois foi assim que Jesus fez comigo - me amou e morreu por mim quando eu ainda era pecador. Só que eu ainda não mudei... 
Se continuo pecador, tenho esperança de que Ele continue me amando.

rafael cardoso

Mundo em frases


"Eu vejo o mundo em frases e canções. Quando choro, 
lamento poesia; sorrindo, canto à felicidade; indignado disparo refrães; apaixonado, amo em versos".

Rafael Cardoso

Élan




“O salário do artista é o olho que brilha; o coração que arde; o sorriso que abre; a lágrima que corre; a risada que vem, que domina e toma conta.
É o abraço apertado e o carinho sem pudor; é o beijo no rosto e o toque do bem que irradia alegria e reconhecimento.
O menear da cabeça que se rende ao talento, que se entrega, se joga e se move parado.
Quando o espírito excede e transcende do corpo e divaga, viaja e assume o élan é mais leve que o ar, sobe alto e sem freio, se rendendo infinito na fração de um instante. Logo passa e se perde, volta a si e recompõe. 
A gravidade é uma lei que se cumpre em alguém que desconectou toda arte e peixão de seu coração”.

rafael cardoso

Consciência na hora do voto!



No fundo, no fundo, poucos se importam se o pobre vai comer, se o filho dependente químico voltará pra sua mãe na manhã seguinte ou se o sem teto vai ter onde dormir na próxima noite. Tudo o que todos querem é que chegue a sua vez! 
Não há quem se importe sinceramente com o próximo ou com a causa do injustiçado, só há os que julguem ter melhores idéias do que o outro.
Baseado em sua própria cultura, história, predileções partidárias e ideológicas, cada pessoa e grupo trabalha para ter a oportunidade de exibir e por em prática suas idéias. 
Poucos estão realmente comprometidos em fazer algo, colocando vida em nos ideais. Normalmente, nesta época em que muitos lutam para conquistar seu direito de colocarem-se em uma posição executiva e legislativa, as idéias são trazidas á tona como se fossem plataformas de salvação e mudanças. 
Muitos dos que estão agora falando, bradando o que farão já estiveram representados nas mesmas posições que ora pleiteiam em outras oportunidades e pouco fizeram. 
Realizar é uma tarefa muito mais complexa do que falar, ideologizar, debater...
A Bíblia diz que Deus chama a existência o que não é. O Homem não tem essa capacidade. O Homem pode transformar as coisas que já existem, moldando-as a partir de novas possibilidades e perspectivas. Sim, o Homem pode dar novas formas ao mundo, tenho esperança nisto! No entanto, sem antes sofrer suas próprias mudanças, internamente, nada pode ser feito. 
Nosso grande e mais grave problema atualmente se chama corrupção. A corrupção é um câncer, uma doença sem cura, um apodrecimento que não se reverte, a não ser por um milagre, ou seja, uma intervenção de força maior que venha mudar o imutável, curando o incurável, chamando a existência o que não existe. 
Minha conclusão, aparentemente cética e desesperançada, é que não se pode mudar sem antes ser mudado. 
Pra você que vai sair pra votar amanhã, peço que observe uma coisa antes de exercer seu ato de cidadania: veja se a vida desse candidato condiz com o teor de suas propostas. 
Se chegar a conclusão de que todos são falsificados, então, proteste anulando seu voto ou votando em branco. Ao contrário do que dizem, não há diferença alguma entre as duas modalidades de voto e ambas são legítimas, pois demonstram a rejeição do eleitor pelas opções apresentadas. 

rafael cardoso   
 

Origem das frases - O PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER



Em 1647, em Nimes, na França, na universidade local, o doutor Vicent de Paul D`Argent fez o primeiro transplante de córnea em um aldeão de nome Angel. Foi um sucesso da medicina da época, menos pra Angel, que assim que passou a enxergar ficou horrorizado com o mundo que via. Disse que o mundo que ele imaginava era muito melhor. Pediu ao cirurgião que arrancasse seus olhos. O caso foi acabar no tribunal de Paris e no Vaticano. Angel ganhou a causa e entrou pra história como o cego que não quis ver.