Falam que se tatuar não pode porque é o Templo do Esp Santo, mas também o outro lado diz que Deus olha pro coração, eaí , qual o certo ?

Pensar que Deus habita fisicamente nesta carne é uma viagem infantil, uma ilusão fantástica.
Deus é Espírito, disse Jesus e o que o servem e adoram, o fazem em espírito e em verdade.
Isso remete a lugares interiores, nas mais profundas entranhas humanas, onde está o espírito, ou seja, numa dimensão metafísica.
Não é um simples logradouro, com CEP.

A tatuagem está numa dimensão física, numa carne que assim como esta terra, segundo a profecia, será renovada. Diz que receberemos um novo corpo glorificado e também que serão feitos novo céu e nova terra.

Tudo o que está aqui, fica aqui! Somos pó e por causa do pecado, voltaremos ao pó, contudo, nossos espíritos, receberão uma nova "roupa", que talvez tenha até uma tatuagem, pois o próprio Jesus, em seu corpo glorificado tem uma tatuagem na coxa.

Rei dos reis e Senhor dos senhores!!!

Rafa...

Pergunta que a gente responde

A glória dos apóstolos modernos!


O lance dos títulos no plano de carreira na escalada do sucesso na liderança eclesiástica tem sido um assunto muito discutido na atualidade da Igreja Evangélica.

Parece até que existe uma concorrência interministerial acontecendo, pra ver quem será o próximo ungido a apóstolo, bispo e agora também, ao recém-criado título de patriarca.

Ninguém me tira da cabeça que tudo isso não passa de vaidade humana, mas posso estar errado. Aliás, acho que estou errando muito ultimamente, pois quanto mais posiciono minhas observações com relação a esse tipo de coisa, mais pobre eu fico, enquanto eles mais ricos ficam.

Devo estar fazendo alguma coisa muito errada, mas, como eu sofro do Trastorno Maníaco Compulsivo Polemista, vou insistir observando e publicando meu ponto de vista, pois minha consciência não quer me deixar em paz.

Então, vou pras entrelinhas da Bíblia e encontro lá nos primeiros 3 capítulos da segunda Carta aos Coríntios algumas preciosidades enterradas sobre esse assunto. Vou compartilhar com vocês!

#

Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus”.

II Conríntios 1:21

Vocês já tiveram a oportunidade de ver um culto de consagração a apostolado? É impressionante observar como os membros das igrejas locais sentem-se emocionados e honrados com a promoção de seu líder.

É como se ele subisse um degrau na escalada da pirâmide do sucesso. Pior que é exatamente isso!

Muito estranho perceber como o título de seu líder motiva a congregação. Os faz sentir-se importantes dentro da sociedade evangélica. Podem bater no peito e dizer com confiança e orgulho: “temos o nosso apóstolo”.

Deve ser algo semelhante ao que o torcedor colorado sentiu com a conquista do título mundial, após amargar duas décadas de inferioridade perante os arquirrivais gremistas.

Agora somos importantes!

Acho que foi o que motivou o povo de Israel a pedir um rei humano. No final das contas, tudo o que se quer é sair da dependência da fé, deixar de ter que acreditar em coisas intangíveis, promessas do Pai, traduzindo: sair da dependência de Deus!

Quem é quer nos confirma e quem é que nos ungiu, questiona o apóstolo Paulo no texto acima?

#

Porventura começamos outra vez a louvar-nos a nós mesmos? Ou necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós, ou de recomendação de vós?”

II Conríntios 3:1

Ter um título e arrotá-lo às pessoas é o mesmo que dar um carteiraço, não?

Fico imaginando eu, Rafael, apóstolo. Ao ligar para alguém importante e ser atendido por sua secretária brado: “diga que é o apóstolo Rafa!”

Importante, hein! Na minha cabeça soa meio ridículo e me ferve o estômago só de pensar.

Segundo o apóstolo Paulo, esses caras estão louvando a si mesmos e estão recorrendo a títulos alcançados para se sentirem melhor recomendados.

#

E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório”.

II Coríntios 3:13

Na boa, concluo dizendo que esse lance de deter um título, seja ele qual for, é uma máscara, algo como um véu que colocamos diante de nossos rostos para impressionar as pessoas. Tem gente que cai no “espírito” só de chegar perto de um apóstolo.

Este mundo evangélico está se tornando uma selva cada vez mais estranha, onde os líderes, tais como gorilas, tentam se tornar os machos dominantes do grupo pelo grito, pela força. E cada um exibe a força que tem e se não tem, coloca uma máscara de espiritualidade, faz uns 'salamaques', brada uns 'surionderrás', exibindo tiques nervosos e ornamentos com aparência de mover sobrenatural, a fim de impressionar o bando que lidera.

Os tais, conforme o apóstolo Paulo - apóstolo de fato - fazem questão de superexpor seu título para que as pessoas não olhem firmemente para seu rosto natural. Inibem qualquer tipo de crítica ou observação racional, declarando rebeldia a qualquer que ouse contestar a possibilidade dele ser alguém comum como qualquer um de nós, cuja glória é circunstancialmente oferecida pela Graça, ou seja, imerecida.

Aos amigos apóstolos de função, ou seja, os missionários, plantadores de igrejas que deram suas vidas como adubo para iniciar obras nos confinas da terra, os quais foram e ainda são maltratados por serem pequenos, por não ter títulos, por não ter carros importados, nem aviões, nem morar em Miami: a estes sim, o reconhecimento pessoal de seu apostolado, que os colocou não como príncipes dentre a sociedade dos homens, mas como os últimos dentro de um mundinho vaidoso que criamos no cenário popstar da Eclesia.


rafa,

na revolução

A revelação da Bíblia


A Bíblia é mais que um livro! Ela é um portal que viabiliza as profundezas da sabedoria de Deus à humanidade.

Quando se medita nas Escrituras, é possível garimpar tesouros ocultos aos olhos desatentos da superficialidade.

É nela que estão encerrados todos os segredos para a compreensão humana, seja coletiva ou individualmente, seja para a história, ou para o presente, ou ainda para o futuro. Não há nada que esteja vedado à sua abrangência, pois ela contém a totalidade da alma humana e a revelação da pessoa e da ação de Deus dentre os homens, a partir de uma perspectiva profética.

A Bíblia, portanto, é uma biblioteca escrita no sobrenatural e, como tal, deve ser meditada, discernida e “ouvida” com o espírito. Para sua compreensão, é fundamental que todo raciocínio humano seja levado cativo à obediência do Cristo, pois Ele encarnou a Palavra, incorporando a mentalidade divina.

Ele é a chave da interpretação, a interface que decodifica os sinais mais misteriosos, trazendo aplicabilidade atualizada, adentrando na modernidade, visto que é o mesmo ontem, hoje e no amanhã, ainda será.

Através dessa lente espiritual, as letras acusadoras que, pelo legalismo se tornam mortais, ganham caráter vivificante e passam a ter sentido usual dentro de qualquer perspectiva histórica, geográfica, cultural e social.

Não há background que não suporte a revelação de Deus em Cristo!

Ele é viável e flexível para adentrar em qualquer sociedade, pois resume toda a Lei em uma só: amar a Deus e ao próximo.

Nestes tempos em que se preocupa muito com a ideia da paganização dos costumes, em virtude de adereços e ornamentações estéticas que alguns dentro da Igreja têm utilizado, uma onda de incompreensão e discriminação toma conta do pensamento cristão, contaminando-o.

Ora, toda religião que não cumpre com o mandamento do amor, é que é de fato pagã e precisa ser revista.

Se temos nutrido entre nós desrespeito pelas pessoas por não as entendermos, ou pior, ódio assassino contra aqueles com quem não concordamos, é porque estamos andando numa espiritualidade religiosa não bíblica, fora da revelação de Cristo.

Sabe qual a diferença entre os filhos de Deus e os filhos do diabo?

O amor!

rafa,

na revolução

A Igreja é você - pedras vivas!


Você é a Igreja!!

Você pode ser impedido por pessoas de agir dentro de um grupo, por causa de suas regras, mas não pode se esconder do Deus que lhe chamou e deu uma missão a cumprir!!

Não pare diante das pressões humanas. Deus de fato nos capacita para realizarmos sua vontade, pois para cada visão, há também uma pro-visão e, se a visão é de Deus, a provisão tb é.

Creia, lute, faça, acredite, tenha esperança, não desista, insista...

E se não há um lugar onde se sinta útil, se estiver em Porto Alegre, te convidaria a dar uma boa volta pela Cidade Baixa ou pelo Bonfim em qualquer noite da semana, ou pelo Gasômetro num domingo de tarde.

Lá, as pessoas estão ávidas pra conhecer o Deus que te salvou.
Enquanto isso, deixamos nossos irmãos brigando por seus cargos e títulos, galgando seus degraus no plano de carreira da instituição eclesial.

Eu larguei dessa vaidade aí, há tempos!!

rafa,
na revolução

Em espírito e em verdade


Acho que ultimamente tenho adquirido entendimento sobre o significado real de adorar em espírito e em verdade.

Esse termo sempre pareceu tão holístico pra mim, tão misterioso e emblemático. Parecia sempre como um mandamento inscrito numa pedra antiga, mas que não havia a menor aplicabilidade prática em minha vida.

De um tempo pra cá, contudo, as coisas têm feito um grande sentido pra mim.

Percebi que adorar em espírito e em verdade significa andar em intimidade com Deus, através de Cristo e, como o próprio Senhor revela no texto de João 4, isto se dá independentemente de estarmos no Templo, no lugar santo, ou em uma ocasião especialmente determinada.

Separando os termos, a adoração é em espírito porque tudo se dá na intimidade da pessoa, dentro de sua jornada, no interior de cada ser humano renovado em Deus, o qual anda segundo sua orientação.

É em verdade, porque ali dentro, nunca poderão haver máscaras e sabemos que tudo está claro aos olhos do Pai.

Não importa se temos aparência de adoração, se tocamos o som extravagante, ou se manifestamos as expressões exteriores que poderiam pressupor uma espiritualidade. Ali naquela dimensão, só o que serve é a sinceridade.

Já ouvimos dizer que se existem verdadeiros adoradores, é porque devem haver também os falsos. Revelando os termos reais desse tipo de relação com Deus em Cristo, posso arriscar que são muito poucos os que possuem essa marca em suas vidas.

Temo por mim mesmo e por toda minha geração de adoradores, tão afeiçoada ao exterior do copo, tão intimamente ligada ao visual, à imagem, às marcas e modelos.

rafa,

na revolução.

Será que nos dias atuais, com tantos escândalos, podemos continuar afirmando: "É melhor uma igreja do que um bar?"

Buscando uma ótica em um caráter mais primitivo da Igreja, entendo que Ela está em qualquer lugar onde esteja reunido o Corpo. Jesus afirmou no Evangelho de João: "ali onde eu estou, estará também o meu servo e o que me serve, o Pai o honrará".

Em outro lugar também disse: “Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai ... mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade”.

Sendo assim, penso que a localidade almejada pelo Senhor para ser invocado e se relacionar com os homens na Terra passou a ser o coração das pessoas.

Escândalos ocorrem por causa da visão institucional que adquirimos e que acabou por substituir a igreja viva e orgânica, que nasce nos corações das pessoas pela Luz do Evangelho.

Ou seja, estamos olhando criticamente pra uma pessoa jurídica, que não é a pessoa verdadeira que Jesus comprou para si, não há promessa, nem chamado para esse Frankenstein. Enquanto isso, deveríamos olhar pra pessoa da Igreja, a Assembléia dos Santos, a Organização Viva do Corpo de Cristo, com uma visão espiritual, discernindo o Corpo.

Mas o Evangelho ainda traz esperança, enquanto a igreja institucional tem gerado muita decepção aos corações... Sendo assim, continuo acreditando que há um projeto divino em meio a tudo isso, a Luz no fim desse túnel negro.


rafa,

na revolução

Pedido de Oração!!


Olá, amigos!

Quero compartilhar com vocês a situação que vive um colega de obra cristã no Undeground.

O nome dele é Ricardo e ele mora com sua família em Santa Catarina.

Ricardo tem 4 filhos, de 2, 4, 8 e 15 anos e sua esposa, a Lane, tem 33 anos, e está com câncer em um estágio muito avançado. Cada dia mais magra, tem lutado com muita fé para se manter viva, cuidar de sua família e permanecer na terra para cumprir seu chamado ao lado de seu esposo.

Peço a todos que orem junto conosco!!

Abraço,

rafael,

reparadores de brechas

Porto Alegre / RS

Noite escura da alma


Na noite escura, no subconsciente, estão escondidos nossos lados mais apavorantes.
Talvez essa nossa face do mundo bizarro nunca deixe de fazer parte de nossa humanidade.
Somos assim, pecadores, temos fraquezas na carne e fortalezas na alma!

Resta-nos, como filhos da Luz, guerrear contra as trevas que de forma resistente militam em nossos membros e mentes. Sabendo, contudo, que no final de tudo isso, na virada da dispensação, quando enxergarmos os céus se abrindo e a Luz do Senhor resplandecendo sobre nossas vidas, receberemos uma nova habitação para os nossos espíritos, que será pura, sem manchas, sem vícios e sem ter do que nos envergonhar.

Espero anciosamente por esse dia, mas vivo esta vida na carne por fé, sabendo que no meu espírito, Jesus é quem vive.

rafa,
na revolução!

Pangéia


Nesta noite eu quero olhar pro mar e ver as lembranças de tempos atrás

Pois recordar é assistir a vida do camarote do tempo que já foi.


E como as ondas vêm e golpeiam as areias formando novas paisagens

O passado vem e molda em minha face uma nova expressão.


As guerras de outros dias dividiram nosso ser único em várias porções

Mas, pelas águas, remete fragmentos que remontam velhos tempos.


E os meus olhos miram sempre em você!


Por muitas eras vi calado você indo embora, se afastando.

E algumas vezes perguntava se um dia ainda a encontraria.


Eu mal sabia que o projeto era o de dar a volta ao mundo,

E te rever do outro lado, de um novo jeito te tocar.


rafa, na revolução!

Trans-forma-da-mente


Transforma o meu pouco em suficiente,

Meu momento egoísta em compaixão permanente.


Que eu construa meu futuro, vivendo bem o meu presente,

Perdoe os erros do passado e, assim, não fique doente.


Que eu veja a todos indistintamente,

Seja pobre ou seja rico, que me sejam todos “gente”.


Transforma, transforma minha mente!

Transforma minhas cinzas em semente,

E minhas trevas densas em um facho reluzente.


No raciocínio ainda pouco experiente,

Que não seja tolo de julgar injustamente.


Recaindo no erro recorrente,

Do que aponta o seu dedo impunemente.


Vou buscar a relevância cegamente,

Resistir a mediocridade, incansavelmente.


Peço a Deus que transforme a minha mente,

Que me ajude a andar de maneira condizente,

Ao chamado que me deu tão graciosamente.


Rafa, revolucionaria-mente!!!

Transfora

Transforma o meu pouco em suficiente,

Meu momento egoísta em compaixão permanente.

Que eu construa meu futuro, vivendo bem o meu presente,

Perdoe os erros do passado e, assim, não fique doente.

Que eu veja a todos indistintamente,

Seja pobre ou seja rico, que me sejam todos “gente”.

Transforma, transforma minha mente!

Transforma minhas cinzas em semente,

E minhas trevas densas em um facho reluzente.

No raciocínio ainda pouco experiente,

Que não seja tolo de julgar injustamente.

Recaindo no erro recorrente,

Do que aponta o seu dedo impunemente.

Vou buscar a relevância cegamente,

Resistir a mediocridade, incansavelmente.

Peço a Deus que transforme a minha mente,

Que me ajude a andar de maneira condizente,

Ao chamado que me deu tão graciosamente.


Rafa, revolucionaria-mente!!!

Deixe o meu povo ir...


Interpretar a vida e suas nuances à luz das Escrituras requer da mente e, sobretudo, do coração um constante processo de evolução.

Achar que meros versículos, sem o envolvimento em amor, em consideração e compaixão, podem trazer doutrinas exatas para a prática da vida cristã é uma atitude que limita dramaticamente a revelação da Pessoa de Deus.

Não consigo entrar no debate puramente teológico sem que o fim sejam as pessoas, assim como acredito que todas as coisas que Deus fez, visava essas mesmas pessoas.

Tirá-las de Ur, do Egito e da Babilônia e requerer delas um padrão de vida regrado através de leis práticas, num tempo específico, tinha como objetivo, mantê-las a salvo das práticas daquelas nações pagãs.

Mas isto serviu a um tempo e a uma dispensação diferentes da nossa atual, inaugurada em Jesus e amplamente divulgada pelo Apóstolo dos Gentios, Paulo.

Não devemos jogar fora a Palavra, mas necessitamos urgentemente nos adequar ao padrão espiritual e bíblico contemporâneo, para que não nos tornemos irrelevantes diante de nossa geração.

Uma mensagem que aponta as práticas de nossa geração secular como pagãs, soa como preconceituosa e fria.

O mundo que se perde não precisa de regras para se adequar a bíblia histórica, mas precisa de braços abertos e corações dispostos ao amor sem fronteiras e sem discriminações descontextualizadas, as quais subtraem descaradamente o amor.

Se queremos ser de fato bíblicos, devemos ser como Jesus: amar o mundo, dar a vida pelas pessoas, aceitar os pecadores para que venham como estão, sem exigir que troquem de roupa, tirem seus adereços, ou mudem seus gostos musicais.

Moisés falou para Faraó: "deixe o meu povo ir para me adorar no deserto". Vamos permitir que os escravos sejam livres e que possam ir rumo ao deserto para oferecer sua adoração a Ele. A igreja não pode se comportar como Faraó que tentava condicionar a forma e o local para que o povo hebreu o adorasse.

Deixemos que eles venham como estão!

rafa,

na revolução.

Novo perfil no FB


Olá, amigos do Facebook. O perfil do Ministério Reparadores de Brechas foi desativado por exigência do próprio site. Para me adequar às regras d]esta rede e continuar mantendo contato com vocês, criei um novo perfil com o nome Rafael Reparadores Cardoso. Se você quiser continuar meu amigo por aqui, me adicione, ok.

Deus os abençoe profundamente!!

#

Hello, Facebook friends. The profile of the Ministry Reparadores de Brechas has been disabled by the requirement of the site. To adapt to the rules of this network and keep in touch with you, I created a new profile with the name Rafael Reparadores Cardoso. If you want to continue my friend here, add me, ok.

God bless you deeply!

#

Hola, amigos de Facebook. El perfil del Ministério Reparadores de Brechas há sido desactivado por el requisito del sitio. Para mí adaptarse a las normas d esta red y mantenerse em contato con usted, he creado un nuevo perfil com el nombre de Rafael Reparadores Cardoso. Si desea continuar mi amigo, agregarme, ok.

Dios te bendiga profundamente!

o que você pensa sobre alargador? é errado ou não por?

A Bíblia diz que Deus não vê como o homem vê, mas que Ele vê o interior de cada pessoa.

Acho que as aparências enganam nosso juízo sobre a santidade do corpo. A santidade parte do coração, da mente, ou seja, do interior de alguém.

Colocar um alargador é pra mim tal como colocar um boné, usar cabelo comprido, ou um tênis diferente, é só uma questão estética e não diz nada acerca do interior do indivíduo.

Acho que não é errado, nem certo, é somente estético e cada um se olha no espelho e se veste como acha mais bonito.

Podemos dizer que é vaidade, que é bizarro, ou até uma manifestação de protesto pessoal, mas quem pode dizer se é certo ou errado é somente Aquele que vê o coração.

rafa

Pergunta que a gente responde

Seminário Santidade